Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15400
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorKuhn, Lara Brenda Campos Teixeira
dc.date.accessioned2016-06-22T18:42:24Z-
dc.date.available2011-06-10
dc.date.available2016-06-22T18:42:24Z-
dc.date.issued2011-02-24
dc.identifier.citationKUHN, Lara Brenda Campos Teixeira. FrancoClic on-line: compreendendo o modelo pedagógico do curso Reflets-Brésil. 2011. 129 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15400-
dc.description.abstractMy aim in this work is to analyze the pedagogic model of the French language course Reflets- Bresil, developed by governmental site Francoclic, regarding the application of new technologies. This research assumes that there is a transposition of traditional teaching models and poor use of the resources offered by virtual environment. I have investigated how the underlying teaching and learning conceptions relates to each other; as well as how the relation between techniques and the teaching and learning conceptions is established. I founded my studies theorically, mainly, upon language conceptions. (SAUSSURE, 1999; CHOMSKY, 1976; VYGOTSKY, 1991; DIK, 1978; HALLIDAY,1994), language teaching and learning references (ALMEIDA FILHO,1993; HYMES,1971,1972,1991; RICHARDS; RODGERS, 1994) new technologies (WARSCHAUER; KERN, 2000; PAIVA,2001; BUZATO, 2001; KHAN; VEGA, 1997 among others) pedagogic models in Distant Education (BEHAR, 2005,2006, 2009).Some points relating to on-line evaluation (PRIMO, 2006; PALLOFF; PRATT, 2004), autonomy (PAIVA, 2006; DICKINSON, 1987) and learners and learning s styles (TAPSCOTT, 2010; PALLOFF; PRATT, 2004) also guided my investigation For my study I have adopted interpretativist paradigm, I put myself in the course learner role, doing the lessons proposed, and using diaries and analysis matrices ,elaborated by myself, in order to record my impressions and collect elements of the course pedagogic model. The main results reveal a pedagogic model grounded in structuralists language teaching and learning conceptions. A teaching based on behavior manipulation. The resources available are used to grab learners attention, and arouse their good willing to respond to stimulus, in other words, to develop the proposed activities. Ultimately, it is a pedagogic model centered on course, without interaction and space for developing collectively the communicative competence, which opposes the reference documents, idealized by governmental institutions of education, for the language teaching purposes. Results confirms, my initial hypothesis concerning the approach transposition of traditional teaching learning to virtual learning environment.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLínguas Estudo e ensinopor
dc.subjectLinguística aplicadapor
dc.subjectEnsino a distânciapor
dc.titleFrancoClic on-line: compreendendo o modelo pedagógico do curso Reflets-Brésilpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Moraes Filho, Waldenor Barros
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763101E6por
dc.contributor.referee1Felice, Maria Inês Vasconcelos
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771644A5por
dc.contributor.referee2Gomes, Luiz Fernando
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763495H4por
dc.description.degreenameMestre em Estudos Linguísticospor
dc.description.resumoMeu objetivo com este trabalho é analisar o modelo pedagógico do curso de Língua Francesa Reflets-Brésil, desenvolvido pelo site FrancoClic, tendo em vista a utilização das novas tecnologias como veículo para o ensino de línguas. Parti do pressuposto que no ensino de línguas on-line há uma transposição de modelos tradicionais de ensino e uma má exploração dos recursos disponibilizados pelo ambiente virtual. Investiguei como se relacionam as concepções de língua e ensino e aprendizagem subjacentes ao modelo pedagógico do curso; e como se estabelece a relação entre a estrutura técnica e as concepções de ensino e do curso. Fundamentei-me teoricamente, principalmente, em concepções de línguas (SAUSSURE, 1999; CHOMSKY, 1976; VYGOTSKY, 1991; DIK, 1978; HALLIDAY,1994), ensino e aprendizagem de línguas (ALMEIDA FILHO,1993; HYMES,1971,1972,1991; RICHARDS; RODGERS, 1994) novas tecnologias (WARSCHAUER; KERN, 2000; PAIVA,2001; BUZATO, 2001; KHAN; VEGA, 1997 entre outros) modelos pedagógicos em Educação a Distância (BEHAR, 2005,2006, 2009). Alguns apontamentos sobre avaliação on-line (PRIMO, 2006; PALLOFF; PRATT, 2004), autonomia (PAIVA, 2006; DICKINSON, 1987) e estilos de aprendizes e aprendizagem on-line (TAPSCOTT, 2010; PALLOFF; PRATT, 2004) também nortearam minha investigação. Adotei para a pesquisa o paradigma interpretativista, coloqueime no papel de aprendiz do curso, desenvolvendo as lições propostas utilizando diários de bordo e matrizes de análise, por mim elaborados, para anotações de minhas impressões e organização dos elementos do modelo pedagógico do curso. Os principais resultados obtidos, revelam um modelo pedagógico fundamentado em concepções estruturalistas de língua, ensino e aprendizagem. Um ensino fundamentado na manipulação de comportamento. Os recursos disponíveis no meio são utilizados para prender a atenção do aprendiz e despertar uma boa disposição para responder aos estímulos, ou seja, desenvolver as atividades propostas. Trata-se de um modelo pedagógico centrado no curso, sem interação e espaço para o desenvolvimento de competências comunicativas na coletividade, o que contraria documentos de referência para o ensino de línguas dos órgãos governamentais que o idealizaram. Resultados confirmaram minha hipótese inicial sobre a transposição de abordagens tradicionais de ensino de línguas para o ambiente virtual de aprendizagem.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Linguísticospor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.publisher.departmentLinguística Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81765466-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diss Lara.pdf8.02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.