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dc.creatorCosta, Fernando Lima-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:42:28Z-
dc.date.available2013-05-09-
dc.date.available2016-06-22T18:42:28Z-
dc.date.issued2012-12-03-
dc.identifier.citationCOSTA, Fernando Lima. Um sujeito Shakespeariano Shylock em O Mercador de Veneza. 2012. 146 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.381por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15433-
dc.description.abstractThis research, entitled A shakespearean subject Shylock in Shakespeare s The Merchant of Venice aims at investigating subject constitution process in shakespearean dramatic action. Theoretical reflection is inscribed in Michel Pêcheux s Discourse Analysis studies, dialoguing with Literary Discourse from Dominique Maingueneau s framework and some bakhtinean notions. Corpus will be constituted by Shylock s sayings in the analyzed play. In Dramatic Action, Shylock, as a subjective instance, is inscribed in several discursive formations, what makes his constitution takes a diversity of discursive places in the dramatic action as an enunciative event. Such position takings are inserted in intra and interdiscursive clues, where subjective processes take place. Analysis will be taken considering macro and micro perspectives. In the first one, production conditions will be explicited. In the second, regularities from subjective condition will be punctuated, considering correlational matrixes. Thus, it was realized subjective constitution is constructed by discursive crossings, producing singular senses which emerge from subject position takings in dramatic action.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSubjetividade na literaturapor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectDiscurso literáriopor
dc.subjectSentidopor
dc.subjectSujeitopor
dc.subjectProcesso de subjetivaçãopor
dc.subjectDiscourse analysiseng
dc.subjectLiterary discourseeng
dc.subjectSenseeng
dc.subjectSubjecteng
dc.subjectSubjective processeseng
dc.titleUm sujeito Shakespeariano Shylock em O Mercador de Venezapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Santos, João Bôsco Cabral dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794565Y9por
dc.contributor.referee1Guilherme, Maria de Fátima Fonseca-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767501H2por
dc.contributor.referee2Dias, Dylia Lysardo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787422Y6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4246701A5por
dc.description.degreenameMestre em Estudos Linguísticospor
dc.description.resumoEsta pesquisa, intitulada Um sujeito shakespeariano Shylock em O Mercador de Veneza tem por objetivo investigar o processo de constituição sujeitudinal no interior da ação dramática shakespeariana. A reflexão teórica, que se inscreve a partir dos estudos da Análise do Discurso de Michael Pêcheux em diálogo com o discurso literário de Dominique Maingueneau e com as noções preconizadas por Mikhail Bakhtin, é constituída por meio do exame do corpus constituído dos enunciados do personagem Shylock da obra literária shakespeariana O Mercador de Veneza. No interior da ação dramática o sujeito se inscreve em diferentes formações discursivas, que o colocam em diferentes lugares discursivos no interior do acontecimento. Dessa forma, o sujeito ao fazer uma tomada de posição no interior da ação dramática se circunscreve em uma dada formação discursiva. Essa tomada de posição faz com que ele se insira no fio interdiscursivo e intradiscursivo, em que temos o engendramento de seu processo de constituição enquanto sujeito no, pelo e do discurso. Esse processo, por sua vez, se dá a partir das práticas linguageiras instauradas no acontecimento enunciativo. Para a realização da pesquisa, desenvolvemos um estudo, em duas instâncias: uma macro-análise e uma micro-análise. Na primeira, explicitamos as condições de produção da materialidade linguística do acontecimento enunciativo instaurado na obra em análise. Na segunda, por sua vez, buscamos pontuar as regularidades que emergem do acontecimento, por meio dos dispositivos metodológicos matriciais e correlacionais. Nesse sentido, observamos que o processo de constituição sujeitudinal se dá por meio dos atravessamentos de discursos-outros (o discurso religioso, o discurso renascentista, o discurso político, o discurso econômico), subjacentes nos dizeres da instância sujeito em análise, assim como, por meio da instauração dos efeitos sentidurais que emergem a partir da tomada de posição dessa instância no interior da ação dramática. Assim sendo, observamos que a IESP se constitui enquanto sujeito discursivo no interior do universo shakespeariano pelo desejo de se inscrever no lugar do outro e pelo outro, assim sendo, notamos que a IESP assume uma posição sujeito por meio do olhar do outro sobre si e pelo olhar de si via o outro.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Linguísticospor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.publisher.departmentLinguística Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.381-
dc.orcid.putcode81765530-
dc.crossref.doibatchidd08e2949-21b4-4b91-b223-d09f1b847d90-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

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