Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15408
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPaula, Edetilde Mendes de
dc.date.accessioned2016-06-22T18:42:25Z-
dc.date.available2006-07-19
dc.date.available2016-06-22T18:42:25Z-
dc.date.issued2006-03-31
dc.identifier.citationPAULA, Edetilde Mendes de. Leitura elaborada: instrumento para a leitura em língua estrangeira?. 2006. 136 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15408-
dc.description.abstractThe main aim of this research is to make an analysis of the conception of reading implied in the German teacher s book of the Themen Aktuell s series, for German as a foreign language, particularly book number 1, in order to verify if the suggestions in this guide are pertinent to the texts and the recommended activities. Another aim is to analyze the type of information contained in this book. If we consider the importance of reading during the learning process of a foreign language, it becomes important to know not only the best conception of reading presented by this book, but also to analyze the explicit and implicit information in those texts specifically to develop the reading ability. This research does not have a direct interference on the observed object, because it has a documental basis and an interpretive character, seeking to analyze the concept of reading in this didactic book. This study is the result of some reflections on hypotheses elaborated by the researcher, in order to understand some questions, raised by her as a German teacher, related to reading and its conceptions. This way, this study s interpretations are marked for her subjectivity. The reflections on the raised hypotheses seem to demonstrate that the suggestions contained in the book Themen aktuell 1( teacher s manual) are insufficient for the development of the cognitives process and for the construction of meaning.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.formatapplication/zippor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConcepção de leiturapor
dc.subjectLíngua estrangeirapor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectLíngua alemãpor
dc.subjectConception of readingeng
dc.subjectForeign languageeng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectGermaneng
dc.subjectLingüística aplicadapor
dc.subjectLínguas - Estudo e ensinopor
dc.titleLeitura elaborada: instrumento para a leitura em língua estrangeira?por
dc.titleLeitura elaborada: instrumento para a leitura em língua estrangeira?por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Jesus, Osvaldo Freitas de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787932E9por
dc.contributor.referee1Bertoldo, Ernesto Sérgio
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727397A0por
dc.contributor.referee2Viana, Nelson
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723383Z6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753798P9por
dc.description.degreenameMestre em Lingüísticapor
dc.description.resumoO objetivo principal deste trabalho é fazer uma análise da concepção de leitura implícita no manual do professor, da série de livros didáticos de Língua Alemã, como Língua Estrangeira, Themen aktuell, em particular do livro 1, para verificar se as orientações sugeridas por esse manual são pertinentes ao tipo de texto e atividades de leitura propostas. Um outro objetivo é analisar o tipo de informação contida nesses textos destinados à leitura. Considerando a importância da leitura no processo de aprendizagem de uma Língua Estrangeira, torna-se relevante não só conhecer melhor a concepção de leitura subjacente nesse livro didático, como também analisar as informações explícitas e implícitas contidas nesses textos específicos para o desenvolvimento da habilidade de leitura. Nesta pesquisa, não há interferência direta sobre o objeto observado, por tratar-se de uma pesquisa com base documental, de caráter interpretativo, pois tem como objetivo analisar a concepção de leitura no referido livro didático. Este estudo é o resultado das reflexões sobre hipóteses tecidas pela pesquisadora em busca de entender alguns questionamentos levantados por ela, enquanto professora de Língua Alemã, em relação à leitura e suas concepções. Desse modo, o estudo apresenta interpretações marcadas pela subjetividade. As reflexões sobre as hipóteses levantadas apontam que as orientações contidas no manual do professor no livro Themen aktuell 1 são insuficientes tanto para a ocorrência de processamentos cognitivos quanto para a construção de significado.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Linguísticospor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.publisher.departmentLinguística Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81765539-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EMPaulaDISSPRT.pdf752.7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Apendice_1.pdf2.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Apendice_2.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Apendice_3.pdf1.74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Apendice_4.zip2.69 MBUnknownView/Open
Apendice_5.pdf1.71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.