Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14407
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Utilização de algoritmos genéticos híbridos e Web 2.0 no desenvolvimento de sistemas de roteirização de veículos
metadata.dc.creator: Oliveira, Rodrigo César de
metadata.dc.contributor.advisor1: Yamanaka, Keiji
metadata.dc.contributor.referee1: Soares, Alexsandro Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Luciano Vieira
metadata.dc.description.resumo: A utilização de um sistema computacional de roteirização de veículos é imprescindível para a competitividade de empresas que trabalham com distribuição de recursos e produtos. Apesar de demandar um alto custo, esse tipo de sistema oferece um retorno garantido do investimento feito. Utilizando-se as técnicas de Metaheurísticas combinadas com os recursos oferecidos livremente pela web é possível desenvolver sistemas de roteirização com funcionalidades, desempenho e eficiência bem próximos a sistemas comerciais. Nesse trabalho, primeiramente foi realizado um estudo dos fundamentos teóricos dos Algoritmos Genéticos. Utilizando-se a linguagem de programação Java, implementou-se um conjunto de rotinas comuns para os AGs, sob forma de uma biblioteca de desenvolvimento. De posse dessas rotinas, foi desenvolvido um algoritmo de roteirização de veículos com suporte a múltiplas rotas e diversos tipos de cálculos de custos entre localidades. Para a melhoria do desempenho do algoritmo implementado, utilizou-se a técnica de busca local 2opt, resultando-se assim em um Algoritmo Genético Híbrido. Esse algoritmo foi utilizado como núcleo para o desenvolvimento de um protótipo funcional de um sistema web de roteirização de veículos capaz de manipular as coordenadas geográficas de localidades na superfície terrestre e gerar um mapa com as rotas de veículos considerando as vias de circulação veiculares. O sistema gera também uma lista detalhada das rotas e descrevendo minunciosamente a direção a ser tomada em cada trecho, facilitando a atuação do condutor do veículo.
Abstract: The use of a computer system for vehicle routing is essential for the competitiveness of companies working with distribution of resources and products. Despite high cost, such a system ofiers a guaranteed return on investment made. Using a Metaheuristics techniques combined with the resources currently ofiered by web, free development tools can be developed routing systems with features, performance and eficiency very close to commercial systems. In this work, was first performed a study of the theoretical foundations of Genetic Algorithms. Using the Java programming language, is implemented a set of routines common to the AGs, in the form of a library of development. With this routines, was developed an algorithm routes of vehicles with support for multiple routes and various types of calculations of costs between locations. To improve the performance of the algorithm implemented, we used the technique of local search 2opt, and are thus resulting in a Hybrid Genetic Algorithm. This algorithm was used as a core for the development of a functional prototype of a web vehicles routing system capable of handling the geographical coordinates of settlements in land surface and create routes on a map of vehicles considering the vehicular trafic routes . The system also generates a detailed list of routes and close to describing direction to be taken on each site to facilitate the work of a driver of the vehicle.
Keywords: Algoritmos genéticos Híbridos
Roteirização
otimização
Hybrid genetic algorithms
Routing
Optimization
Algoritmos genéticos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Engenharias
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Citation: OLIVEIRA, Rodrigo César de. Utilização de algoritmos genéticos híbridos e Web 2.0 no desenvolvimento de sistemas de roteirização de veículos. 2008. 75 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14407
Issue Date: 5-Dec-2008
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rodrigo.pdf2.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.