Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15360
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Batista, Luiz Eduardo Mendes | |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:42:19Z | - |
dc.date.available | 2009-09-02 | |
dc.date.available | 2016-06-22T18:42:19Z | - |
dc.date.issued | 2008-09-19 | |
dc.identifier.citation | BATISTA, Luiz Eduardo Mendes. Os gêneros escritos do argumentar no espaço didático. 2008. 102 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15360 | - |
dc.description.abstract | This work has the goal to investigate how the written genres from the argumentative order are seeing in a Portuguese didactic book Português, linguagens , 6th to 9th grades in Elementary School, seeing that this one is the most adopted at the Public Schools in Uberlândia. From the genre theory, specially the Bakhtin theoretical conceptions (1929/ 1988; 1979/ 2000) and the genre teaching proposal developed from Dolz and Schneuwly (2004), we tried to verify how the Bakhtin notions of circulation sphere and compositional construction were shown in didactic books, and so to analyze one of the aspects of this construction, the argumentative typological structure from the written genres, having, in this case, as reference the theory from Adam (1992) about textual typology. Beyond this, according to the proposal of genre group from Dolz and Schneuwly (2004), we kept to problematize how the didactic progression of these genres was done in the didactic book. In a general way, the genres are treated fragmented way, not dialogical, being, in truth, just as a pretext to base ways already institutionalized and crystallized in conceiving the contents. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gênero | por |
dc.subject | Livro didático | por |
dc.subject | Tipo argumentativo | por |
dc.subject | Argumentative genres | eng |
dc.subject | Didactic book | eng |
dc.subject | Teaching | eng |
dc.subject | Ensino de lingua portuguesa | por |
dc.title | Os gêneros escritos do argumentar no espaço didático | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Finotti, Luísa Helena Borges | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700242A2 | por |
dc.contributor.referee1 | Rocha, Maura Alves de Freitas | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785949J6 | por |
dc.contributor.referee2 | Santos, Irenilde Pereira dos | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798264Z1 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735262H5 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Estudos Linguísticos | por |
dc.description.resumo | Este trabalho teve por objetivo investigar como os gêneros escritos da ordem do argumentar são abordados no livro didático de Língua Portuguesa Português, linguagens , 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental II, visto ser esse livro o mais adotado nas escolas públicas de Uberlândia. A partir da teoria dos gêneros, especialmente as concepções teóricas de Bakhtin (1929/ 1988; 1979/ 2000) e a proposta de ensino de gêneros desenvolvida por Dolz e Schneuwly (2004), buscamos verificar como as noções bakhtinianas de esfera de circulação e de construção composicional foram tratadas nos livros didáticos, para assim analisar um dos aspectos dessa construção, a estrutura tipológica argumentativa dos gêneros escritos, tendo, nesse caso, como referência a teoria de Adam (1992) sobre tipologia textual. Além disso, de acordo com a proposta de agrupamento de gêneros de Dolz e Schneuwly (2004), ativemo-nos em problematizar como a progressão didática desses gêneros foi realizada no livro didático. De modo geral, os gêneros são tratados de forma estanque, não dialógica, constituindo-se, na verdade, como mero pretexto para firmar formas já institucionalizadas e cristalizadas de se conceber os conteúdos. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | por |
dc.publisher.department | Linguística Letras e Artes | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.orcid.putcode | 81765434 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.