Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14656
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Um software educativo de exercício-e-prática como ferramenta no processo de alfabetização infantil |
Título(s) alternativo(s): | An educational exercise and practice software used as a tool in the process of child literacy |
Autor(es): | Machado, Rogério Carneiro |
Primeiro orientador: | Carrijo, Gilberto Arantes |
Primeiro membro da banca: | Cardoso, Alexandre |
Segundo membro da banca: | Dovicchi, Joao Candido Lima |
Resumo: | É crescente a preocupação dos educadores em utilizar as novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC s) na prática cotidiana com alunos. Pela popularização dos custos e pelas diretrizes das políticas públicas, o computador através de softwares educativos representa a possibilidade de concretização desta proposta. Portanto, o objetivo foi desenvolver, implementar e avaliar um software educativo que favoreça a integração das TIC s no processo de ensino e aprendizagem e que possa auxiliar o educador na alfabetização infantil como ferramenta de exercício-prática, proporcionando ao educando sua participação na aprendizagem. O software foi desenvolvido em Flash por combinar otimização no tamanho dos arquivos e rapidez no carregamento das animações. O software apresenta exercícios com diferentes níveis de dificuldades, sendo que cores vibrantes e recursos de som e texto são predominantes no ambiente garantindo motivação e envolvimento dos alunos com os exercícios propostos. A arquitetura é formada por dois módulos principais: Interface Gráfica e Atividades, sendo este dividido em: Modelagem/Animação e Execução. Na validação, foram analisados aspectos relacionados às características da norma ISO/IEC 9126-1 e outros definidos exclusivamente para a pesquisa, junto a duas turmas de alunos na faixa etária de 6 anos em fase de alfabetização, na presença de educadores, pedagogas e psicólogas, totalizando 15 membros avaliadores e 24 alunos. A validação foi analisada sob dois instrumentos metodológicos: a observação participante da utilização do software pelos alunos e o preenchimento de um questionário estruturado (checklist) pelos membros avaliadores, que responderam perguntas fechadas relacionadas às características e ao apoio didático do software numa escala crescente de satisfação variando de 0 a 10 pontos. Os resultados revelaram a contribuição efetiva do software como ferramenta com potencial lúdico e didático capaz de garantir a motivação do aluno e uma aprendizagem significativa. Existe também uma preocupação por parte dos profissionais de educação quanto à qualidade e a real eficiência dos recursos computacionais para auxiliar na formação de cidadãos críticos e reflexivos na sociedade do conhecimento. Quanto aos aspectos técnico-computacionais, os diferentes níveis de dificuldades, as cores vibrantes, os recursos como som e textos garantiram a motivação e o envolvimento dos alunos com as atividades. O checklist demonstrou satisfatoriamente a qualidade tecnológica no que se refere as características de funcionalidade e usabilidade do software educativo, uma vez que atendeu às necessidades de auxílio ao educador e os alunos não encontraram dificuldades na utilização do mesmo. |
Abstract: | There exists a growing concern among educators when it comes to the use of new information and communication technologies (ICT s) in the practical day-to-day contact with students. Through its low cost and public policy rules, the computer has shown itself to be a means by which this proposal could be realized. Therefore the objective has been the development, implementation and evaluation of educational software, which favors the integration of ICT s during the process of teaching and learning, and which can be used by the educator as an aid during the child s literacy process as an exercise-practice tool, thus allowing the individual student to interact in their own learning. The software was developed in Flash to combine optimization to the file size as well as speed to the loading of the drawings. The software presents exercises in different difficulty levels, with vibrant colors and sound applications as well as text being a predominant part of the whole environment, which themselves guaranty student motivation and involvement within the proposed framework of exercises. The architecture is made up of two main modules: Graphic Interface and Activities, which is divided into Modeling/Animation and Execution. To validate the proposal, aspects related to the ISO/IEC 9126-1 standard, as well as others which were defined exclusively for research were analyzed together with two groups of students in the 6 year old range, during the literacy phase, in the presence of educators, pedagogues and psychologists, with a total of 15 evaluation members and 24 students. The validation process was analyzed through the use of two methodological instruments: through the observational participation of the software s use by the students, as well as the filling in of a structured questionnaire, or checklist, by the evaluating members, who answer closed questions related to the software s characteristics and its didactic support on a satisfaction rating ranging from 0 to 10. The results showed there exists an effective contribution on behalf of the software as a game style tool with didactic potential, which can guaranty student motivation producing significant learning. There exists a concern on the part of the educational professionals in respect to quality and real efficiency of the computational recourses in the formation of critical thinking citizens, as well as their being reflexive in a knowledge based society. In terms of the computational-technical aspects, the different difficulty levels, the vibrant colors, sound applications and texts, all guaranty student motivation and involvement in respect to the activities provided. The checklist demonstrated satisfactorily, the technological quality when referring to the software s functionality and usability, once that the auxiliary needs of the educator were met and the students did not find any difficulties in its use. |
Palavras-chave: | Software educacional Educação infantil Alfabetização Exercício-e-prática Educational software Child education Literacy Exercise and practice Alfabetização - Inovações tecnológicas |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Engenharias |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica |
Referência: | MACHADO, Rogério Carneiro. An educational exercise and practice software used as a tool in the process of child literacy. 2007. 68 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14656 |
Data de defesa: | 7-Dez-2007 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rogerio.pdf | 1.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.