Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15455
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlves Filho, Sebastião Carlúcio
dc.date.accessioned2016-06-22T18:42:30Z-
dc.date.available2014-06-11
dc.date.available2016-06-22T18:42:30Z-
dc.date.issued2013-12-11
dc.identifier.citationALVES FILHO, Sebastião Carlúcio. Reflexões acerca da influência exercida pela (não) avaliação do PNLD sobre as atividades de leitura dos materiais didáticos de Língua Portuguesa. 2013. 101 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15455-
dc.description.abstractNot very often does one hear the need to encourage reading and how this practice yields benefits to any citizen. With some frequency, also, we discuss the difficulty that students, whether from private schools or public schools, have to read written texts. Taking into account the fact that, in most cases, these students are in touch with reading almost exclusively through the learning materials they work with in the classroom, I aim, through this paper, at making an investigation on the influence exerted by the (non) evaluation of the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2012) on Portuguese textbooks (LDP) distributed free to public schools and on the teaching materials used by students from private schools. That is because I believe that both the PNLD evaluation, in the case of LDP, as the lack of evaluation in the case of textbooks of private schools, influence on the content presented to students by these materials. In order to carry out this research, that it is a study case, since it takes a corpus analysis of a specific object representative of a reality, I adopt the methodological assumptions of Applied Linguistics (AL). So, categories of analysis were prepared which referentials that supported its creation are the concepts of language, reading and evaluation. In order to this, I used as theoretical framework the words of Rojo (2004, 2006 and 2009), Kleiman (1993), Silva (2009) and Solé (1998), among others who treat reading as well as Freire (1996), Luckesi (2002) and Hadji (2001) who treat the evaluation and finally Perfeito (2007), Oliveira (2008) Bakhtins (1952-53 and 1929), regarding the language. At the end of this study, it was possible to notice that the PNLD/2012 ends up not effectively exerting influence on the content presented in the Portuguese learning materials. Nor on the evaluated LDP, either, on the textbooks that do not pass by the evaluation of the Federal Government. The materials evaluated had only the minimum reading activities that include the items that propose the evaluation and are restricted to propagate a kind of teaching reading coined in the concept of language that sees it as an expression of thought, in the conception of reading that sees this practice as just a process of decoding and conception of evaluation that works as a simple way to diagnose students\' / readers difficulties.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectMaterial didáticopor
dc.subjectEvaluationeng
dc.subjectTeaching materialeng
dc.subjectReadingeng
dc.titleReflexões acerca da influência exercida pela (não) avaliação do PNLD sobre as atividades de leitura dos materiais didáticos de Língua Portuguesapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Felice, Maria Inês Vasconcelos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771644A5por
dc.contributor.referee1Souza, Valeska Virgínia Soares
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4755509A1por
dc.contributor.referee2Silva, Sílvio Ribeiro da
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770278Y0por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4486181A2por
dc.description.degreenameMestre em Estudos Linguísticospor
dc.description.resumoNão muito raro ouve-se falar da necessidade de se estimular a leitura e de como esta prática rende benefícios a qualquer cidadão. Com certa frequência, também, discute-se sobre a dificuldade que os alunos, seja das escolas da rede privada ou das escolas da rede pública, têm para ler textos escritos. Levando em consideração o fato de que, em grande parte das vezes, estes alunos mantêm contato com a leitura quase que exclusivamente por meio dos materiais didáticos com os quais trabalham em sala de aula, tive como objetivo, por meio deste trabalho, fazer uma investigação sobre a influência exercida pela (não) avaliação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2012) sobre os livros didáticos de português (LDP) distribuídos gratuitamente às escolas da rede pública de ensino e sobre os materiais didáticos utilizados pelos alunos das escolas da rede privada. Isso porque considero que tanto a avaliação do PNLD, no caso dos LDP, quanto a não avaliação, no caso dos materiais didáticos das escolas da rede privada, exercem influência sobre o conteúdo apresentado aos alunos por estes materiais. Para a execução desta pesquisa, que se trata de um estudo de caso, uma vez que toma como corpus de análise um objeto específico representativo de uma realidade, adoto os pressupostos metodológicos da Linguística Aplicada (LA). Assim, foram criadas categorias de análise cujos referenciais teóricos que subsidiaram sua criação são as concepções de linguagem, leitura e avaliação. Para isso, utilizei como fundamentação teórica as palavras de Rojo (2004, 2006 e 2009), Kleiman (1993), Silva (2009) e Solé (1998), dentre outros que tratam de leitura, bem como as de Freire (1996), Luckesi (2002) e Hadji (2001), que tratam de avaliação e, por fim, Perfeito (2007), Oliveira (2008) e Bakhtin (1952-53 e 1929), no que diz respeito à linguagem. Ao final deste trabalho, foi possível perceber que o PNLD/2012 acaba por não exercer de forma efetiva influência sobre o conteúdo apresentado pelos materiais didáticos de língua portuguesa. Nem sobre os LDP avaliados, tampouco, sobre as apostilas que não passam pela avaliação do Governo Federal. Os materiais avaliados apresentam apenas o mínimo de atividades de leitura que contemplem ao que propõem as rubricas de avaliação e restringem-se a propagar um tipo de ensino de leitura cunhado na concepção de linguagem que a encara como uma expressão do pensamento, na concepção de leitura que encara esta prática como apenas um processo de decodificação e na concepção de avaliação que vê esta prática como uma simples forma de diagnosticar as dificuldades dos alunos/leitores.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Linguísticospor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.publisher.departmentLinguística Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81765483-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ReflexoesInfluenciaExercida.pdf4.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.