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dc.creatorPaula, Luciene Oliveira de-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:37:28Z-
dc.date.available2014-11-04-
dc.date.available2016-06-22T18:37:28Z-
dc.date.issued2014-07-15-
dc.identifier.citationPAULA, Luciene Oliveira de. Wastewater treatment of the automotive activity by conventional and catalytic ozonation. 2014. 117 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.343por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14207-
dc.description.abstractThe car wash is an activity that uses large volumes of water and generates effluents which have turbidity, chemical oxygen demand (COD), color and the presence of surfactants and oils and greases high, giving it high potential as a pollutant. In this context, the potential of the process of conventional and catalytic ozonation for residual water treatment of vehicle washing was evaluated taking into account mainly the increase of the biodegradability of organic compounds. For this purpose, we assessed conventional ozonation effects on the following parameters: true color, turbidity, alkalinity and COD, for different values of pH. Catalytic ozonation was also evaluated in respect to the addition of activated carbon in reaction medium. In order to evaluate the actual oxidation of organic matter that occurred during the process of ozonation, studies of stripping of volatile gases through the bubbling compressed air and pure oxygen were performed using minimum stripping. Conventional ozonation was effective especially on effluent discoloration, however, when only ozone was applied into the process it did not reach a high effluent mineralization degree, which was evidenced by low reduction of COD parameter. Activated carbon addition increased the removals efficiencies for all parameters analyzed. This fact allows us to conclude that activated carbon was able to catalyze the decomposition of molecular ozone in highly reactive species in the aqueous phase, as the hydroxyl radical, as well as acting as adsorbent in the process.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectOzôniopor
dc.subjectCarvão ativadopor
dc.subjectÁgua residuária da atividade automotivapor
dc.subjectOzoneeng
dc.subjectActivated carboneng
dc.subjectWastewater of the automotive activityeng
dc.subjectÁguas residuais - Purificação - Ozonizaçãopor
dc.titleTratamento de água residuária da atividade automotiva por ozonização convencional e catalíticapor
dc.title.alternativeWastewater treatment of the automotive activity by conventional and catalytic ozonationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Salla, Marcio Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707314Z2por
dc.contributor.referee1Soares, Leonardo Vieira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760258Y7por
dc.contributor.referee2Bertolino, Sueli Moura-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744881H7por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713777P0por
dc.description.degreenameMestre em Engenharia Civilpor
dc.description.resumoA lavagem de veículos é uma atividade que utiliza elevados volumes de água e gera efluentes, que possuem turbidez, demanda química de oxigênio (DQO), cor, além da presença de surfactantes e óleos e graxas elevados, que lhe conferem alto potencial poluidor. Assim, a potencialidade do processo de ozonização convencional e catalítica para o tratamento das águas residuárias da lavagem de veículos foi avaliada, levando-se em conta principalmente o aumento da biodegradabilidade dos compostos orgânicos presentes. Para tal, estudou-se o efeito da ozonização convencional em relação aos parâmetros cor verdadeira, turbidez, alcalinidade e DQO, para diferentes valores de pH. Também estudou-se a ozonização catalítica, com adição de carvão ativado no meio reacional. Ainda, a fim de se avaliar a real oxidação da matéria orgânica ocorrida durante o processo de ozonização, foram realizados estudos de arraste de gases voláteis por meio do borbulhamento de ar comprimido e oxigênio puro, constatando-se proporções mínimas de arraste. O processo de ozonização convencional apresentou-se eficiente principalmente na descoloração do efluente, entretanto, utilizando-se apenas o ozônio não ocorre elevado grau de mineralização do efluente, evidenciado pela baixa redução do parâmetro DQO. Com a adição de carvão ativado, as eficiências de remoções aumentaram para todos os parâmetros analisados. Tal situação permite concluir que o carvão ativado foi capaz de catalisar a decomposição do ozônio molecular em espécies altamente reativas na fase aquosa, como o radical hidroxila, assim como atuar como adsorvente no processo.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Civilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.343por
dc.orcid.putcode81754369-
dc.crossref.doibatchid4760f38e-67c9-4f29-9dee-77c4e5a21ac4-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Civil

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