Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15437
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Araújo, Nélio Martins | |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:42:28Z | - |
dc.date.available | 2006-09-28 | |
dc.date.available | 2016-06-22T18:42:28Z | - |
dc.date.issued | 2006-08-28 | |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Nélio Martins. A relação entre teoria e prática e a formação do professor de língua estrangeira (inglês) : processos identitários. 2006. 152 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15437 | - |
dc.description.abstract | This dissertation aims at analyzing, discursively, open reports of English teachers with or without academic training in the field of teaching and learning foreign languages at private language schools. We have tried to identify how teachers conceive the role of theory as well as their theoretical and practical training in their pedagogical performance. Theoretically, this research was carried out by following the concepts of the French School of Discourse Analysis. The study assumed the hypothesis under which there are differences among teachers who have had academic training and those who have not, although these have been trained through different kinds of contacts with theory. Thus, utterances of English teachers were analyzed and we were able to realize, on the on hand, the presence of an imaginary of absence and ignorance of theory in the reports of those without academic training and an imaginary of presence and validation of those with academic training. It was also identified that theories from Applied Linguistics crossed the discourse of teachers about theory and practice, which was explained by the very fact that Applied Linguistics is present in the curriculum of teacher training courses at the university. Results have shown that the relation between theory and practice tends to be dichotomic. It privileges theory in detriment to practice. After the data analysis, we verified that the relation between theory and practice should be seen under a view of relay among them and not as a view of totalization. Admitting that the teachers pass through moments of identification in their constitution process as teachers, and these moments will join to other identification moments that occur in their pedagogic performance spaces, we have verified that the tensions are established and, by this, they mark the teachers identity constitutions. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Análise do discurso | por |
dc.subject | Teoria e prática | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Língua estrangeira | por |
dc.subject | Lingüística aplicada | por |
dc.subject | Discourse analysis | eng |
dc.subject | Theory and practice | eng |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.subject | Foreign language | eng |
dc.subject | Applied linguistics | eng |
dc.title | A relação entre teoria e prática e a formação do professor de língua estrangeira (inglês) : processos identitários | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Bertoldo, Ernesto Sérgio | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727397A0 | por |
dc.contributor.referee1 | Passos, Deusa Maria de Souza-pinheiro | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727379T4 | por |
dc.contributor.referee2 | Santos, João Bôsco Cabral dos | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794565Y9 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753630A2 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Lingüística | por |
dc.description.resumo | Este estudo pretendeu analisar, discursivamente, depoimentos abertos de professores de Língua Estrangeira (inglês) que possuem, ou não, formação acadêmica na área de ensino e aprendizagem de línguas e que atuam em institutos de idiomas. Buscou-se identificar qual é a visão que esses professores têm sobre o papel da teoria e de suas formações teórico-práticas em suas atuações educacionais. Circunscrevendo nosso trabalho à Análise do Discurso de linha francesa, assumimos a hipótese de que há diferenças entre as atitudes pedagógicas dos professores de LE que possuem uma formação acadêmica em Letras e daqueles que não a possuem, mas que foram formados segundo outras formas de contato com teorias. Assim, considerando que nenhum tipo de professor pode ser considerado como ateórico, analisamos recortes discursivos dos depoimentos coletados de três professores graduados e de três professores não-graduados em Letras, atuantes em institutos de idiomas. A partir da análise dos dados, verificamos a constituição de um imaginário de ausência e desconhecimento de teoria, conforme a análise feita nos depoimentos dos professores não-graduados em Letras; também certificamos outro imaginário de presença, de posse e valorização da teoria, de acordo com os depoimentos dos professores graduados em Letras. Verificamos também a presença de um atravessamento discursivo da Lingüística Aplicada nos dizeres de professores graduados, motivado pelo espalhamento de vertentes dessa área em cursos de formação de professores de LE. Após análise e discussão dos dados obtidos, pudemos compreender que a relação entre teoria e prática a partir dos dizeres aqui analisados tende a ser uma relação dicotômica que privilegia a prática em detrimento da teoria. Nossos direcionamentos após a análise dos dados dão conta de que a relação entre teoria e prática deve ser vista sob uma ótica de revezamento entre elas e não de totalizações. Admitindo que os sujeitos-professores passam por momentos identificatórios vários em suas formações, marcando-os de uma ou de outra forma, e que esses momentos vão se juntar a outras identificações ocorridas em seus espaços de atuação pedagógica, pudemos verificar também que os embates e tensões se instauram e, com isso, marcam as constituições identitárias dos sujeitos-professores. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | por |
dc.publisher.department | Linguística Letras e Artes | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.orcid.putcode | 81765614 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NMAraujoDISSPRT.pdf | 935.52 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.