Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15314
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLima, Carla da Silva
dc.date.accessioned2016-06-22T18:42:13Z-
dc.date.available2008-07-09
dc.date.available2016-06-22T18:42:13Z-
dc.date.issued2008-02-26
dc.identifier.citationLIMA, Carla da Silva. Aspectos discursivos da constituição da autoria em resenhas acadêmicas. 2008. 126 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15314-
dc.description.abstractThis paper has as its main goal to characterize, from a discursive perspective, some aspects of the process of authorship constitution in academic reviews published in scientific publications in the Linguistics field (QUALIS A), specifically the published reviews in the journal DELTA, in its digital version. To accomplish this, we began the analysis work identifying the discursive positions which pointed to different ways of insertion of the subject while authorsubject within the scenic picture academic review. We assumed that the authorship is conditioned, regulated by the enunciation scene, particularly by the discourse scenic picture, as the subject inserts itself in the enclosing academic scene, but it only constitutes itself in the authorfunction within a generic scene. To proceed to the analysis of the 20 reviews that compound the corpus of the research, we took as basis the analyticaltheoretical device of the French line Discourse Analysis, considering as theoretical reference to the authorship matter Foucalt s (1969, 1971) and Possenti s (2001, 2002) reflexions and as central axis of the discussions the scene notion of enunciation formulated by Maingueneau (1987, 2006), particularly what he defines as discourse scenic picture the enclosing scene and the generic scene as reference to the analysis of the class category and its coercions over the authorship constitution processes. The data analyzed indicate that the subject of the discourse inserts itself in different ways in the enclosing academic scene, and these insertions produce different authorship effects, depending on the position that the reviewer assumes towards the Other, such position materializes itself in the texts, among other ways, on the demonstrated marks of heterogeneity.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCena de enunciação&#894por
dc.subjectQuadro cênico do discurso&#894por
dc.subjectResenhas&#894por
dc.subjectAutoriapor
dc.subjectDiscourse analysis&#894eng
dc.subjectEnunciation scene&#894eng
dc.subjectDiscourse scenic Picture&#894eng
dc.subjectReviews&#894eng
dc.subjectAuthorshipeng
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.titleAspectos discursivos da constituição da autoria em resenhas acadêmicaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Mussalim, Fernanda
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777971U2por
dc.contributor.referee1Bertoldo, Ernesto Sérgio
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727397A0por
dc.contributor.referee2Mendonça, Marina Célia
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731792P2por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753172T9por
dc.description.degreenameMestre em Lingüísticapor
dc.description.resumoEste trabalho tem como principal objetivo caracterizar, a partir de uma perspectiva discursiva, alguns aspectos do processo da constituição da autoria em resenhas acadêmicas publicadas em periódicos científicos da área de Lingüística (QUALIS A), especificamente as resenhas publicadas na revista DELTA, na versão digital. Para tanto, iniciamos o trabalho de análise procurando identificar os posicionamentos discursivos que apontavam para diferentes modos de inscrição do sujeito enquanto sujeitoautor no interior do quadro cênico resenha acadêmica . Partimos da hipótese de que a autoria é condicionada, regulada pela cena de enunciação, particularmente pelo quadro cênico do discurso, visto que o sujeito se inscreve na cena englobante acadêmica, mas somente se constitui na funçãoautor no interior de uma cena genérica. Para proceder à análise das 20 resenhas que compõem o corpus desta pesquisa, tomamos como base o dispositivo teóricoanalítico da Análise de Discurso de linha francesa, considerando como referência teórica para a questão da autoria as reflexões de Foucault (1969,1971) e Possenti (2001, 2002) e como eixo central das discussões a noção de cena de enunciação formulada por Maingueneau (1997, 2006), particularmente o que ele define como quadro cênico do discurso a cena englobante e a cena genérica como referência para a análise da categoria de gênero e de suas coerções sobre os processos de constituição da autoria. Os dados analisados indiciam que o sujeito do discurso se inscreve de diferentes maneiras na cena englobante acadêmica, e estas inscrições produzem diferentes efeitos de autoria, a depender do posicionamento que o resenhista assume em relação ao Outro, posicionamento este que se materializa nos textos, dentre outras maneiras, nas marcas de heterogeneidade mostrada.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Linguísticospor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.publisher.departmentLinguística Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81765344-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carla.pdf1.11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.