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dc.creatorSaldarriaga, Manuel Ramón Villafañe-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:41:13Z-
dc.date.available2005-11-25-
dc.date.available2016-06-22T18:41:13Z-
dc.date.issued2002-11-22-
dc.identifier.citationSALDARRIAGA, Manuel Ramón Villafañe. Balancing of flexible rotors without test weights. 2002. 124 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15034-
dc.description.abstractThe present master s degree thesis presents two flexible-rotor balancing techniques, which do not use trial weights. The goal of this approach is to help in situations found in the industrial context, in which other techniques that use trial weights cannot be applied. A few reasons can be mentioned: the time consumed to stop the machine to install the weights are prohibitive; technical reasons make very difficult the work of installing the trial weights. The first technique can be considered as being a modal one and is based on the superposition of the flexible modes of the rigidly supported rotor and the rigid body modes. The characteristics of the bearings are not needed, which is interesting from the practical point of view, because in many cases those characteristics are not available. The other balancing technique is based on pseudo-random optimization methods. In this research work two methods were explored, namely, the genetic algorithms and artificial neural networks. The basic idea is to obtain the flexible rotor unbalance response, which is then mimicked by using a FEM model in which the unbalance masses and their corresponding angular positions are the design variables in the optimization run. This way, an inverse problem is solved and the masses obtained are installed in previously chosen balancing planes at inverted angular positions. Numerical simulations are presented showing the efficiency and limitations of the methodology developed.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBalanceamento de rotores flexíveispor
dc.subjectBalancing of flexible rotorseng
dc.subjectRotores balanceamentopor
dc.subjectOtimização matemáticapor
dc.subjectRotores dinâmicapor
dc.subjectEngenharia mecânicapor
dc.titleBalanceamento de rotores flexíveis sem usar massas de testepor
dc.title.alternativeBalancing of flexible rotors without test weightseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Steffen Júnior, Valder-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721546Y4por
dc.contributor.referee1Carvalho, João Carlos Mendes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797127J7por
dc.contributor.referee2Duarte, Marcus Antônio Viana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780739A4por
dc.contributor.referee3Kaminski, Paulo Carlos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787716H4por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4127979J4por
dc.description.degreenameMestre em Engenharia Mecânicapor
dc.description.resumoNesta dissertação de mestrado são estudadas duas técnicas de balanceamento de rotores flexíveis nas quais não se usam massas de teste. A finalidade é poder atender a situações da indústria nos casos onde o uso de outras técnicas é proibitivo pelo tempo de parada da máquina, além dos tempos envolvidos na colocação e retirada das massas e, também, resolver situações onde características construtivas dificultam a instalação de tais massas. A primeira técnica abordada pode ser considerada como sendo uma técnica modal e baseia-se na superposição dos modos flexíveis do rotor suportado rigidamente e dos modos de corpo rígido, não havendo necessidade do conhecimento prévio das propriedades dos mancais. Este aspecto também é importante do ponto de vista prático, pois nem sempre tais propriedades acham-se disponíveis de forma confiável para serem incluídas no modelo correspondente. A outra técnica fundamenta-se nos métodos pseudo-aleatórios de otimização, sendo que neste trabalho foram explorados os algoritmos genéticos e as redes neurais artificiais. O princípio do método está na obtenção da resposta ao desbalanceamento do rotor flexível para, posteriormente, procurar reproduzi-la a partir de um modelo matemático-computacional do sistema rotor-mancais, considerando as massas de desbalanceamento e suas respectivas posições angulares como variáveis de projeto. Resolve-se, portanto um problema inverso e as massas encontradas são instaladas nos planos de balanceamento escolhidos, em posições angulares localizadas a 180 graus daquelas que foram identificadas. São feitas várias simulações computacionais, procurando evidenciar as vantagens da metodologia desenvolvida, assim como suas limitações.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81756068-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica

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