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Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Investigação da operação de alargamento dos furos usinados em pistões de ferro-carbono sinterizado
Título (s) alternativo (s): Investigation of reaming operation of holes machined in sintered iron carbon pistons
Autor: Rosa, Vanessa Aparecida de Oliveira
Primer orientador: Silva, Marcio Bacci da
Primer miembro de la banca: Arantes, Luciano José
Segundo miembro de la banca: Arencibia, Rosenda Valdes
Tercer miembro de la banca: Boeira, Angelo Marcos Gil
Resumen: A operação de alargamento tem uma vasta aplicação na indústria, por produzir furos com alta qualidade aliado a um baixo custo de produção, sendo por isso utilizada nas mais diversas peças, em diferentes tipos de materiais. Este trabalho tem como objetivo investigar a operação de alargamento dos furos usinados em pistões de ferro-carbono sinterizado, utilizados em compressores herméticos de refrigeração doméstica. O planejamento experimental foi elaborado a fim de analisar a influência da profundidade de corte, velocidade de corte e avanço sobre a qualidade dos furos, avaliada pela exatidão do diâmetro, desvio de circularidade e rugosidade Rq. Também foram considerados o comportamento da força axial e do momento torçor monitorados durante a usinagem. Além disso, foi utilizado o microscópio eletrônico de varredura (MEV) para caracterização da superfície alargada. Os resultados mostraram que a geometria do alargador, associada à configuração do furo alargado, pode causar alteração na qualidade. Imagens obtidas no MEV e o perfil de rugosidade indicaram que os poros superficiais, característicos do material usinado, foram fechados durante a usinagem, nas condições de corte testadas neste trabalho. Também foi verificado que os valores intermediários de profundidade de corte (0,10 e 0,15 mm), velocidade de corte (30 e 35 m/min) e avanço (0,33 e 0,38 mm/rot) produzem furos alargados com melhor qualidade.
Abstract: The reaming operation has wide application in industry, for producing holes with high quality allied to low production cost and is therefore used in various parts in different materials. This study aims to investigate the reaming operation of holes machined in sintered iron carbon pistons, used in hermetic compressors for house hold refrigeration. The experimental design was developed to examine the influence of depth of cut, cutting speed and feed rate on the quality of the holes, evaluated through the accuracy of the diameter, roughness Rq and roundness deviation. It was also considered the behaviour of the axial force and torque acquired during machining. Additionally, images in a scanning electron microscope (SEM) were obtained for characterization of the machined surface. The results showed that the geometry of the reamer associated with the geometry of the hole might affect the quality. SEM images of the surface and roughness profile indicated that the surface pores characteristic of the machined material, were clogged during machining, in the cutting conditions tested in this study. It was also found that intermediate values of depth of cut (0.10 and 0.15 mm), cutting rate (30 and 35 m/ min) and feed rate (0.33 to 0.38 mm/rev) produce holes with better quality.
Palabras clave: Alargamento
Desvios geométricos
Ferro-carbono sinterizado
Pistão de compressor hermético
Reaming operation
Geometric errors
Sintered iron carbon
Piston of hermetic compressor
Usinagem
Área (s) del CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Engenharias
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica
Cita: ROSA, Vanessa Aparecida de Oliveira. Investigation of reaming operation of holes machined in sintered iron carbon pistons. 2012. 142 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.397
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.397
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14915
Fecha de defensa: 17-dic-2012
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica

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