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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Um estudo Q sobre a ansiedade na aprendizagem de língua inglesa
metadata.dc.creator: Thereza Júnior, Alcides Hermes
metadata.dc.contributor.advisor1: Cunha, Maria Carmem Khnychala
metadata.dc.contributor.referee1: Castro, Maria de Fátima Fonseca Guilherme de
metadata.dc.contributor.referee2: Conceição, Mariney Pereira
metadata.dc.description.resumo: Nosso estudo revela opiniões de um grupo de 44 alunos sobre ansiedade na aprendizagem de língua inglesa. Os participantes, com idade entre 18 e 55 anos, matriculados em turmas de nível básico, intermediário e avançado, expressaram seus pontos de vista a respeito da variável afetiva ansiedade por meio da distribuição de uma amostra com 57 assertivas, denominada amostra Q. Essa amostra faz parte da ferramenta de coleta de dados da metodologia Q de pesquisa, que é apropriada para se investigar a subjetividade humana. Esta abordagem é considerada quanti-qualitativa pelo fato de que um pacote estatístico organiza os dados para que o pesquisador realize a análise e interpretação destes. A técnica de distribuição Q permite que os participantes expressem seus pontos de vista sobre o tema pesquisado por meio da distribuição das assertivas que compõem a amostra Q. Para organização dos dados referentes à distribuição Q, utilizamos o programa PQMethod. A organização dos dados pelo programa nos mostrou a emergência de três grupos ou fatores. Os integrantes de cada grupo compartilham pontos de vistas e realizaram a distibuição das assertivas de modo semelhante. Ao analisarmos as assertivas mais importantes para cada fator, percebemos que estamos diante de alunos com elevado senso de grupo, o que ameniza o sentimento de ansiedade, The Goodfellas, com atitudes positivas e de aceitação do sentimento de ansiedade no processo de aprendizagem de LI, The easyriders, e que, em momentos ou situações específicas da aula, sentem-se ansiosos e desconfortáveis, The caring ones.
Abstract: Our study shows opinions of a group of 44 students upon anxiety in the English learning process. The age of participants varied from 18 to 55 years old and they were attending basic, intermediate and advanced lessons. The learners showed their views concerning the affective variable anxiety by rank ordering a 57-statement sample, Q-sample. The sample is part of a data-gathering tool used in Q-Methodology, which is appropriate to investigate human subjectivity. This research approach is considered both a quantitative and qualitative due to the fact that a statistical program computes the data so that the researcher can then analyze and make judgments about them. The Q-sorting allows participants to model their points of views upon the regarding theme being investigated by sorting the statements of the Q-sample. In order to factor analyze the data, we used the PQMethod package. The package data analysis indicated the emergence of 3 groups or factors. The participants in each group shared points of view and rank-ordered statements in similar ways. Once the most important statements for each group were analyzed, we came to the conclusion that some participants had a high sense of group, that alleviated the feeling of anxiety, The Goodfellas, had a positive attitude towards the feeling of anxiety in the language learning process, The Easyriders, and that in specific moments or classroom situations or activities feel uncomfortable and anxious, The caring ones.
Keywords: Língua inglesa - Estudo e ensino
Língua inglesa - Métodos de ensino
Aprendizagem
Língua inglesa
Ansiedade
Metodologia Q
Learning
English language
Anxiety
Q methodoly
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Linguística Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Citation: THEREZA JÚNIOR, Alcides Hermes. Um estudo Q sobre a ansiedade na aprendizagem de língua inglesa. 2011. 115 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15403
Issue Date: 7-Apr-2011
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

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