Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15397
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSilva, Clarissa Costa e-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:42:24Z-
dc.date.available2011-04-25-
dc.date.available2016-06-22T18:42:24Z-
dc.date.issued2011-02-25-
dc.identifier.citationSILVA, Clarissa Costa e. Interdisciplinaridade, planejamento e as histórias de duas professoras de inglês: vamos dialogar?. 2011. 100 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15397-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLinguística aplicadapor
dc.subjectLíngua inglesa - Formação de professorespor
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopor
dc.subjectPesquisa narrativapor
dc.subjectPlanejamentopor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectInglêspor
dc.subjectEscola públicapor
dc.subjectNarrative inquiryeng
dc.subjectCurriculum makingeng
dc.subjectInterdisciplinaryeng
dc.subjectStorieseng
dc.subjectEnglisheng
dc.subjectState schooleng
dc.titleInterdisciplinaridade, planejamento e as histórias de duas professoras de inglês: vamos dialogar?por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Mello, Dilma Maria de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761962J0por
dc.contributor.referee1Felice, Maria Inês Vasconcelos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771644A5por
dc.contributor.referee2Jesus, Danie Marcelo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730325Z6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4272897A7por
dc.description.degreenameMestre em Estudos Linguísticospor
dc.description.resumoEste estudo narrativo investigou a experiência de construção de um planejamento de aulas de inglês, delineado a partir das vozes de alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola da rede pública estadual de Minas Gerais. Por um período de dois meses, a professora participante e eu construímos um planejamento de aulas de inglês que buscou se aproximar de uma perspectiva interdisciplinar de ensino e escrevemos sobre esta experiência em diários, relatos e notas de campo. A partir do estudo deste material documentário, sob a perspectiva teórico-metodológica da pesquisa narrativa, segundo Connelly e Clandinin (2000), foi possível recontar nossas histórias com planejamentos e destacar alguns aspectos emergentes de nossa experiência. Ainda, compreender como estes aspectos figuraram na imagem do planejamento elaborado e reconfiguraram alguns paradigmas de planejamento de aulas de inglês da professora participante e meus. Algumas vertentes teóricas, ligadas a conceitos e práticas curriculares e interdisciplinares, são apresentadas e discutidas de modo a problematizar o foco em questão neste estudo. Perspectivas curriculares, segundo autores como Schawb (1962), Dewey (1938; 1976), Connelly e Clandinin (1988; 1995), Mello (2005) e, ainda, perspectivas interdisciplinares, segundo Japiassú (1976), Fazenda (1978; 1997) e Freire (1987; 1996) são destaques neste trabalho. Dentre os aspectos emergentes da experiência, que deram forma à imagem do planejamento das aulas de inglês, destacaram-se: o entusiasmo, as surpresas, insatisfações, a esperança, os aspectos responsorial e relacional do planejamento, a insegurança de aproximar língua inglesa e interdisciplinaridade e os desafios de se planejar aulas. Este estudo se encontra na área de ensino e formação de professores de línguas estrangeiras da Linguística Aplicada, poderá colaborar com discussões neste campo e, possivelmente, com a prática de professores de inglês como língua estrangeira.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Linguísticospor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.publisher.departmentLinguística Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81765337-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Diss Clarissa.pdf1.56 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.