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Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Controle ativo de ruído em dutos utilizando processadores digitais de sinais
Alternate title (s): Active Noise Control Using Digital Signal Processors
Author: Delfino, Leandro César
First Advisor: Ribeiro, José Francisco
First member of the Committee: Medeiros, Eduardo Bauzer
Second member of the Committee: Duarte, Marcus Antônio Viana
Summary: Ruídos acústicos são conhecidos como fontes de poluição sonora que podem causar efeitos adversos na vida humana. Para solucionar estes problemas, interesse considerável tem sido mostrado em Controle Ativo de Ruído. O intuito deste trabalho é estudar e analisar os principais algoritmos de Controle Ativo de Ruído presentes na literatura, incluindo algoritmos de malha aberta (Feedfoward) e de malha fechada (Feedback), bem como um sistema híbrido que utilize os dois conceitos. Os problemas relacionados aos caminhos secundário e de realimentação são apresentados e algumas soluções são discutidas. Neste âmbito, metodologias de modelagem off-line e online são apresentadas. Uma pequena introdução à acústica básica em dutos é apresentada e alguns efeitos que o ruído acústico pode causar ao ser humano são discutidos. Uma discussão é realizada a respeito do arranjo físico do sistema, incluindo escolha e posicionamento dos transdutores eletroacústicos. Problemas de causalidade e do condicionamento de sinais também são discutidos. Uma introdução a respeito dos Processadores Digitais de Sinais (DSPs) e algumas particularidades encontradas durante o desenvolvimento deste trabalho são apresentadas. Para validar a performance de alguns algoritmos de controle, montou-se uma bancada experimental constituída de um duto hidráulico de PVC utilizado como duto acústico, onde estes algoritmos foram implementados em linguagem C em uma plataforma DSP da Texas Instruments do tipo TMS320LF240A. Uma análise é realizada com respeito à dificuldade e recursos utilizados por cada algoritmo implementado. Resultados e discussões são apresentados com respeito à performance dos sistemas de controle.
Abstract: Acoustical noises are known as pollution sources that cause adverse effects in human life. Considerable investigations have been done to development of the new technologies in Active Noise Control. This work presents and experimentally analyses algorithms of Active Noise Control in Ducts presented in literature, including Feedforward algorithms, Feedback algorithms and Hybrid algorithms that uses both concepts. The identification of secondary path and feedback path is presented and solutions are discussed. In this way, methods of off-line and on-line modeling are presented. A short introduction about acoustics in ducts is presented and some effects that the acoustical noise can cause in human being are also discussed. Problems about the sensors and actuators displacement in the duct system, causality and signal conditioning are also argued here. An introduction about Digital Signal Processors (DSPs) e some particularities found in the development of this works are presented. In order to evaluate the control algorithms performance, an experimental acoustic duct using a standard PVC water pipe was built, where those algorithms were implemented in a DSP platform TMS320LF240A from Texas Instruments®. An analysis is done about the difficulty and recourses used for which algorithm implemented. This work ends presenting and discussing the obtained results for the different control procedures studied and pointing to some future works.
Keywords: Controle ativo de ruído
Processamento digital de sinais
DSP
LMS
Active noise control
Digital signal processing
Acústica
Controle de ruído
Processamento de Sinais - Técnicas digitais
Area (s) of CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Language: por
Country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Institution Acronym: UFU
Department: Engenharias
Program: Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica
Quote: DELFINO, Leandro César. Active Noise Control Using Digital Signal Processors. 2005. 159 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15033
Date of defense: 28-Oct-2005
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica

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