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metadata.dc.type: Tese
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Realidade virtual como tecnologia assistiva para alunos com deficiência intelectual
metadata.dc.creator: Malaquias, Fernanda Francielle de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Lamounier Júnior, Edgard Afonso
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Cardoso, Alexandre
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Rosa Maria Esteves Moreira da
metadata.dc.contributor.referee2: Miranda, Arlete Aparecida Bertoldo
metadata.dc.contributor.referee3: Giraffa, Lucia Maria Martins
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de avaliar o potencial da Realidade Virtual como tecnologia assistiva para alunos com deficiência intelectual, especialmente no ensino de conceitos lógico-matemáticos. Para tanto, foi desenvolvido um software, denominado VirtualMat, que consiste em um jogo educativo baseado em Realidade Virtual. Esse jogo possibilita ao professor explorar com os alunos diversos conceitos fundamentais da Matemática. Ele foi validado por profissionais da área de educação especial e utilizado em duas escolas inclusivas por alunos com deficiência intelectual. A fim de avaliar a eficiência do VirtualMat, foi adotada uma metodologia tanto quantitativa quanto a qualitativa. Na etapa quantitativa foram aplicados questionários aos professores. Esses questionários, referentes às habilidades e conhecimentos dos alunos em questão, foram aplicados antes da etapa de utilização do VirtualMat nas escolas e foram reaplicados após um período de 3 meses de uso. Para análise estatística utilizou-se o teste t, a fim de verificar se a pontuação média geral dos alunos após a utilização do VirtualMat seria significativamente maior que a alcançada antes da utilização do mesmo, bem como estatísticas descritivas para análises exploratórias. Na etapa qualitativa, foi utilizada a técnica de observação tendo sido realizado, sistematicamente, um registro dos fatos ocorridos durante a aplicação do software. Esse conjunto de anotações foi, posteriormente, reunido para relato no presente estudo, buscando-se ampliar a discussão teórica com o que foi observado na prática. Os resultados indicaram que o VirtualMat contribuiu significativamente para que os alunos com deficiência intelectual apreendessem conceitos e habilidades que ainda não tinham sido apreendidos por eles na forma convencional, apontando indícios de que a Realidade Virtual, quando utilizada como Tecnologia Assistiva, tem um impacto positivo no processo de ensino/aprendizagem desses alunos.
Abstract: The aim of this work is to evaluate the potential of Virtual Reality as an assistive technology for students with intellectual disability, especially in the teaching of logicalmathematical concepts. For this purpose, a Virtual Reality game aimed at students with intellectual disability was developed. The game, called VirtualMat, enables the teacher to explore many fundamental mathematical concepts with the students. It has been validated by special education professionals and tested by students with intellectual disability from two inclusive schools. In order to evaluate the efficiency of VirtualMat, it was used an approach both quantitative and qualitative. In the quantitative stage, questionnaires were applied to the teachers. These questionnaires, regarding the skills and knowledge presented by the students, were applied prior to the tests with VirtualMat get started in schools and were reapplied after a period of 3 months of tests. For the statistical analysis it was used the t-test for hypothesis testing and descriptive statistics for exploratory analysis. In the qualitative stage, it was used the observation technique, with a record about what occurred during the application of the software. This set of notes was assembled to be reported later in the present study, aiming to expand the theoretical discussion with what was observed in practice. The results indicate that VirtualMat contributed significantly for students with intellectual disabilities to learn concepts and skills that had not been seized by them in a conventional way, pointing out evidences that Virtual Reality, when used as Technology Assistive, has a positive impact on the process of teaching/learning of these students.
Keywords: Realidade virtual
Deficiência intelectual
Tecnologia assistiva
Virtual reality
Intellectual disability
Assistive technology
Deficiência mental
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Engenharias
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Citation: MALAQUIAS, Fernanda Francielle de Oliveira. Realidade virtual como tecnologia assistiva para alunos com deficiência intelectual. 2012. 112 f. Tese (Doutorado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14303
Issue Date: 3-May-2012
Appears in Collections:TESE - Engenharia Elétrica

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