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metadata.dc.type: Tese
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Otimização e avaliação dos parâmetros de influência do processo AJEDM
Other Titles: Optimization and evaluation of parameters of influencing of AJEDM process
metadata.dc.creator: Silva, Ernane Rodrigues da
metadata.dc.contributor.advisor1: Raslan, Alberto Arnaldo
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Marcelo Braga dos
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Henara Lillian
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Sandro Cardoso
metadata.dc.contributor.referee4: Silva Junior, Washington Martins da
metadata.dc.contributor.referee5: Arantes, Luciano José
metadata.dc.description.resumo: A usinagem com o uso de descargas elétricas por penetração caracteriza-se pelo baixo rendimento em comparação com os métodos tradicionais de usinagem. Com o desenvolvimento do processo misto de Usinagem por Descargas Elétricas com Jato Abrasivo (AJEDM), verificou-se que ocorreu um implemento significativo na Taxa de Remoção de Material (TRM). O trabalho tem por objetivo otimizar e avaliar a influência de alguns parâmetros no AJEDM, a saber: pressão do jato erosivo, tipo e granulometria do abrasivo e material do eletrodo. Uma bomba foi adaptada ao equipamento de EDM para permitir a aplicação de pressões de até 240 bar. Como abrasivos, foram usados Al2O3 e SiC de granulometrias variadas e B4C de 320 mesh. Diferentes materiais foram empregados na confecção de eletrodos, além dos tradicionais cobre e grafite. Observou-se que o aumento na pressão do jato erosivo provoca um incremento da TRM. Em contrapartida, há um desgaste mais acentuado dos eletrodos. O tipo de abrasivo não exerce influência. Contudo, o aumento na granulometria provoca aumento da TRM. Pela alta condutividade elétrica do cobre e alto ponto de fusão da grafite, eles foram os materiais que apresentaram um melhor desempenho como eletrodos. Com os resultados obtidos, conclui-se que o processo pode ser empregado em situações em que o desgaste do eletrodo possa ser tolerado.
Abstract: Die-sinking electrical discharge machining is characterized by low efficiency when compared to traditional methods of machining. There is significant impreement an the Material Removal Rate (MRR) when abrasive particles are added to the process AJEDM (Abrasive Jet Electrical Discharge Machining). This study aims to evaluate the influence of some parameters in the AJEDM process, namely: water pressure, type and abrasive particle size and the electrode material. A pump was adapted to the EDM equipment allowing to apply pressures up to 240 bar. Al2O3 and SiC in different particle sizes were used as abrasives and B4C with size of 320 mesh. Besides copper and graphite, other materials were used to the manufacture of electrodes. It was observed that the increase in water pressure causes an increment of MRR. On the other hand, there is a more pronounced wear of the electrodes, but the type of abrasive does not effect wear. However, particle size increase causes an increase in MRR. Due to high electrical conductivity of copper and high melting point of graphite, they were the best materials for electrodes. With the results obtained, the conclusion is that the AJEDM process may be applied in situations where some electrode wear can be tolerated.
Keywords: Desgaste erosivo
AJEDM
Usinagem por descargas elétricas
Água deionizada
Abrasivos
Erosive wear
Abrasive jet EDM
Electrical discharge machining
Deionized water
Abrasives
Desgaste mecânico
Usinagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Engenharias
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica
Citation: SILVA, Ernane Rodrigues da. Optimization and evaluation of parameters of influencing of AJEDM process. 2012. 125 f. Tese (Doutorado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14713
Issue Date: 24-Sep-2012
Appears in Collections:TESE - Engenharia Mecânica

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