Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14198
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorArdel, Juliana Santana-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:37:27Z-
dc.date.available2014-06-03-
dc.date.available2016-06-22T18:37:27Z-
dc.date.issued2014-02-14-
dc.identifier.citationARDEL, Juliana Santana. Guidelines to set evaluative attributes of vertical residential real estate projects. 2014. 195 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.40por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14198-
dc.description.abstractThis study aims at improving and adjusting a methodology that allows the identification of evaluative attributes of multiple floors in residential buildings. The research is based on real estate agents opinion and on users views. It also aims at improving the quality of information about the final customer and providing data to assist those agents involved with planning and designing vertical residential real estate buildings. This is important so the attributes used on projects are consistent with the needs, expectations and desires of the target audience, enabling them to achieve prominence and its subsequent insertion into the property market. To identify and rank evaluative attributes of properties, the study used a methodology based on market research, using a probability sample, in order to validate the research. The sample or target audience was composed by people interested in buying residential properties in vertical buildings in the city of Uberlândia. The development process involved the participation in events related to the housing market of Uberlândia, also defining relevant data for the attributes of building. It was possible to improve the data collection tool and tabulate the data, making them more streamlined and attractive. In addition, it facilitated the understanding of existing evaluative attributes. Finally, the guidelines were described based on the research carried out.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAtributos valorativospor
dc.subjectPesquisa de mercadopor
dc.subjectEdifício residencialpor
dc.subjectReal statepor
dc.subjectEvaluative attributeseng
dc.subjectMarket researcheng
dc.subjectResidential buildingeng
dc.subjectMercado imobiliáriopor
dc.subjectEdifícios de apartamentospor
dc.titleDiretrizes para definir atributos valorativos de empreendimentos imobiliários residenciais verticaispor
dc.title.alternativeGuidelines to set evaluative attributes of vertical residential real estate projectseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor-co1Peruzzi, Antônio de Paulo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791887U4por
dc.contributor.advisor1Dias, João Fernando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780737E3por
dc.contributor.referee1Ribeiro, Patricia Pimenta Azevedo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764991Y2por
dc.contributor.referee2Haddad, Emílio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783320A3por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4278746U6por
dc.description.degreenameMestre em Engenharia Civilpor
dc.description.resumoO presente estudo diz respeito ao aprimoramento e adequação de uma metodologia que possibilite, por meio da pesquisa dos agentes envolvidos no mercado imobiliário, em específico a visão do usuário (consumidor/cliente), identificar os atributos valorativos dos empreendimentos imobiliários de edificações de múltiplos pavimentos para fins residenciais. A fim de melhorar a qualidade dessas informações sobre o cliente final e fornecer informações para subsidiar os agentes envolvidos com planejamento e concepção do projeto de empreendimentos imobiliários residenciais verticais. Este reconhecimento é importante para que os atributos empregados nos empreendimentos, estejam de acordo com as necessidades, expectativas, desejos e anseios do público-alvo, possibilitando alcançar destaque e sua consequente inserção no mercado de imóveis. Para identificar e hierarquizar os atributos valorativos de imóveis utilizou-se uma metodologia baseada em pesquisa de mercado, utilizando uma amostra probabilística, com o intuito de validar a pesquisa. A amostra ou público alvo foi constituída, por interessados na compra de imóveis residenciais em edifícios verticais na cidade de Uberlândia, Minas Gerais. O processo de desenvolvimento do trabalho envolveu a participação em eventos relacionados ao mercado imobiliário de Uberlândia, chegando a delimitar subsídios relevantes para os atributos da edificação (Habitação). Com o trabalho realizado foi possível aprimorar o instrumento de coleta de informações, bem como a tabulação dos dados obtidos, tornando-o mais ágil e atrativo. Além de contribuir com novos atributos valorativos, e facilitar o entendimento daqueles já existentes. Por fim, foram descritas as diretrizes delimitadas a partir do trabalho realizado.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Civilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.40por
dc.orcid.putcode81754377-
dc.crossref.doibatchid958601c8-04e4-4d15-9383-00cbac966ee7-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DiretrizesDefinirAtributos.pdf9.07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.