Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15360
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBatista, Luiz Eduardo Mendes
dc.date.accessioned2016-06-22T18:42:19Z-
dc.date.available2009-09-02
dc.date.available2016-06-22T18:42:19Z-
dc.date.issued2008-09-19
dc.identifier.citationBATISTA, Luiz Eduardo Mendes. Os gêneros escritos do argumentar no espaço didático. 2008. 102 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15360-
dc.description.abstractThis work has the goal to investigate how the written genres from the argumentative order are seeing in a Portuguese didactic book Português, linguagens , 6th to 9th grades in Elementary School, seeing that this one is the most adopted at the Public Schools in Uberlândia. From the genre theory, specially the Bakhtin theoretical conceptions (1929/ 1988; 1979/ 2000) and the genre teaching proposal developed from Dolz and Schneuwly (2004), we tried to verify how the Bakhtin notions of circulation sphere and compositional construction were shown in didactic books, and so to analyze one of the aspects of this construction, the argumentative typological structure from the written genres, having, in this case, as reference the theory from Adam (1992) about textual typology. Beyond this, according to the proposal of genre group from Dolz and Schneuwly (2004), we kept to problematize how the didactic progression of these genres was done in the didactic book. In a general way, the genres are treated fragmented way, not dialogical, being, in truth, just as a pretext to base ways already institutionalized and crystallized in conceiving the contents.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectTipo argumentativopor
dc.subjectArgumentative genreseng
dc.subjectDidactic bookeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectEnsino de lingua portuguesapor
dc.titleOs gêneros escritos do argumentar no espaço didáticopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Finotti, Luísa Helena Borges
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700242A2por
dc.contributor.referee1Rocha, Maura Alves de Freitas
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785949J6por
dc.contributor.referee2Santos, Irenilde Pereira dos
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798264Z1por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735262H5por
dc.description.degreenameMestre em Estudos Linguísticospor
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo investigar como os gêneros escritos da ordem do argumentar são abordados no livro didático de Língua Portuguesa Português, linguagens , 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental II, visto ser esse livro o mais adotado nas escolas públicas de Uberlândia. A partir da teoria dos gêneros, especialmente as concepções teóricas de Bakhtin (1929/ 1988; 1979/ 2000) e a proposta de ensino de gêneros desenvolvida por Dolz e Schneuwly (2004), buscamos verificar como as noções bakhtinianas de esfera de circulação e de construção composicional foram tratadas nos livros didáticos, para assim analisar um dos aspectos dessa construção, a estrutura tipológica argumentativa dos gêneros escritos, tendo, nesse caso, como referência a teoria de Adam (1992) sobre tipologia textual. Além disso, de acordo com a proposta de agrupamento de gêneros de Dolz e Schneuwly (2004), ativemo-nos em problematizar como a progressão didática desses gêneros foi realizada no livro didático. De modo geral, os gêneros são tratados de forma estanque, não dialógica, constituindo-se, na verdade, como mero pretexto para firmar formas já institucionalizadas e cristalizadas de se conceber os conteúdos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Linguísticospor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.publisher.departmentLinguística Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81765434-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dis.pdf683.39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.