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dc.creatorCrozara, Marília Simari
dc.date.accessioned2016-06-22T18:42:13Z-
dc.date.available2015-01-06
dc.date.available2016-06-22T18:42:13Z-
dc.date.issued2007-02-27
dc.identifier.citationCROZARA, Marília Simari. Sentidos do discurso religioso em trilogia do invisível, de Eric- Emmanuel Schmitt. 2007. 213 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15317-
dc.description.abstractThis paper aims at reflecting on religious senses as a manifestation of interdiscursivity in Eric-Emmanuel Schmitt s Invisible Trilogy. Such interdiscursivity emerges from an aesthetics composition conceived in a linguistics exteriority, considering ideologies in movement through History. Thus, senses are constructed by heterogeneous voices realized as Subject instances. A theoretical framework on French Discourse Analysis was composed, taking as referential bases Mikhail Bakhtin s studies on dialogism and Stuart Hall s cultural studies. It has been taken as analysis variables, concepts of discursive formation, interdiscourse, polyphony and diaspore. In the analysis it has been taken as corpus the tales: Miralepa (2003), Mr. Ibrahim and Alcoran flowers (2003) and Oscar and Lady Rosa (2003), which compound Eric-Emmanuel Schmitt s Invisible Trilogy. Such analysis has been conceived through interdiscursive relations compiled from characters speeches inscribed in enunciative manifestations of religious discourse. Eric-Emmanuel Schmitt s Invisible Trilogy, more than a literary piece, establishes a dialogue among sense effects from a diversity of discursive places, showing a polyphonic singularity expressed by a set of diasporic senses.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLinguística aplicadapor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectInterdiscursopor
dc.subjectPolifoniapor
dc.subjectDiásporapor
dc.subjectSentidopor
dc.subjectDiscourse analysiseng
dc.subjectInterdiscourseeng
dc.subjectPolyphonyeng
dc.subjectDiasporeeng
dc.subjectEric-Emmanuel Schmitteng
dc.titleSentidos do discurso religioso em trilogia do invisível, de Eric- Emmanuel Schmittpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor-co1Silva, Maria Ivonete Santos
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721180H1por
dc.contributor.advisor1Santos, João Bôsco Cabral dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794565Y9por
dc.contributor.referee1Neder, Marco Antonio Villarta
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773091Z4por
dc.contributor.referee2Silveira, Eliane Mara
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768966E7por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737559T5por
dc.description.degreenameMestre em Lingüísticapor
dc.description.resumoO presente trabalho advém de reflexões sobre as questões concernentes ao processo de constituição discursiva religiosa por meio da manifestação enunciativa literária. Pensando sob essa perspectiva, sabe-se que tal composição discursiva é organizada na exterioridade lingüística das diversas ideologias em movimento na História, dos sentidos ali construídos por vozes heterogêneas a constituir o interdiscurso e, concomitantemente, os sujeitos discursivos. Nessa perspectiva, o estudo destina-se à reflexão de Trilogia do Invisível (2003), de Eric-Emmanuel Schmitt, a qual é composta pelos contos Miralepa, Seu Ibrahim e as flores do Corão e Oscar e a Senhora Rosa, observando as relações interdiscursivas estabelecidas entre tais manifestações literárias e, finalmente, recortando as vozes dos personagens, ordenadas no discurso religioso inscrito no referido corpus. Desse modo, elegemos o arcabouço teórico da Análise de Discurso francesa para alicerçar nossa discussão em torno da discursividade religiosa, construindo uma interface teórica com a noção de dialogismo e com os estudos culturais de Mikhail Bakhtin e Stuart Hall, respectivamente. Para tanto, serão estabelecidas, como princípio metodológico, as regularidades de análise formação discursiva, interdiscurso, polifonia e diáspora. Dessa maneira, percebemos que a Trilogia do invisível, além de manifestação literária, coloca em diálogo os efeitos de sentido advindos de diferentes lugares discursivos, evidenciando, simultaneamente, o caráter polifônico e diaspórico dos dizeres.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Linguísticospor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.publisher.departmentLinguística Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81765372-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

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