Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15345
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRodrigues, Ricardo Madureira
dc.date.accessioned2016-06-22T18:42:18Z-
dc.date.available2006-03-22
dc.date.available2016-06-22T18:42:18Z-
dc.date.issued2005-12-12
dc.identifier.citationRODRIGUES, Ricardo Madureira. O ensino de gramática em língua estrangeira: concepções de uma professora e implicações em sua prática. 2005. 156 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15345-
dc.description.abstractThis study aims at analysing how the conceptions of a teacher, as for the teaching of grammar in foreign language teaching, are manifested in her classes, as well as looking into the interrelation between such manifestations and her teaching practice. Given the importance of our system of conceptions in our teaching, it is necessary to analyse contributions from both theory and our professional experience, in the shaping of our professional attitudes. The relevance of this research is bound up with attempts at paradigmatic change in language teaching, stemming back to the contribution from modern Applied Linguistics theories in opposition to the traditional teaching practice legacy. Despite consequential theoretical advancements, this study has shown that the theme still raises issues which point to a lack of more explicit discussions, revealing a gap between theory and practice, and vice-versa. In this study, the interpretative, qualitative and ethnographic-based paradigm was adopted. The main research instruments are classroom observation and taping (accompanied by transcription) and a recorded interview. For data triangulation, we adopted the following instruments: field notes, from which an observation diary was written; a questionnaire, to collect factual data; and, finally, a re-viewing session with the participant-teacher, so we could also take her own perspective into account, as well as give her feedback from this study. Data analysis suggests the existence of three overarching conceptions underlining the participant-teacher s practice, namely: grammar as "school subject", "implicit systemic knowledge" and "normative grammar", as well as a certain tension between the participant-teacher s conceptions and her practice. At the same time, the data reveal an increasing autonomy in her decision-making, indicative of some resistance on her part to dogmatism in foreign language teaching theories.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGramática e ensino de língua estrangeirapor
dc.subjectLingüística aplicadapor
dc.subjectEstudo etnográficopor
dc.subjectGrammar and foreign language teachingeng
dc.subjectApplied linguisticseng
dc.subjectEthnographic studyeng
dc.subjectLinguas-Estudo e ensinopor
dc.titleO ensino de gramática em língua estrangeira: concepções de uma professora e implicações em sua práticapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Figueiredo, Celia Assuncao
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709049E4por
dc.contributor.referee1Jesus, Osvaldo Freitas de
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787932E9por
dc.contributor.referee2Leffa, Vilson Jose
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783238Y5por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768900J4por
dc.description.degreenameMestre em Lingüísticapor
dc.description.resumoEste estudo visa a investigar como as concepções de uma professora, a respeito do ensino de gramática, em língua estrangeira, se manifestam em sua prática, bem como analisar a interrelação entre tais manifestações e a sua prática de ensino. Dada a importância do nosso sistema de concepções na nossa prática docente, faz-se necessário analisar contribuições advindas tanto da teoria como de nossa experiência, na constituição de nossa postura profissional. A relevância desta pesquisa se relaciona à tentativa de mudança de paradigma no ensino de línguas, oriunda das contribuições da Lingüística Aplicada atual em oposição à prática legada pelo ensino tradicional. Apesar de avanços teóricos importantes, este estudo indica que o tema ainda levanta questionamentos que apontam para a falta de discussões mais explícitas, revelando uma lacuna entre a teoria e a prática, e vice-versa. Para este estudo, adotamos o paradigma de pesquisa interpretativa e qualitativa, de base etnográfica. Os principais instrumentos de pesquisa são a observação presencial de aulas, acompanhadas de filmagem, com suas respectivas transcrições, e uma entrevista gravada em áudio. Para a triangulação dos dados, utilizamos ainda notas de campo, a partir das quais redigimos um diário de observação; um questionário, para a coleta de dados factuais ; e, por fim, uma sessão de revisionamento junto à professora colaboradora, para cotejarmos também sua própria perspectiva, bem como dar-lhe retorno do nosso trabalho. A análise dos dados sugere a existência de três concepções mais abrangentes de gramática, subjacentes à prática da professora colaboradora, a saber: "conteúdo escolar", "conhecimento sistêmico implícito" e "gramática normativa", como também a existência de uma certa tensão entre suas concepções e a sua prática. Ao mesmo tempo, os dados revelam uma crescente autonomia, que sugere resistência de sua parte ao dogmatismo das teorias em ensino de línguas.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Linguísticospor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.publisher.departmentLinguística Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81765358-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RMRodriguesDISSPRT.pdf511.11 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.