Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15397Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Clarissa Costa e | - |
| dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:42:24Z | - |
| dc.date.available | 2011-04-25 | - |
| dc.date.available | 2016-06-22T18:42:24Z | - |
| dc.date.issued | 2011-02-25 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Clarissa Costa e. Interdisciplinaridade, planejamento e as histórias de duas professoras de inglês: vamos dialogar?. 2011. 100 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011. | por |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15397 | - |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
| dc.format | application/pdf | por |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Linguística aplicada | por |
| dc.subject | Língua inglesa - Formação de professores | por |
| dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | por |
| dc.subject | Pesquisa narrativa | por |
| dc.subject | Planejamento | por |
| dc.subject | Interdisciplinaridade | por |
| dc.subject | Inglês | por |
| dc.subject | Escola pública | por |
| dc.subject | Narrative inquiry | eng |
| dc.subject | Curriculum making | eng |
| dc.subject | Interdisciplinary | eng |
| dc.subject | Stories | eng |
| dc.subject | English | eng |
| dc.subject | State school | eng |
| dc.title | Interdisciplinaridade, planejamento e as histórias de duas professoras de inglês: vamos dialogar? | por |
| dc.type | Dissertação | por |
| dc.contributor.advisor1 | Mello, Dilma Maria de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761962J0 | por |
| dc.contributor.referee1 | Felice, Maria Inês Vasconcelos | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771644A5 | por |
| dc.contributor.referee2 | Jesus, Danie Marcelo de | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730325Z6 | por |
| dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4272897A7 | por |
| dc.description.degreename | Mestre em Estudos Linguísticos | por |
| dc.description.resumo | Este estudo narrativo investigou a experiência de construção de um planejamento de aulas de inglês, delineado a partir das vozes de alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola da rede pública estadual de Minas Gerais. Por um período de dois meses, a professora participante e eu construímos um planejamento de aulas de inglês que buscou se aproximar de uma perspectiva interdisciplinar de ensino e escrevemos sobre esta experiência em diários, relatos e notas de campo. A partir do estudo deste material documentário, sob a perspectiva teórico-metodológica da pesquisa narrativa, segundo Connelly e Clandinin (2000), foi possível recontar nossas histórias com planejamentos e destacar alguns aspectos emergentes de nossa experiência. Ainda, compreender como estes aspectos figuraram na imagem do planejamento elaborado e reconfiguraram alguns paradigmas de planejamento de aulas de inglês da professora participante e meus. Algumas vertentes teóricas, ligadas a conceitos e práticas curriculares e interdisciplinares, são apresentadas e discutidas de modo a problematizar o foco em questão neste estudo. Perspectivas curriculares, segundo autores como Schawb (1962), Dewey (1938; 1976), Connelly e Clandinin (1988; 1995), Mello (2005) e, ainda, perspectivas interdisciplinares, segundo Japiassú (1976), Fazenda (1978; 1997) e Freire (1987; 1996) são destaques neste trabalho. Dentre os aspectos emergentes da experiência, que deram forma à imagem do planejamento das aulas de inglês, destacaram-se: o entusiasmo, as surpresas, insatisfações, a esperança, os aspectos responsorial e relacional do planejamento, a insegurança de aproximar língua inglesa e interdisciplinaridade e os desafios de se planejar aulas. Este estudo se encontra na área de ensino e formação de professores de línguas estrangeiras da Linguística Aplicada, poderá colaborar com discussões neste campo e, possivelmente, com a prática de professores de inglês como língua estrangeira. | por |
| dc.publisher.country | BR | por |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos | por |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | por |
| dc.publisher.department | Linguística Letras e Artes | por |
| dc.publisher.initials | UFU | por |
| dc.orcid.putcode | 81765337 | - |
| Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Diss Clarissa.pdf | 1.56 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
