Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14132
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ribeiro, Allyne Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:37:09Z | - |
dc.date.available | 2009-10-19 | |
dc.date.available | 2016-06-22T18:37:09Z | - |
dc.date.issued | 2009-08-18 | |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Allyne Rodrigues. Economic analysis on the installation of bus corridors. 2009. 103 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14132 | - |
dc.description.abstract | Due to policy of prioritizing public transportation has become more frequent of bus corridors implementation, this work makes the technical, operational and economic analysis of the implementation of this type of enterprise. Initially, in this work was tried to identify the level of service that the transportation system operates and the types of intervention that currently are in use. Based on boarding and alighting flows on stops and collecting operational data to simulate the movement and get the operating speed in the corridor, travel time and number of people who use the service during peak hours. These data were analyzed based on concepts of operational analysis, then, it was carried out economic analysis of the enterprise. The benefits due to reduced travel time and costs of operation, maintenance and implementation were considered along the estimated useful life of 20 years. Had used the methods of net present value (NPV) of cost / benefit ratio (CBR) and Internal Rate of Return (IRR), in order to verify the economic feasibility of the project. The case study was conducted at the bus structural corridor at João Naves de Ávila Avenue, located in the southern city of Uberlândia, Minas Gerais, a Brazilian medium sized city. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Corredores de ônibus | por |
dc.subject | Transporte público | por |
dc.subject | Avaliação econômica | por |
dc.subject | Bus corridors | eng |
dc.subject | Public transportation | eng |
dc.subject | Economic assessment | eng |
dc.subject | Transportes coletivos - Uberlândia | por |
dc.subject | Transportes coletivos - Uberlândia - Aspectos econômicos | por |
dc.title | Análise econômica de corredores estruturais de ônibus | por |
dc.title.alternative | Economic analysis on the installation of bus corridors | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Faria, Carlos Alberto | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785412J3 | por |
dc.contributor.referee1 | Campos, Ilce de Oliveira | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728185T6 | por |
dc.contributor.referee2 | Brasileiro, Luzenira Alves | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721458A2 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4241107A4 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Engenharia Civil | por |
dc.description.resumo | Devido a uma política de prioridade ao transporte público, pela qual as implantações de corredores de ônibus torna-se cada vez mais frequente em cidades de médio e de grande porte, justifica-se este trabalho, que analisa economicamente a implantação de corredores Estruturais de ônibus. Em primeiro estágio, esta pesquisa visa a conhecer os tipos de intervenção e o nível de serviço em que o Sistema de Transporte opera. Com base em pesquisas de campo do tipo sobe e desce e de velocidade foi possível obter a velocidade operacional do veículo, o tempo de viagem e a quantidade de pessoas que utilizam o serviço no horário de pico; para obter esses dados antes da implantação dos corredores, foram feitas simulações de variação de e análise técnica e operacional do sistema,baseados nos custos operacionais e comparação entre os tempos de viagem antes e depois da implantação do corredor. Posteriormente, foi efetuada a análise econômica do empreendimento, utilizando os conceitos econômicos e determinou-se a economia de tempo como um dos benefícios do sistema e os custos de implantação e manutenção. Esses custos foram listados ao longo da vida útil do projeto e aplicaram-se os métodos de Valor Presente Líquido (VPL), a relação Benefício/Custo (RBC) e a Taxa Interna de retorno (TIR), de forma a verificar se o empreendimento é viável economicamente ou não. O estudo de caso foi o Corredor Estrutural da Avenida João Naves de Ávila que se situa na cidade de Uberlândia-MG. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | por |
dc.publisher.department | Engenharias | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.orcid.putcode | 81754304 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Civil |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Allyne.pdf | 1.08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.