Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15407
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: As tiras nos livros didáticos de língua portuguesa: uma proposta de leitura
metadata.dc.creator: Segate, Aline
metadata.dc.contributor.advisor1: Mesquita, Elisete Maria de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee1: Ottoni, Maria Aparecida Resende
metadata.dc.contributor.referee2: Teixeira, Madalena Teles Dias
metadata.dc.description.resumo: O principal objetivo do ensino de Língua Portuguesa é o desenvolvimento da competência discursiva dos alunos, isto é, o desenvolvimento da capacidade que o aluno deve ter para escolher o gênero adequado às diversas situações comunicativas. Por isso, Dolz e Schneuwly (2004) acreditam que os gêneros discursivos devem ser o princípio que sustenta o trabalho escolar, uma vez que essas entidades discursivas colaboram para o desenvolvimento da linguagem dos alunos e funcionam como objeto e instrumento de trabalho para os professores na sala de aula. Os Parâmetros curriculares Nacionais (PCN) também propõem a utilização dos gêneros discursivos como objeto de ensino para a prática de leitura/produção e sugerem os gêneros como fortes aliados ao processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa. Considerando esses pontos de vista, nesta pesquisa, objetivamos analisar o trabalho de leitura de tiras proposto por diferentes Coleções de Livros Didáticos de Língua Portuguesa (LDLP) do Ensino Médio, adotadas em instituições públicas Estaduais de Uberlândia. Escolhemos o gênero tira por acreditarmos que sua transposição para o ensino da Língua Portuguesa possa levar a um trabalho interdisciplinar, capaz de conduzir os alunos a uma formação mais crítica e cidadã. Entendemos, também, que os aspectos multimodais desse gênero discursivo podem contribuir muito para o processo de compreensão textual, uma vez que em uma situação comunicativa, os aspectos não verbais são tão importantes quanto a fala e a escrita. Para cumprirmos a meta estabelecida, analisamos um corpus de dezesseis tiras presentes nos LDLP selecionados. Apoiamo-nos teoricamente em Dionísio (2005), Kress e Van Leuwen (1996), Mendonça (2005), Ramos (2009), Vergueiro (2009), dentre outros autores que abordam o tema. Percebemos que apesar das tiras aparecerem com grande frequência nos LDLP, esses materiais didáticos ainda não consideram as especificidades do gênero tira, pois ignoram, principalmente, os aspectos não verbais do gênero, o que significa menosprezar toda a riqueza discursivoargumentativa desse gênero discursivo.
Abstract: The main objective of teaching Portuguese language is the students development of discursive competence, that is, developing in the students the ability to choose the appropriate genre in different communicative situations. Thus, Dolz and Schneuwly (2004) state the discursive genre must be principle which supports the work at schools, because these discursive entities collaborate for developing students language and also are dealt as object and resource tools by teachers in the classroom. PCNs (National Curriculum Parameters) propose the use of discursive genre as a teaching object for practicing reading/ writing as well as the genres may be considered great allied in the process of teaching and learning Portuguese. Therefore, from these points of view, this current research aims to analyze the teaching of reading by working with comic strips as proposal offered by several Portuguese language textbook collections (LDLP) by public state High schools in Uberlândia. The comic strip genre has been chosen because we believe that its transposition to the process of Portuguese teaching may lead to an interdisciplinary work which may be able to get students engaged in a critical formation towards to citizenship. We also believe the discursive genre s multimodal aspects may contribute for the textual comprehension, given the fact that in a communication situation the non-verbal aspects are as relevant as speech and writing. The research corpus consists of 16 comic strips from the selected LDPL. The research theory refers to Dionísio (2005), Kress e Van Leuwen (1996), Mendonça (2005), Ramos (2009), Vergueiro (2009), among other scholars who approach the theme. We have noticed that although the comic strips frequently appear in LPLP, the textbooks have not considered the genre peculiarities by mainly ignoring the comic strip non-verbal aspects which is the enriched discursive-argumentative aspect of the genre.
Keywords: Gênero
Ensino
Língua portuguesa
Tira
Multimodalidade
Genre
Teaching
Portuguese language
Comic strip
Multimodality
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Língua portuguesa (SEgundo grau) - Estudo e ensino
Prática de ensino
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Linguística Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Citation: SEGATE, Aline. As tiras nos livros didáticos de língua portuguesa: uma proposta de leitura. 2011. 154 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15407
Issue Date: 15-Jun-2011
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
d.pdf4.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.