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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: O idoso em longas-metragens de animação: representações e efeitos de sentido
metadata.dc.creator: Galvão, Flávia Motta de Paula
metadata.dc.contributor.advisor1: Agustini, Carmen Lucia Hernandes
metadata.dc.contributor.referee1: Hashiguti, Simone Tiemi
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Telma Domingues da
metadata.dc.description.resumo: A partir do quadro teórico da Análise de Discurso Francesa, mais especificamente, dos estudos de Michel Pêcheux (1969; 1975; 1983), analisamos e problematizamos as possibilidades de representações de idoso em dois longas-metragens, a saber: As Bicicletas de Belleville (2002) e Up Altas Aventuras (2008). A Análise de Discurso, como campo teórico e metodológico, possibilita ao pesquisador construir uma visão articulada do objeto investigado em relação com os aspectos socioculturais, políticos e econômicos. Nessa pesquisa, propomo-nos a realizar uma análise discursiva que permitisse compreender e explicitar as relações de sentidos predominantes na constituição das representações de idoso nos longas-metragens, o que configurou, para nosso trabalho, a produção de uma análise sobre uma questão social específica calcada no estudo da linguagem. Frente aos aspectos ideológicos, econômicos e culturais que estão entrelaçados à questão dos filmes, nosso objetivo foi analisar as possíveis representações de idoso nos dois longas, buscando compreender como a representação de idoso se configura nos dois filmes. Nesse sentido, buscamos analisar de que modo a velhice é significada no filme e os efeitos de sentido que dela podem circular socialmente, na produção de efeitos-leitores. Além disso, durante o desenvolvimento de nossa pesquisa, trabalhamos com a análise de filme, objeto simbólico que significa culturamente. Ao trabalharmos com uma base de natureza simbólica não necessariamente verbal, referimo-nos a uma base significante, cujo componente pertence a um determinado sistema simbólico (verbal ou não-verbal), o qual faz sentido ao se inscrever na ordem da história, portanto, um componente cujo sentido não pode ser determinado a priori. Dessa forma, um determinado fato ou evento pode ser discursivizado de diferentes maneiras e por distintas formas de linguagem. Em ambos filmes, parece-nos que a velhice é significada de modo a produzir certo movimento nas representações de idoso, alçando-a ao inusitado, ao cômico. Esse é o aspecto que permite ao idoso ocupar o lugar de personagem protagonista e herói. O alçamento ao cômico funciona porque subjaz a ele um estereótipo de idoso cujo aspecto marcante é a fragilidade e a debilidade de sua potencialidade física, o que pode promover o riso.
Abstract: Based on the theoretical framework of the French Discourse Analysis, more specifically, the studies of Michel Pêcheux (1969; 1975; 1983), we critically analyze and problematize the possibilities of representations of the elderly in two feature films, namely: The Triplets of Belleville (2002) and Up (2008). Discourse Analysis, as a theoretical and methodological field, allows the researcher to build an articulated view of the investigated object and its relationship with socio-cultural, political and economic aspects. In this research, we propose to conduct a discursive analysis enabling to understand and explain the predominant sense relations in the constitution of the representations of elderly in the feature films, which determined, for our work, the production of an analysis about a specific social issue grounded in the study of language. Faced with the ideological, economic, and cultural aspects that are interlaced with the issue of the movies, our goal was to analyze the possible representations of the elderly in both feature films, trying to understand how the representation of elderly is configured in the two movies. In this respect, we seek to analyze how old age is signified in the films and the effects of sense that can circulate socially from it, in the production of reader-effects. Furthermore, during the development of our research, we worked with film analysis, symbolic object that signifies culturally. By working with a foundation of symbolic nature not necessarily verbal, we refer to a significant base, whose component belongs to a certain symbolic system (verbal or nonverbal), which makes sense when it enrolls in the order of history, therefore, a component whose sense cannot be determined a priori. Thus, a particular fact or event can be discursivized in different ways and by different forms of language. In both films, it seems that old age is signified in order to produce a certain movement in representations of elderly, elevating it to the unusual, the comic. This is the aspect that allows the elderly to take the place of main character and hero. This lifting to the comic works because it underlies a stereotype of elderly whose striking aspect is the fragility and weakness of his/her physical capability, which can promote laughter. The elderly is also, in a sense, the index of a critic directed to the value that, apparently, Americans have of old age.
Keywords: Discurso
Representações
Idosos
Velhice
Sentidos
Discourse
Representations
Elderly
Old Age
Senses
Análise do discurso
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Linguística Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Citation: GALVÃO, Flávia Motta de Paula. O idoso em longas-metragens de animação: representações e efeitos de sentido. 2014. 124 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15458
Issue Date: 17-Feb-2014
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

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