Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15426
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSoares, Fernanda Freitas
dc.date.accessioned2016-06-22T18:42:27Z-
dc.date.available2006-09-27
dc.date.available2016-06-22T18:42:27Z-
dc.date.issued2006-03-27
dc.identifier.citationSOARES, Fernanda Freitas. Do sagrado e do profano: uma abordagem dialógica do fenômeno irônico em Nélida Pinôn. 2006. 175 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15426-
dc.description.abstractThis research work is a product of my theoretical reflections on the role of irony as an intertextual, interdiscoursive resource, and as a mechanism productive of meaning in the discourse. In order to investigate the ironical phenomenon, I used as literary corpus the short story O Jardim das Oliveiras (The garden of olive trees), from the Brazilian author Nélida Piñon. This research is affiliated to a project of MA dissertation in Linguistics and Applied Linguistics, in the research line called Text and Discourse, which is based on the French line of Discourse Analysis (DA) and on the theoretical postulates of the Bakhtinian Circle of dialogical studies. I use these two bases as a support to distinguish irony as a confluence of voices as well as a specific form of interdiscourse. I also take it as a category of structural and argumentative character of discourse. In O Jardim das Oliveiras, the author makes use of irony as a tool for dessacralizing and subverting discourses. She explicitly criticizes the political discourse the dictatorship in Brazil, in the 1960-1969 decade of the 20th Century; and, implicitly, abusing of the deepest characteristic of irony, ambiguity, she subverts the values of the religious-sacred discourse. Thus, irony is used as a discourse-dessacralizing procedure. It is due to this aspect that irony mobilizes different voices in the text, which settle the polyphony.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectIroniapor
dc.subjectPolifoniapor
dc.subjectInterdiscursopor
dc.subjectHeterogeneidadepor
dc.subjectDiscourse analysiseng
dc.subjectIronyeng
dc.subjectPolyphonyeng
dc.subjectInterdiscourseeng
dc.subjectHeterogeneityeng
dc.subjectPinôn, Nélida, 1938- - O Jardim das Oliveiras - Crítica e interpretaçãopor
dc.titleDo sagrado e do profano: uma abordagem dialógica do fenômeno irônico em Nélida Pinônpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Araújo, Joana Luiza Muylaert de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787849P4por
dc.contributor.referee1Santos, João Bôsco Cabral dos
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794565Y9por
dc.contributor.referee2Santos, Regma Maria dos
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721709H2por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753664P8por
dc.description.degreenameMestre em Lingüísticapor
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa é fruto de minhas reflexões teóricas sobre o papel da ironia como recurso intertextual, interdiscursivo e como mecanismo produtor de sentido no discurso. Para a investigação do fenômeno irônico utilizei como corpus literário o conto O jardim das oliveiras, da autora brasileira Nélida Pinõn. Esta pesquisa associa-se a um projeto de dissertação do Mestrado em Lingüística e Lingüística Aplicada, dentro da linha de pesquisa intitulada Texto e Discurso, que embasa nas teorias da linha francesa de Análise do Discurso (AD) e nos postulados teóricos do Círculo bakhtiniano de estudos dialógicos. Amparo-me nestas duas bases para distinguir a ironia como confluência de vozes e como forma particular de interdiscurso. Ainda a tomo como categoria de caráter estutural e argumentativo do discurso. Em O jardim das oliveiras, a autora utiliza-se da ferramenta ironia para dessacralizar e subverter discursos. Explicitamente critica o discurso político ditadura no Brasil, na década de 60 do século XX e, implicitamente, abusando da maior característica da ironia, a ambigüidade, subverte os valores do discurso religioso - sagrado. Assim, a ironia é usada como procedimento dessacralizador de discursos. Deve-se a isso, o fato de a ironia mobilizar diferentes vozes no texto, as quais instauram a polifonia.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Linguísticospor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.publisher.departmentLinguística Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81765513-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FFSoaresDISSPRT.pdf759.94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.