Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15433
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Um sujeito Shakespeariano Shylock em O Mercador de Veneza
metadata.dc.creator: Costa, Fernando Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, João Bôsco Cabral dos
metadata.dc.contributor.referee1: Guilherme, Maria de Fátima Fonseca
metadata.dc.contributor.referee2: Dias, Dylia Lysardo
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa, intitulada Um sujeito shakespeariano Shylock em O Mercador de Veneza tem por objetivo investigar o processo de constituição sujeitudinal no interior da ação dramática shakespeariana. A reflexão teórica, que se inscreve a partir dos estudos da Análise do Discurso de Michael Pêcheux em diálogo com o discurso literário de Dominique Maingueneau e com as noções preconizadas por Mikhail Bakhtin, é constituída por meio do exame do corpus constituído dos enunciados do personagem Shylock da obra literária shakespeariana O Mercador de Veneza. No interior da ação dramática o sujeito se inscreve em diferentes formações discursivas, que o colocam em diferentes lugares discursivos no interior do acontecimento. Dessa forma, o sujeito ao fazer uma tomada de posição no interior da ação dramática se circunscreve em uma dada formação discursiva. Essa tomada de posição faz com que ele se insira no fio interdiscursivo e intradiscursivo, em que temos o engendramento de seu processo de constituição enquanto sujeito no, pelo e do discurso. Esse processo, por sua vez, se dá a partir das práticas linguageiras instauradas no acontecimento enunciativo. Para a realização da pesquisa, desenvolvemos um estudo, em duas instâncias: uma macro-análise e uma micro-análise. Na primeira, explicitamos as condições de produção da materialidade linguística do acontecimento enunciativo instaurado na obra em análise. Na segunda, por sua vez, buscamos pontuar as regularidades que emergem do acontecimento, por meio dos dispositivos metodológicos matriciais e correlacionais. Nesse sentido, observamos que o processo de constituição sujeitudinal se dá por meio dos atravessamentos de discursos-outros (o discurso religioso, o discurso renascentista, o discurso político, o discurso econômico), subjacentes nos dizeres da instância sujeito em análise, assim como, por meio da instauração dos efeitos sentidurais que emergem a partir da tomada de posição dessa instância no interior da ação dramática. Assim sendo, observamos que a IESP se constitui enquanto sujeito discursivo no interior do universo shakespeariano pelo desejo de se inscrever no lugar do outro e pelo outro, assim sendo, notamos que a IESP assume uma posição sujeito por meio do olhar do outro sobre si e pelo olhar de si via o outro.
Abstract: This research, entitled A shakespearean subject Shylock in Shakespeare s The Merchant of Venice aims at investigating subject constitution process in shakespearean dramatic action. Theoretical reflection is inscribed in Michel Pêcheux s Discourse Analysis studies, dialoguing with Literary Discourse from Dominique Maingueneau s framework and some bakhtinean notions. Corpus will be constituted by Shylock s sayings in the analyzed play. In Dramatic Action, Shylock, as a subjective instance, is inscribed in several discursive formations, what makes his constitution takes a diversity of discursive places in the dramatic action as an enunciative event. Such position takings are inserted in intra and interdiscursive clues, where subjective processes take place. Analysis will be taken considering macro and micro perspectives. In the first one, production conditions will be explicited. In the second, regularities from subjective condition will be punctuated, considering correlational matrixes. Thus, it was realized subjective constitution is constructed by discursive crossings, producing singular senses which emerge from subject position takings in dramatic action.
Keywords: Subjetividade na literatura
Análise do discurso
Discurso literário
Sentido
Sujeito
Processo de subjetivação
Discourse analysis
Literary discourse
Sense
Subject
Subjective processes
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Linguística Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Citation: COSTA, Fernando Lima. Um sujeito Shakespeariano Shylock em O Mercador de Veneza. 2012. 146 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15433
Issue Date: 3-Dec-2012
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FernandoLima.pdf1.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.