Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14259
Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Arquitetura para distribuição de ambientes virtuais multidisciplinares
Título (s) alternativo (s): Architecture to support multidisciplinary learning through virtual environment distribution
Autor: Ribeiro, Marcos Wagner de Souza
Primer orientador: Lamounier Júnior, Edgard Afonso
Primer coorientador: Cardoso, Alexandre
Primer miembro de la banca: Kirner, Claudio
Segundo miembro de la banca: Lima, Luciano Vieira
Tercer miembro de la banca: Guardieiro, Paulo Roberto
Cuarto miembro de la banca: Sadok, Djamel Fawzi Hadj
Resumen: Esta tese apresenta uma arquitetura para distribuição de ambientes virtuais como ferramenta de apoio a projetos multidisciplinares de ensino. Para tanto, diferentes plataformas de distribuição foram avaliadas com o objetivo de identificar aquela que com mais eficiência permita que interações ocorridas em um ambiente altere o comportamento de outros, mesmo que estes sejam relacionados a outras áreas do conhecimento. Protótipos construídos sobre a plataforma escolhida para a distribuição, seguindo uma mesma metodologia (onde aspectos do modelo de dados foram alterados) e ainda, tendo a latência, escalabilidade e extensibilidade como parâmetros de comparação demonstraram qual a melhor abordagem para construção de ambientes virtuais multidisciplinares. Cada protótipo foi construído com base em algoritmos de distribuição que permitiram ao sistema funcionar corretamente em situações passíveis de erros. Ambientes Virtuais de Biologia (paisagem com plantas, água, luz e terra) e Química (membrana de uma folha) foram utilizados tendo o fenômeno da fotossíntese como estudo de caso e relação entre os dois ambientes. O sistema foi avaliado por professores e alunos e os resultados alcançados permitiram concluir que o mesmo é eficaz e aplicável.
Abstract: This thesis presents a study of architecture for virtual environment distribution as support tool for learning multidisciplinary projects. Different distribution platforms have been evaluated with the objective to identify the one that with more efficiency allowed exactly that occurred alterations in an environment modify the behavior of others, that these are related to other areas of the knowledge. Building prototypes under the platform chosen for the distribution, following same methodology (modifying aspects of the data model) and having the latency, scalability and extensibility as method of comparison had demonstrated to which the best choice for building multidisciplinary virtual environment. Each prototype was constructed on the basis of distribution algorithms that had allowed the system to function correctly in possible situations of errors. Virtual environments of Biology (landscape with plants, water, light and land) and Chemistry (membrane and molecules) had been used having the phenomenon of the photosynthesis as study of case and relation between two environments. The system was evaluated by professors and students and the reached results had allowed concluding that it is efficient and applicable.
Palabras clave: Ambientes virtuais distribuídos
CORBA
Multidisciplinaridade
Realidade virtual
CORBA
Distributed virtual environments
Multidisciplinary
Virtual reality
Área (s) del CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Engenharias
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Cita: RIBEIRO, Marcos Wagner de Souza. Architecture to support multidisciplinary learning through virtual environment distribution. 2006. 176 f. Tese (Doutorado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14259
Fecha de defensa: 30-ene-2006
Aparece en las colecciones:TESE - Engenharia Elétrica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
MWSRibeiroTESPRT.pdf1.85 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Quimica.zip5.3 MBUnknownVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.