Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15347
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Riciolli, Ana Maria Barbosa Varanda | |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:42:18Z | - |
dc.date.available | 2009-06-17 | |
dc.date.available | 2016-06-22T18:42:18Z | - |
dc.date.issued | 2009-03-31 | |
dc.identifier.citation | RICIOLLI, Ana Maria Barbosa Varanda. O processo de inclusão digital no contexto de ensino e aprendizagem de língua inglesa na escola pública. 2009. 215 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15347 | - |
dc.description.abstract | This research focused on the process of digital inclusion within the context of English teaching and learning in two public schools in Uberlândia MG, in order to identify in which implementation stage these schools are in the present moment. We also aimed at analyzing how the process of digital inclusion was carried out in the context of English Language teaching in these schools, from the perspective of the director, the teacher and the student. Our study also investigated the policies and actions taken by the Administrators and participant schools, which intend to promote (and facilitate) the process of digital inclusion in the English Language setup. We noticed that, when it comes to English Language teaching, the public schools investigated have not effectively adopted the process of digital inclusion in pedagogical terms. This non-effectiveness seems to be the result of a tension between what the documents concerning the issue predict and what effectively happens in the schools in practical terms. This inclusion process is still facing different problems; ranging from practical, concrete issues regarding digitalization access, to those emerging from occasional negative convictions of people involved. Education managers, directors, teachers and students participated in our research. Data was gathered through interviews, questionnaires and classes observation. For the analysis of the corpus, we applied the method based on Carlo Ginsburg s Indiciary Paradigm (2007) and of the postulations proposed by Bax (2003), Chambers; Bax (2006), Sandholtz; Ringstaff; Dwyer (1997). It now seems possible that schools have already started their process of digital inclusion in their general practice. Regarding English Language however each school is in a different initial stage of digital inclusion. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Inclusão digital | por |
dc.subject | Escola pública | por |
dc.subject | Aprendizagem de língua Inglesa | por |
dc.subject | Novas tecnologias | por |
dc.subject | Digital inclusion | eng |
dc.subject | Public school | eng |
dc.subject | English language learning | eng |
dc.subject | New technologies | eng |
dc.subject | Língua inglesa - Estudo e ensino | por |
dc.subject | Inclusão digital (Educação) | por |
dc.subject | Escola pública | por |
dc.title | O processo de inclusão digital no contexto de ensino e aprendizagem de língua inglesa na escola pública | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Moraes Filho, Waldenor Barros | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763101E6 | por |
dc.contributor.referee1 | Freitas, Alice Cunha de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791984E7 | por |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Eliane Carolina de | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707605T0 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4719522T3 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Linguística | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve como objetivo investigar o processo de inclusão digital no contexto de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa no âmbito de duas escolas públicas da cidade de Uberlândia MG, para identificar seus estágios de implementação. Objetivamos, também, analisar a forma de implantação efetiva do processo de inclusão digital no contexto de ensino de Língua Inglesa das referidas escolas, na visão da direção, do professor e do aluno, bem como investigar quais são as políticas e ações promovidas pelos gestores de Educação e pelas escolas participantes, que visam a incentivar (e facilitar) o processo de inclusão digital em aulas de Língua Inglesa. Percebemos que, no que diz respeito ao ensino de Língua Inglesa a escola pública, ainda não se efetivou, de fato, o processo de inclusão digital. Essa não efetivação parece resultar de uma tensão entre o que preveem os documentos sobre a matéria e o que efetivamente acontece nas escolas em termos de operacionalização. Esse processo de inclusão se encontra ainda às voltas com problemas de diversas ordens, que vão desde questões práticas, de acesso aos meios de digitalização, até aqueles que se originam das convicções dos envolvidos que, por vezes, sustentam o discurso do fracasso. Participaram de nossa pesquisa gestores de Educação, diretores, professores e alunos. Para a coleta de dados, contamos com entrevistas, questionário e observação de aulas. Para a análise do corpus dessa pesquisa, valemo-nos do método denominado Paradigma Indiciário de Carlo Ginzburg (2007) e das postulações de Bax (2003), Chambers; Bax (2006), Sandholtz; Ringstaff; Dwyer (1997). Foi possível perceber que as duas escolas já iniciaram um processo de inclusão digital em âmbitos gerais. Cada uma das escolas encontra-se em um diferente estágio de inclusão digital no que se refere à Língua Inglesa. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | por |
dc.publisher.department | Linguística Letras e Artes | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.orcid.putcode | 81765399 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTACAO _ANA_MARIA.pdf | 2.27 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.