Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15398
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVaz, Veanney Monod Emidio
dc.date.accessioned2016-06-22T18:42:24Z-
dc.date.available2011-06-10
dc.date.available2016-06-22T18:42:24Z-
dc.date.issued2011-02-24
dc.identifier.citationVAZ, Veanney Monod Emidio. A legitimação de uma identidade masculina por meio de estereótipos femininos constituídos nas/pelas cenografias presentes em propagandas de cerveja. 2011. 96 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15398-
dc.description.abstractIn recent years, whether in print or television to other media outlets in print, has been notorious the presence of a discursive materiality becoming effective and compelling exploration of female sensuality increasingly explicit in beer commercials broadcast by the Brazilian media. Considering this issue, which is presented in this essay, fundamentally based on concepts from the scene of enunciation and discourse deixis, predicted by Dominique Maingueneau in several of his writings is how it is the discourses of publicity advertisements for beer, trying to demonstrate that As the constant presence of a certain female stereotypes in the discourse sceneries of these ads is tantamount / reinforce certain masculine identity. The body of our research consists of 10 billboard advertisements for beer, 5 marks nationally marketed more - Antarctica, Brahma, Skol, Kaiser and Schincariol - which have appeared in advertising campaigns promoted in Brazil over the past 10 years.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCena de enunciaçãopor
dc.subjectDêixis discursivapor
dc.subjectPropagandaspor
dc.subjectEstereótipo femininopor
dc.subjectIdentidade masculinapor
dc.subjectDiscourse analysiseng
dc.subjectScene of enunciationeng
dc.subjectDiscourse deixiseng
dc.subjectAdvertisementseng
dc.subjectFeminine stereotype, Masculine identityeng
dc.subjectPropaganda pela televisão Linguagempor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectPublicidade Linguagempor
dc.titleA legitimação de uma identidade masculina por meio de estereótipos femininos constituídos nas/pelas cenografias presentes em propagandas de cervejapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Mussalim, Fernanda
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777971U2por
dc.contributor.referee1Mendonça, Marina Célia
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731792P2por
dc.contributor.referee2Rocha, Maura Alves de Freitas
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785949J6por
dc.description.degreenameMestre em Estudos Linguísticospor
dc.description.resumoNos últimos anos, seja na imprensa televisiva ou em outros veículos de comunicação impressa, tem sido notória a presença de uma materialidade discursiva produzindo efeitos apelativos e de exploração da sensualidade feminina cada vez mais explícita nas propagandas de cerveja veiculadas pela mídia brasileira. Considerando essa questão, o que se apresenta nessa dissertação, fundamentalmente com base nos conceitos de cena de enunciação e dêixis discursiva, postulados por Dominique Maingueneau em vários de seus escritos, é como se constituem os discursos publicitários de propagandas de cerveja, buscando demonstrar em que medida a constante presença de certo estereótipo feminino nas cenografias discursivas desses anúncios acaba por constituir/reforçar determinada identidade masculina. O corpus de nossa pesquisa constitui-se de 10 cartazes de propaganda de cerveja de 5 das marcas nacionalmente mais comercializadas - Antarctica, Brahma, Skol, Kaiser e Schincariol -, que foram veiculados em campanhas publicitárias promovidas no Brasil nos últimos 10 anos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Linguísticospor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.publisher.departmentLinguística Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81765461-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diss Veanney.pdf1.42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.