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Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: LudosTop: estratégia de jogos e realidade virtual com vistas ao desenvolvimento do pensamento lógico-matemático
Título (s) alternativo (s): LudosTop: Strategy of Games and Virtual Reality with views to the Development of the Logical-mathematical Thought
Autor: Freitas, Marlene Roque de
Primer orientador: Lamounier Júnior, Edgard Afonso
Primer coorientador: Cardoso, Alexandre
Primer miembro de la banca: Mendes, Elise Barbosa
Segundo miembro de la banca: Rodello, Ildeberto Aparecido
Resumen: O objetivo deste trabalho é investigar o uso de técnicas computacionais que, associadas à Realidade Virtual, possibilitem a criação de um software educacional. A idéia é que este software esteja apoiado em técnicas lúdicas e cognitivas, e que possa auxiliar a atividade do educador. Tal ambiente de aprendizagem volta-se a conteúdos matemáticos e têm como público alvo, estudantes do Ensino Fundamental (2ª e 3ª séries). Busca na teoria do desenvolvimento intelectual de Jean Piaget a base pedagógica para a sua elaboração. O processo de desenvolvimento incluiu a análise de softwares educacionais, voltados para a área de Matemática, que também serviu como referencial teórico e metodológico para a elaboração do software proposto. Este software envolve estratégias de jogo, com o objetivo de motivar a faixa etária em questão. Por essa razão, foi denominado LudosTop. O design do software baseia-se na imagem de uma nave espacial. Dentro da nave, o usuário tem a possibilidade de acessar um LapTop que disponibiliza um jogo (o Quarto). O objetivo do jogo é alinhar sólidos geométricos que possuam atributos comuns. Do ponto de vista pedagógico, a identificação de tais atributos remete ao conceito de agrupamentos, tratado por Piaget. Buscando adicionar conteúdo ao momento do jogo, o usuário deve selecionar um personagem da história da matemática adotando-o como sua identidade no ambiente. O jogo disponibiliza o acesso a links que trazem informações sobre estes personagens. O trabalho inclui uma descrição das técnicas de Realidade Virtual e das linguagens de programação utilizadas (VRML e JavaScript), além de apresentar detalhes de implementação do sistema. O software foi testado em estudantes do Ensino Fundamental, gerando, por fim, um relatório que indicou o interesse dos estudantes pelo software e a possibilidade de poder contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático.
Abstract: The objective of this work is to investigate the use of computacional techniques that, associated to Virtual Reality, make possible the creation of an educational software. The idea is that this software were based on cognitive and entertaining techniques so that it could aid the educator's activity. Such learning atmosphere is concerning mathematical contents and its public are students of the Fundamental Teaching (2nd and 3rd series). The pedagogic base for its elaboration is the Jean Piaget's theory of the intellectual development. It involves game strategies, attributing entertaining characteristics to the learning moments. For that reason, in fact, was denominated Ludostop. Such a funny feature is coherent, for its time, with the characteristics of the age group in subject. The work includes the analysis of some educational softwares, and it concerns to the area of Mathematics; such programs served as theoretical and methodological referencial for the elaboration of the proposed software. The design of the software is based on the image of a spaceship, ready for an interplanetary trip. Inside the ship, the user has the possibility to access a Laptop. The Laptop makes available a game ( Quarto ), and it also allows to access links that bring information about mathematics to scientists. The objective of the game is to align geometric solids with common attributes. From the pedagogic point of view, the identification of such attributes stimulates the development of the mathematical logical reasoning, as it is explained in the theoretical base (Chapter 2). The work includes, also, description of Virtual Reality techniques and of the programming languages (VRML and JavaScript) used. Besides, the work presents details of the system implementation. The software was tested in children of the Fundamental Teaching, generating, finally, a report about this experience.
Palabras clave: Software educativo
Ensino de matemática
Jogos
Jogo quarto
Educational software
Teach of mathematics
Virtual reality
Games
Game quarto
Software
Jogos em educação matemática
Realidade Virtual
Área (s) del CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Engenharias
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Cita: FREITAS, Marlene Roque de. LudosTop: Strategy of Games and Virtual Reality with views to the Development of the Logical-mathematical Thought. 2008. 143 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14380
Fecha de defensa: 27-mar-2008
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica

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