Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14391
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: BioLabVirtual, Ferramenta de apoio pedagógico ao ensino de Neurociências
metadata.dc.creator: Fonseca, Graziany Thiago
metadata.dc.contributor.advisor1: Destro Filho, João Batista
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Fábio de
metadata.dc.contributor.referee2: Yamanaka, Keiji
metadata.dc.contributor.referee3: Murta Junior, Luiz Otavio
metadata.dc.contributor.referee4: Andreão, Rodrigo Varejão
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta uma abordagem alternativa ao ensino convencional, através da proposta, implementação e teste abrangente de um sistema online para educação à distância interdisciplinar em Neurociências, focalizando a Neuroanatomia e a Neurofisiologia celular. Este sistema apresenta arquitetura simples, usando configurações comuns de software e hardware, possibilitando conexão de alta velocidade e recursos antivírus. O material didático disponibilizado envolve animações, aulas interativas, desenhos esquemáticos, fotografias de peças anatômicas reais e textos, os quais incluem conexão explicita entre anatomia e patologias. O desenvolvimento do sistema exigiu levar em conta dificuldades relatadas em um levantamento estatístico sobre a acessibilidade da Internet por parte de estudantes de graduação locais. A tese propôs uma metodologia estruturada de avaliação da proposta, abordando aspectos pedagógicos e informáticos, conforme as normas IEEE, valendo-se de questionários formais, monitoramento remoto e de observação direta. Avaliações realizadas durante o período de um ano em 136 estudantes de graduação da UFU, provenientes de 5 cursos diferentes (Biologia, Biomedicina, Engenharia Biomédica, Medicina e Medicina Veterinária) apontam, em média, uma aprovação geral das multimídias como instrumentos pedagogicamente eficazes por 75% dos estudantes, este últimos considerando de forma unânime que a presença de um tutor é fundamental para o sucesso da proposta pedagógica.
Abstract: This thesis develops an alternative approach for interdisciplinary education, based on the proposition, implementation and evaluation of an online distance-learning system devoted to Neuroscience, focused on Neuroanatomy and on Cellular Neurophysiology. This system makes use of simple and common hardware/software configurations, thus enabling high-speed connections, as well as antivirus resources. The pedagogical materials involve animations, interactive classes, photos of real anatomic parts, and texts which provide explicit connections between anatomy and pathologies. The system development considers difficulties pointed out by local undergraduate students, based on a poll carried out in order to assess Internet use in our university. The thesis proposes a rigorous methodology for the evaluation of such system, including both pedagogical and informatic issues, according to IEEE regulations, by means of formal inquiries, remote monitoring and direct observation. Evaluations were carried out during one year on 136 local undergraduate students, including five different backgrounds (Biology, Biomedicine, Biomedical Engineering, Medicine and Veterinary). Results point out that, in average, at least 75% of students consider the system very important for efficient learning, as well as the need of a tutor in order to lead such pedagogical approach based on distance-learning.
Keywords: Avaliação
E-learning
Neuroscience
Neuroanatomy
Evaluation
Medicina - Estudo e ensino
Neurociências - Estudo e ensino
Neuroatonomia - Estudo e ensino
Neuro-fisiologia - Estudo e ensino
Ensino à distância
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Engenharias
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Citation: FONSECA, Graziany Thiago. BioLabVirtual, Ferramenta de apoio pedagógico ao ensino de Neurociências. 2008. 181 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14391
Issue Date: 4-Aug-2008
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Graziany.pdf2.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.