Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14510
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Uma estratégia de visualização da informação relativa a indicadores de instituições de ensino
metadata.dc.creator: Inácio, Deusdete Vieira
metadata.dc.contributor.advisor1: Lamounier Júnior, Edgard Afonso
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Cardoso, Alexandre
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Maria Cristina
metadata.dc.contributor.referee2: Patrocínio, Ana Claudia
metadata.dc.description.resumo: As instituições de ensino buscam respaldo para suas estratégias de expansão e tomadas de decisão. Para isso necessitam de ferramentas que lhes forneçam informações relevantes a partir dos dados previamente armazenados, estes dados devem ser explorados em toda sua granularidade, a fim de localizar padrões e tendências que gere conhecimento, principalmente quando um ponto de interesse particular é necessário. No entanto, com o aumento do uso dos recursos computacionais para armazenar desde transações complexas a simples logs de usuários, o número de conexões entre os dados e a quantidade aumenta consideravelmente, isso faz com que seja necessário buscar novas formas e métodos de visualização da informação que permitam navegar por estes dados e apresentá-los ao usuário. Diante disso, este trabalho tem o objetivo de investigar formas e métodos de representação e interação, que possibilitem criar um Sistema de Recuperação de Informação capaz de extrair informações relevantes destes volumes de dados. Dessa forma, com a revisão da literatura e análise do estado da arte de ferramentas que exploram a interconectividade dos dados por meio de uma técnica denominada Rede de Dados, é proposta a arquitetura de um sistema que usando técnicas de Visualização da Informação associadas aos dados de uma instituição de ensino, apresenta por meio de artefatos visuais, os indicadores acadêmicos. Por fim, apresentam-se e discutem-se os resultados obtidos, por meio de um estudo de caso em uma instituição de ensino.
Abstract: Education institutions seeking to support their expansion strategies and decision making. For this they need tools that provide them with relevant information from data previously stored, these data should be explored in all its granularity in order to find patterns and trends that manages knowledge, especially when a particular point of interest is necessary. However, with the increasing use of computing resources to store complex transactions from simple logs of users, the number of connections between the data and the amount increases considerably, this makes it necessary to find new ways and methods of information visualization that allow navigating through this data and present them to the user. Thus, this study aims to investigate ways and methods of representation and interaction, enabling create a System Information Retrieval able to extract relevant information from these data volumes. Thus, with the literature review and analysis of the state of the art tools that explore the interconnectivity of data through a technique called Data Network, is proposed the architecture of a system using information visualization techniques associated with data an educational institution, presents through visual artifacts, academic indicators. Finally, we present and discuss the results obtained by means of a case study in an educational institution.
Keywords: Visualização da informação
Rede de dados
Instituições de ensino
Information visualization
Data network
Education institutions
Sistemas de recuperação da informação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Engenharias
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Citation: INÁCIO, Deusdete Vieira. Uma estratégia de visualização da informação relativa a indicadores de instituições de ensino. 2012. 84 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14510
Issue Date: 29-Oct-2012
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
d.pdf9.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.