Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14505
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Computação evolutiva aplicada ao problema da geração de grade horária: o caso do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFTM
metadata.dc.creator: Freitas, Jairo Gervásio de
metadata.dc.contributor.advisor1: Yamanaka, Keiji
metadata.dc.contributor.referee1: Nomura, Shigueo
metadata.dc.contributor.referee2: Machado Filho, Hipólito Barbosa
metadata.dc.description.resumo: A elaboração de grade de horários em instituições de ensino no início de um período letivo é um processo complexo e demorado para os coordenadores de curso ou responsáveis, pois deve atender necessidades de vários envolvidos. A situação se torna ainda pior quando cada professor está disponível para lecionar aulas em apenas alguns períodos da semana. Outro fator que dificulta o processo é que o número de possibilidades de grades horárias é praticamente infinito. Como o processo de geração de grade de horários é muito particular em cada instituição, já que cada uma possui suas restrições, se torna complicado criar uma solução que atenda todas as instituições. Para auxiliar esse processo, realizado manualmente em muitas instituições, o presente trabalho tem como objetivo, utilizar o conceito de algoritmos genéticos para criar um sistema que gere em minutos uma grade horária que atenda as particularidades do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, campus Uberaba.
Abstract: The development of timetable in educational institutions at the beginning of a semester is a complex and lengthy process for course coordinators or responsible, for it must meet various needs of those involved. The situation worsens when each teacher is available to teach classes only in some periods of the week. As the grid generation process is very specific to each institution, as each has its restrictions, it becomes difficult to create a solution that meets all institutions. To assist this process, performed manually in many institutions, this work aims, using the concept of genetic algorithms to create a system that generates a timetable in minutes that meets the specific of course of Analysis and Development Systems at the Federal Institute of Triangulo Mineiro, college Uberaba.
Keywords: Software - Desenvolvimento
Algoritmos genéticos
Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Triângulo Mineiro
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Engenharias
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Citation: FREITAS, Jairo Gervásio de. Computação evolutiva aplicada ao problema da geração de grade horária: o caso do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFTM. 2012. 75 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14505
Issue Date: 5-Oct-2012
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
d.pdf1.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.