Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14183
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Taxas de geração de viagens para instituições privadas de ensino superior de Uberlândia, MG
Alternate title (s): Trip generation rates for private universities in Uberlândia, MG
Author: Paula, Ana Flávia Ferreira de Castro
First Advisor: Sorratini, José Aparecido
First member of the Committee: Mesquita, Adailson Pinheiro
Second member of the Committee: Taco, Pastor Willy Gonzales
Summary: número de pesquisas que têm como objetivo avaliar o impacto de viagens, oriundas do deslocamento realizado por usuários, no trânsito do entorno de instituições de ensino superior no Brasil ainda é pequeno. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi estimar as taxas de geração de viagens para modos de transportes motorizado e não motorizado, que são utilizados por alunos, professores e servidores de Instituições de Ensino Superior (IES) privadas na cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Para tanto, foi aplicado um questionário à comunidade universitária de quatro instituições de ensino superior da cidade. Foram estimadas taxas para as viagens atraídas e produzidas por alunos, para os modos de transporte: ônibus e van, automóvel, motocicleta, e a pé e por bicicleta, nos turnos da manhã, tarde e noite. O resultado da pesquisa indicou as seguintes taxas médias de atração: modo de transporte ônibus e van (0,522), automóvel (0,325), motocicleta (0,100), e a pé e bicicleta (0,057). Quanto às taxas médias de produção a pesquisa resultou nos valores: modo de transporte ônibus e van (0,507), automóvel (0,362), motocicleta (0,109), e a pé e por bicicleta (0,056). Para o modo de transporte a pé e bicicleta o erro padrão calculado foi muito elevado e, por isso, recomenda-se o uso das taxas com cautela até que novos estudos sejam realizados e os resultados sejam comparados.
Abstract: The number of studies that assess the impact of travel, performed by users, in the traffic surrounding universities in Brazil is still small. Thus, the objective of this study was to estimate the trip generation rates for the motorized and non-motorized travel modes, which are used by students, teachers, and employees of private Universities of Uberlândia, Minas Gerais. For this purpose, a survey was applied to the university community of four universities of the city. Rates were estimated for the trips attracted and produced by students for transportation modes: bus and van, car, motorcycle, and on foot and by bicycle for the morning, afternoon and evening periods. The survey result indicated the following average attraction rates: transportation mode bus and van (0.522), automobile (0.325), motorcycle (0.100), and on foot and by bicycle (0.057). Regarding the average production rates the result was: transportation mode bus and van (0.507), automobile (0.362), motorcycle (0.109), and on foot and by bicycle (0.056). For the transportation mode on foot and by bicycle the calculated standard error was very high, then, it is recommend using the rates with caution until further studies are carried out and the results compared.
Keywords: Polo gerador de viagem
Instituição de ensino superior
Taxa de geração de viagens
Trip generator hub
University
Trip generation rate
Universidades e faculdades particulares
Transporte urbano
Area (s) of CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Language: por
Country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Institution Acronym: UFU
Department: Engenharias
Program: Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil
Quote: PAULA, Ana Flávia Ferreira de Castro. Trip generation rates for private universities in Uberlândia, MG. 2013. 101 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14183
Date of defense: 22-Mar-2013
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Flavia.pdf1.44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.