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dc.creatorSilveira, Augusto Wohlgemuth Fleury Veloso da-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:37:57Z-
dc.date.available2012-05-25-
dc.date.available2016-06-22T18:37:57Z-
dc.date.issued2012-02-24-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Augusto Wohlgemuth Fleury Veloso da. Controle de tensão na carga para motor/gerador a relutância variável de três fases. 2012. 202 f. Tese (Doutorado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2012.10por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14299-
dc.description.abstractThe subject of this work is to present a switched reluctance machine (SRM) driver capable to control the machine as a motor/generator, allowing the transition between the modes of operation while the machine is running. Six load voltage control strategies developed to be applied to a switched reluctance generator was performed, being that the strategies AV2, TBV, Hi and AMV was developed in this work. A SRM simulation able to represent the machine as a motor/generator was implemented and the results were presented. The load voltage strategies showed in this work was tested through simulations and the results indicate that the strategy called AV2 was the best one, providing a better utilization of the mechanical energy from the primary source. A prototype was assembled and the experimental results showed that the machine operating as a motor/generator operate properly and all the load voltage strategies developed to switched reluctance generator kept the voltage on the load near to the reference value confirming the functionality of the strategies.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMáquina à relutância variávelpor
dc.subjectControle de tensão na cargapor
dc.subjectConversor halfbridgepor
dc.subjectProcessador digital de sinaispor
dc.subjectMotor/geradorpor
dc.subjectSwitched reluctance machineeng
dc.subjectLoad voltage controleng
dc.subjectHalf-bridge convertereng
dc.subjectDigital signal processoreng
dc.subjectMotor/generatoreng
dc.subjectMotores de relutânciapor
dc.titleControle de tensão na carga para motor/gerador a relutância variável de três fasespor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Andrade, Darizon Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787741A6por
dc.contributor.referee1Camacho, Jose Roberto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781495E9por
dc.contributor.referee2Rodrigues, Kleiber David-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707647E6por
dc.contributor.referee3Ruppert Filho, Ernesto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783191Z3por
dc.contributor.referee4Pontes, Ricardo Silva Thé-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4257425P6por
dc.description.degreenameDoutor em Ciênciaspor
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo apresentar um acionamento capaz de controlar a máquina de relutância variável (MRV) como motor e como gerador, permitindo a transição de modos de operação com a máquina girando. Seis técnicas de controle de tensão na carga da máquina operando como gerador foram implementadas, sendo que as estratégias AV2, TBV, Hi e AMV foram desenvolvidas neste trabalho. Uma simulação da MRV capaz de representar a operação da máquina como motor/gerador foi desenvolvida e os resultados foram apresentados. As estratégias de controle de tensão na carga foram testadas através de simulação. Comparações entre as mesmas demonstraram que a estratégia AV2 é a que proporciona maior geração de energia elétrica, demonstrando a importância de se adicionar uma etapa de roda livre ao controle do GRV com malha fechada de tensão na carga. Um protótipo foi construído no laboratório utilizando DSP e resultados experimentais da máquina operando como motor/gerador, assim como resultados do GRV controlado pelas estratégias de controle de tensão na carga foram apresentados e discutidos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.te.2012.10-
dc.orcid.putcode81755255-
dc.crossref.doibatchide57dd213-9b9a-474e-90c1-98ca5f3b9ac4-
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