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dc.creatorRibeiro, Allyne Rodrigues
dc.date.accessioned2016-06-22T18:37:09Z-
dc.date.available2009-10-19
dc.date.available2016-06-22T18:37:09Z-
dc.date.issued2009-08-18
dc.identifier.citationRIBEIRO, Allyne Rodrigues. Economic analysis on the installation of bus corridors. 2009. 103 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14132-
dc.description.abstractDue to policy of prioritizing public transportation has become more frequent of bus corridors implementation, this work makes the technical, operational and economic analysis of the implementation of this type of enterprise. Initially, in this work was tried to identify the level of service that the transportation system operates and the types of intervention that currently are in use. Based on boarding and alighting flows on stops and collecting operational data to simulate the movement and get the operating speed in the corridor, travel time and number of people who use the service during peak hours. These data were analyzed based on concepts of operational analysis, then, it was carried out economic analysis of the enterprise. The benefits due to reduced travel time and costs of operation, maintenance and implementation were considered along the estimated useful life of 20 years. Had used the methods of net present value (NPV) of cost / benefit ratio (CBR) and Internal Rate of Return (IRR), in order to verify the economic feasibility of the project. The case study was conducted at the bus structural corridor at João Naves de Ávila Avenue, located in the southern city of Uberlândia, Minas Gerais, a Brazilian medium sized city.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCorredores de ônibuspor
dc.subjectTransporte públicopor
dc.subjectAvaliação econômicapor
dc.subjectBus corridorseng
dc.subjectPublic transportationeng
dc.subjectEconomic assessmenteng
dc.subjectTransportes coletivos - Uberlândiapor
dc.subjectTransportes coletivos - Uberlândia - Aspectos econômicospor
dc.titleAnálise econômica de corredores estruturais de ônibuspor
dc.title.alternativeEconomic analysis on the installation of bus corridorseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Faria, Carlos Alberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785412J3por
dc.contributor.referee1Campos, Ilce de Oliveira
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728185T6por
dc.contributor.referee2Brasileiro, Luzenira Alves
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721458A2por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4241107A4por
dc.description.degreenameMestre em Engenharia Civilpor
dc.description.resumoDevido a uma política de prioridade ao transporte público, pela qual as implantações de corredores de ônibus torna-se cada vez mais frequente em cidades de médio e de grande porte, justifica-se este trabalho, que analisa economicamente a implantação de corredores Estruturais de ônibus. Em primeiro estágio, esta pesquisa visa a conhecer os tipos de intervenção e o nível de serviço em que o Sistema de Transporte opera. Com base em pesquisas de campo do tipo sobe e desce e de velocidade foi possível obter a velocidade operacional do veículo, o tempo de viagem e a quantidade de pessoas que utilizam o serviço no horário de pico; para obter esses dados antes da implantação dos corredores, foram feitas simulações de variação de e análise técnica e operacional do sistema,baseados nos custos operacionais e comparação entre os tempos de viagem antes e depois da implantação do corredor. Posteriormente, foi efetuada a análise econômica do empreendimento, utilizando os conceitos econômicos e determinou-se a economia de tempo como um dos benefícios do sistema e os custos de implantação e manutenção. Esses custos foram listados ao longo da vida útil do projeto e aplicaram-se os métodos de Valor Presente Líquido (VPL), a relação Benefício/Custo (RBC) e a Taxa Interna de retorno (TIR), de forma a verificar se o empreendimento é viável economicamente ou não. O estudo de caso foi o Corredor Estrutural da Avenida João Naves de Ávila que se situa na cidade de Uberlândia-MG.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Civilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81754304-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Civil

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