Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14438
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: A Realidade Virtual como uma ferramenta para o ensino da Geometria Molecular
Author: Moura, José Avelino dos Santos
First Advisor: Lamounier Júnior, Edgard Afonso
First coorientator: Cardoso, Alexandre
First member of the Committee: Yamanaka, Keiji
Second member of the Committee: Silveira, Ismar Frango
Summary: Hoje cada vez mais o acesso ao uso da Informática como apoio as ações e tarefas humanas é extremamente difundido nas escolas, nas residências, nas empresas e em outras diversas aplicações. Especificamente, na Educação a utilização da Informática como ferramenta de apoio ao professor e aos alunos tem sido foco de muitos trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores dessa área. Várias tecnologias podem ser utilizadas no processo educacional e destacamos nesta dissertação a Realidade Virtual como uma ferramenta capaz de apresentar aos alunos novas formas de conhecimento antes não exploradas pelo ambiente tradicional de uma sala de aula (lousa, giz, objetos sólidos). A dissertação desenvolvida investigou técnicas de Realidade Virtual como ferramentas adicionais ao ensino da disciplina da Química Geral, especificamente a Geometria Molecular. O entendimento por parte dos alunos da Química Orgânica exige uma grande dose de abstração, por apresentar um número significativo de regras para o surgimento de novas moléculas e a grande diversidade de compostos orgânicos existentes, propiciando um universo de possibilidades de arranjos moleculares a ser entendido e visualizado pelos estudantes. Com isso a dissertação apresentada através do uso da Realidade Virtual pretende contribuir com a simulação especificamente das moléculas de Hidrocarbonetos em um ambiente virtual, enriquecendo a possibilidade de fixação do conhecimento teórico dos alunos, a partir da visualização de moléculas em sua representação tridimensional.
Abstract: Nowadays, even more, the access to the use of Informatics as a support to human actions and tasks is extremely spread in schools, homes, industry and several other applications. Specifically in Education, the use of Informatics as a supporting tool to the teacher and students has been the focus of many research undertaken in this area. Several technologies can be used in the educational process. In this dissertation special highlight is given to Virtual Reality, as a tool which is able to present to students new ways of exploring knowledge when compared to traditional approaches (black board, solid objects, chalk). This dissertation presents Virtual Reality techniques as additional tools to the teaching of General Chemistry, specifically, molecular geometry. In order to understand Organic Chemistry, a great level of abstraction is required by the students, since a large number of visualization alternatives is possible, when dealing with molecular geometry. These must be understood and visualized. Thus, this dissertation intends to contribute by presenting a Virtual Reality based environment, where Hydrocarbon molecules can be visualized and explored in three dimensions, providing a better way to help students to learn this specific subject.
Keywords: Realidade virtual
Química orgânica
Geometria molecular
Hidrocarbonetos
Virtual reality
Organic chemistry
Molecular geometry
Hydrocarbons
Area (s) of CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Language: por
Country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Institution Acronym: UFU
Department: Engenharias
Program: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Quote: MOURA, José Avelino dos Santos. A Realidade Virtual como uma ferramenta para o ensino da Geometria Molecular. 2010. 92 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14438
Date of defense: 29-Oct-2010
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diss Jose.pdf2.24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.