Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15364
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDias, Naildir Alves do Amaral
dc.date.accessioned2016-06-22T18:42:20Z-
dc.date.available2009-11-19
dc.date.available2016-06-22T18:42:20Z-
dc.date.issued2009-08-11
dc.identifier.citationDIAS, Naildir Alves do Amaral. Histórias de formação de professores de língua estrangeira em contexto de Tandem. 2009. 162 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15364-
dc.description.abstractAt the aim of this study is to describe lived experiences in a context of Tandem practice, mediated by MSN Messenger, and to analyze how these experiences contribute to initial and continuing English teachers education. The place and space of this study was the Project-PIBEG: Stories of Teaching Portuguese to Speakers of Other Languages and Learning Foreign Language mediated by MSN Messenger, developed at a University in the Brazilian ―Triangulo Mineiro‖. This research is linked to the Narrative Inquiry Study Group and Education of Teachers - GPNEP - and based on the assumptions of Narrative Inquiry, Dewey (1938), Connelly and Clandinin (2004), Clandinin, (2000, 2007), and Mello (1999, 2005), which focus on the study of experience through stories that can be lived (living) or told (telling). The main reference for the study of Tandem, in this work, is Telles and Vassallo (2006), e Telles (2009). The documentary material was composed from different field texts, such as journals, field notes, MSN files, Yahoo discussion list files and other documents from the project such as minutes and reports. Documentary material analysis involved the composition of meanings, according to Ely, Vinz; Downing and Anzul (2001) work and Mello (1999, 2005). The results of this research show that the experiences in the context of Tandem practice, throughout this study, contributed to the construction of collaborative learning, to changing concepts in relation to the concepts of teacher training, and to the teaching and learning of language mediated by new technologies and autonomy. The context of Tandem practice was presented in this study as a virtual context, enabling both initial training and continuing education for foreign language teachers (TELLES, 2009).eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPesquisa narrativapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEnsino de línguaspor
dc.subjectNarrative inquiryeng
dc.subjectTeacher educationeng
dc.subjectLanguage Teaching and learningeng
dc.subjectLingüística aplicadapor
dc.subjectLínguas - Formação de professorespor
dc.subjectAprendizagem - Metodologiapor
dc.titleHistórias de formação de professores de língua estrangeira em contexto de Tandempor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Mello, Dilma Maria de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761962J0por
dc.contributor.referee1Moraes Filho, Waldenor Barros
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763101E6por
dc.contributor.referee2Telles, João Antonio
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727332J6por
dc.description.degreenameMestre em Estudos Linguísticospor
dc.description.resumoEsse estudo teve como objetivo descrever as experiências vivenciadas em um contexto de prática de Tandem, via MSN Messenger e analisar de que forma essas experiências contribuem para a formação inicial e continuada do professor de Língua Inglesa. O cenário deste estudo foi o Projeto-PIBEG: Histórias de Ensinar Língua Portuguesa para Falantes de Outras Línguas e Aprender Línguas Estrangeiras via MSN Messenger, desenvolvido em uma Universidade do Triangulo Mineiro. Esta pesquisa está vinculada ao Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores GPNEP e fundamentada nos pressupostos da Pesquisa Narrativa, Dewey (1938), Clandinin, (2000, 2007), Conelly e Clandinin (2004), Mello (1999, 2005), que tem como foco o estudo da experiência por meio de histórias que podem ser vividas (living), ou contadas (telling). O principal referencial para o estudo de Tandem, nesse trabalho, foi Telles e Vassallo (2006), e Telles (2009). O material documentário foi composto por diários, notas de campo, registro das aulas feito em arquivo do MSN, listas de discussão do Yahoo e outros documentos do projeto como atas e relatórios. A análise desse material documentário foi realizada por meio da composição de sentidos, conforme Ely, Vinz, Downing e Anzul (2001) e Mello (1999, 2005). O resultado dessa pesquisa mostra que as experiências vivenciadas no contexto de prática de Tandem, ao longo deste estudo, podem contribuir para a construção de aprendizagens colaborativas, para a mudança de concepções em relação aos conceitos de formação do professor, de ensino e de aprendizagem de línguas mediados pelas novas tecnologias e de autonomia. A prática de Tandem apresentou-se, nesse estudo, como um contexto virtual propício tanto para a formação inicial como para a formação continuada de professores de língua estrangeira (TELLES, 2009).por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Linguísticospor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.publisher.departmentLinguística Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81765422-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Naildir.pdf1.56 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.