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dc.creatorLima, Sandra Fernandes de Oliveira-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:38:04Z-
dc.date.available2013-07-31-
dc.date.available2016-06-22T18:38:04Z-
dc.date.issued2013-03-01-
dc.identifier.citationLIMA, Sandra Fernandes de Oliveira. Proposta de um sistema computacional utilizando metáforas aderentes à escrita e leitura musical por deficientes visuais e seus acompanhantes, utilizando células hexadecimais com quatro pontos em relevo, conceitos da numerofonia e a codificação numérica do Código Braille. 2013. 180 f. Tese (Doutorado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2013.24por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14323-
dc.description.abstractLearning music, mostly through musical scores, is a difficult task, even for people who do not have visual problems. Learning musical demands years of effort and dedication. Moreover, the music learning tasks for a blind is much more complex. Besides the complexity of the Braille code for music (musicografia Braille), there are few people trained to teach music by this method. This work presents a solution that seeks to simplify the coding of both writing and reading music through cells of raised dots, as also make teaching and learning more attractive, requiring visually impaired and their assistants, less effort, less time and less dedication. This work presents a computational solution that seeks to give the visually impaired, accessibility to the songs as they are posted on the same internet. Unfortunately, the biggest barrier to be faced, it is still a lack of professionals to teach the blind to read such encoding. The proposed system, prototyped and now presents a new simplified coding, presenting the music score in basic cells of 4 points in relief (4 raised dots arranged in cells), musical, textual and Numerofonia format. The proposed method is based on the paradigm of decimal encoding proposed by Braille and the paradigm number already used in international encoding of musical events. The method of this research presents a paradigm that allows, with less effort and less dedication, training of teachers, family members and assistants of visually impaired in learning musical notation proposed here. Learning to read music is relevant due to the fact that, since the assistant learn the paradigm and he can read music, it will be easier to teach visually impaired under his tutelage, the new musicografia. Software was designed and implemented in functional language for generating the codes of this work, as well as other paradigms focused on use by accompanying of visually impaired.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDeficiente visualpor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectNumerofoniapor
dc.subjectAscheropor
dc.subjectMIDIpor
dc.subjectBraillepor
dc.subjectBarbierpor
dc.subjectMusicografia Limapor
dc.subjectCódigo Limapor
dc.subjectVisual Impairedeng
dc.subjectMusiceng
dc.subjectNumerofoniaeng
dc.subjectDeficientes Visuaispor
dc.subjectMúsica por computadorpor
dc.titleProposta de um sistema computacional utilizando metáforas aderentes à escrita e leitura musical por deficientes visuais e seus acompanhantes, utilizando células hexadecimais com quatro pontos em relevo, conceitos da numerofonia e a codificação numérica do Código Braillepor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Yamanaka, Keiji-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798494D8por
dc.contributor.referee1Ribeiro, Sônia Tereza da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766087P6por
dc.contributor.referee2Azevedo, Haroldo Rodrigues de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787703U6por
dc.contributor.referee3Borges, Jose Antonio dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721042H9por
dc.contributor.referee4Dorça, Fabiano Azevedo-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778178U3por
dc.creator.LattesLIMA, Sandra Fernandes de Oliveirapor
dc.description.degreenameDoutor em Ciênciaspor
dc.description.resumoAprender música, principalmente através de partituras musicais, é uma tarefa difícil, mesmo para pessoas que não possuem problemas visuais. O aprendizado musical demanda anos de esforço e de dedicação. Por outro lado, a tarefa de aprender música, para um deficiente visual, é bem mais complexa. Além da complexidade do Código Braille para música (Musicografia Braille), existem poucas pessoas capacitadas a ensinar música através deste método. Este trabalho apresenta uma solução que busca tanto simplificar a codificação da escrita e leitura musical através de células de pontos em relevo, como, também, tornar o ensino e o aprendizado mais atrativos, exigindo dos deficientes visuais e seus assistentes, um menor esforço, menos tempo e menos dedicação. Este trabalho apresenta uma solução computacional que busca dar, aos deficientes visuais, acessibilidade às músicas à medida que as mesmas são postadas na internet. Infelizmente, a maior barreira a ser enfrentada, ainda é a falta de profissionais para ensinar o deficiente visual a ler tal codificação. O sistema proposto, e já prototipado, apresenta uma nova codificação simplificada, apresentando a partitura da música em células básicas de 4 pontos em relevo (4 raised dots arranged in cells), em formato musical textual e em formato numerofônico. O método proposto tem como base o paradigma da codificação decimal proposta por Braille e o paradigma numérico já utilizado na codificação internacional de eventos musicais. O método desta pesquisa apresenta um paradigma que permite, com um menor esforço e menor dedicação, a capacitação dos professores, dos familiares e dos assistentes dos deficientes visuais no aprendizado da notação Musical aqui proposta. Destaca-se ser isto relevante devido ao fato de que, uma vez que o assistente aprenda o paradigma e ele consiga ler as músicas, ficará mais fácil ensinar ao deficiente visual sob sua tutela, a nova musicografia. Um software foi idealizado e implementado em linguagem funcional CLEAN para geração dos códigos da musicografia deste trabalho, bem como dos outros paradigmas voltados à utilização pelos acompanhantes dos deficientes visuais.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.te.2013.24-
dc.orcid.putcode81755233-
dc.crossref.doibatchid69b4b03e-9de1-4958-9ec9-1b398c9dbb17-
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