Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14456
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Manipulação de Objetos 3D em Aplicações de Realidade Aumentada por Meio da Movimentação da Mão |
Autor: | Santos, Eduardo de Souza |
Primer orientador: | Lamounier Júnior, Edgard Afonso |
Primer coorientador: | Cardoso, Alexandre |
Primer miembro de la banca: | Brega, Jose Remo Ferreira |
Segundo miembro de la banca: | Silveira, Augusto Wohlgemuth Fleury Veloso da |
Resumen: | A necessidade de tornar o acesso e a manipulação de informações digitais mais intuitivo tem feito com que novas tecnologias surjam. Neste aspecto pode-se destacar o crescimento de aplicações de Realidade Virtual e Aumentada, as quais passaram a demandar melhorias das metodologias de interação utilizadas. Dessa forma, este trabalho tem o objetivo de investigar metodologias de interação e desenvolver uma aplicação de Realidade Aumentada que fizesse uso de uma forma mais intuitiva de manipulação de objetos virtuais. Com a realização do estudo do estado da arte, percebeu-se que a utilização das mãos, através do posicionamento e gestos, consiste em uma interface intuitiva e cognitivamente vantajosa para utilização. Com essas informações, foi determinado que a aplicação a ser desenvolvida deveria apresentar como recursos a possibilidade de interagir com os objetos virtuais utilizando as mãos sem a necessidade de utilizar qualquer aparato acoplado ao corpo, levando em conta, as necessidades de ser compatível com diversas cores de pele e de garantir a utilização em ambientes não controlados, ou seja, com fundos complexos (contendo pessoas e objetos diversos) e com pouca dependência de iluminação. Para tal, foi utilizado o dispositivo Kinect, juntamente com o framework OpenNI e o middleware NITE, os quais consistem em módulos de software de uso específico para aplicações com interação via gestos. A exibição da imagem aumentada foi realizada através da implementação de um módulo de tratamento de eventos, atuação e renderização, que utilizou como motor de renderização a biblioteca Ogre3D. Por fim, discutiu-se o desenvolvimento da aplicação com os requisitos propostos, a qual tem como função permitir a interação em um ambiente de RA simplificado, que permite a criação de objetos virtuais e sua manipulação (rotação, escala, translação e deleção) através de gestos pré-definidos e menus. |
Abstract: | The need to make access and manipulation of digital information has made more intuitive with which new technologies emerge. In this respect we can highlight the growth of applications of Virtual and Augmented Reality, which began to demand improvements in methods of interaction used. Thus, this study aims to investigate methods of interaction and develop an augmented reality application that makes use of a more intuitive way of manipulating virtual objects. With the study of the state of the art, it was noted that the use of hands, by positioning and gestures, consists of an intuitive interface and cognitively advantageous for use. Using this information, it was determined that the application to be developed as resources should provide the possibility to interact with virtual objects using their hands without using any apparatus attached to the body, taking into account needs to be compatible with different skin colors skin to ensure use in environments with complex backgrounds (containing various objects and people) with little dependence on illumination. For this, we used the Kinect device together with the OpenNI framework and NITE middleware, which consist of software modules for specific applications with interaction via gestures. The display of the augmented image was carried through the implementation of a module event handling, and rendering operations, which used as a rendering engine the Ogre3D library. Finally, we discussed the development of the application with the proposed requirements, which is to allow interaction in a simplified environment of AR, which allows the creation of virtual objects and their manipulation (rotation, scaling, translation and deletion) via pre-defined gestures and menus. |
Palabras clave: | Realidade aumentada Interação natural Kinect Interação sem aparatos Augmented reality Natural interaction Bare hand interaction |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla de la institución: | UFU |
Departamento: | Engenharias |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica |
Cita: | SANTOS, Eduardo de Souza. Manipulação de Objetos 3D em Aplicações de Realidade Aumentada por Meio da Movimentação da Mão. 2010. 102 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14456 |
Fecha de defensa: | 27-jul-2010 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
d.pdf | 2.85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.