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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15331
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Chagas, Roselaine das | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:42:16Z | - |
dc.date.available | 2009-01-23 | - |
dc.date.available | 2016-06-22T18:42:16Z | - |
dc.date.issued | 2007-10-31 | - |
dc.identifier.citation | CHAGAS, Roselaine das. Critérios de correção das redações dos processos seletivos da UFU: uma análise quantitativo-qualitativo. 2007. 167 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15331 | - |
dc.description.abstract | This work aimed to investigate the use of coherence and cohesion mechanisms present in college entrance examination texts, using the criteria for composition correction established by UFU (Federal University of Uberlândia). For the investigation here proposed the following authors were used as theoretical reference: Beaugrande and Dressler (1981), Koch and Travaglia (2004). The research was performed out of a random choice of 80 compostions which were analysed and whose faults were quantified and classified within a total of 12 aspects, according to the correction criteria for compositions by UFU: Structuring and Argumentativity (suitability of the title to the content of the composition; tangibility and deviation from the theme, the presence of arguments, relationship of the arguments with the main theme, non-authorized inferences, contradiction); Cohesion (use of the inter and intra-statement resources and PIS (progression, sufficiency of data and vocabulary adequacy). The qualitative and quantitative analysis of the results showed that the college entrance examinees presented greater difficulty regarding the PIS, that is, they had problems to produce informative texts which show textual progression and enough data to be interpreted as well as adequate language to the context of production. The second most violated criterion was the Cohesion, showing the difficulty of the text producers to apply the grammar resources suitably to the texts they produce, in order to give the ideas an ideal sequence. Thus, the analysis and discussion of the data showed that the college entrance examinees do not bear the basic requirements demanded by the University. They are not, therefore, in their greater majority, able to produce texts which are coherent, cohesive and efficient. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Lingüística textual | por |
dc.subject | Coerência | por |
dc.subject | Critérios de correção | por |
dc.subject | Produção textual | por |
dc.subject | Textual linguistics | eng |
dc.subject | Coherence | eng |
dc.subject | Cohesion | eng |
dc.subject | Correction criteria | eng |
dc.subject | Textual production | eng |
dc.title | Critérios de correção das redações dos processos seletivos da UFU: uma análise quantitativo-qualitativo | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Rocha, Maura Alves de Freitas | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785949J6 | por |
dc.contributor.referee1 | Finotti, Luísa Helena Borges | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700242A2 | por |
dc.contributor.referee2 | Ribeiro, Ormezinda Maria | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773550Z3 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4717982A1 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Lingüística | por |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo investigar o emprego de mecanismos de coerência e coesão nos textos dos vestibulandos, utilizando os critérios de correção de redações estabelecidos pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Para a investigação, foi utilizado como referencial teórico os seguintes autores: Beaugrande e Dressler (1981), Koch e Travaglia (2004). A pesquisa se deu a partir de uma amostra de 80 redações, escolhidas aleatoriamente, as quais foram analisadas e tiveram as falhas quantificadas e classificadas dentro de um total de 12 aspectos, distribuídos entre os critérios de correção de redações da UFU: Estruturação e Argumentatividade (adequação do título ao conteúdo da redação, tangenciamento e fuga do tema, presença de argumentos, relação dos argumentos com o tema principal, inferências não-autorizadas, contradição), Coesão (emprego dos recursos intrafrásticos e interfrásticos) e PIS (progressão, suficiência de dados e adequação vocabular.) A análise quantitativa e qualitativa dos resultados evidenciou que os vestibulandos apresentam maior dificuldade quanto ao PIS, ou seja, dificuldade em produzirem textos que sejam informativos, que tenham progressão textual, que apresentem dados suficientes para interpretação e linguagem adequada ao contexto de produção. O segundo critério mais infringido foi o da Coesão, demonstrando a dificuldade dos produtores em aplicarem adequadamente os recursos gramaticais nos textos que produzem, para retomada e seqüenciação das idéias. Assim, a análise e discussão dos dados mostraram que os vestibulandos não possuem domínio dos requisitos básicos exigidos pela Universidade. Não são, portanto, em sua grande maioria, capazes de produzirem textos coerentes, coesos e eficientes. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | por |
dc.publisher.department | Linguística Letras e Artes | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.orcid.putcode | 81765751 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos |
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