Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14128
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCrosara, Regina
dc.date.accessioned2016-06-22T18:37:09Z-
dc.date.available2009-07-21
dc.date.available2016-06-22T18:37:09Z-
dc.date.issued2009-03-06
dc.identifier.citationCROSARA, Regina. Environmental diagnosis in school for ISO 14001 certification. 2009. 119 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14128-
dc.description.abstractIn this work was carried out a qualitative-quantitative research which is characterized as a case study, it was done at an institution of Basic Education, the State School Professor José Ignácio de Sousa (EEPJIS), located in Uberlândia MG. As it is an area of social relations, cultural, personal and environmental, the school is the place to obtain, through examples, changes in behavior so desired by our society. We wish to establish a precedent from this work proposal, carrying out the diagnosis of school environmental and their preparation to obtain the ISO 14001 certification, since there is not any accreditation by this standard in schools of Basic Education. Another intention of this research is the implementation of an Environmental Management System (EMS) for an environmental policy and the establishment of objectives and goals for future improvement, thereby improving the overall environmental performance. The diagnoses made in EEPJIS weight up the water consumption, energy consumption, food consumed, the solid waste produced and the quantity of this, the final destination of this waste, or the wooded or not areas and the impervious and permeability areas. Several programs were presented which will optimize the use of the natural resources of school as the programs are introduced. As the EMS was proposed, the Environmental Policy with physical and temporal targets will show actions and inspections to be taken by the own members of the community.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNorma ISO 14001por
dc.subjectUniverso escolarpor
dc.subjectDiagnóstico ambientalpor
dc.subjectCertificação ambientalpor
dc.subjectISO 14001eng
dc.subjectSchool universeeng
dc.subjectEnvironmental diagnosiseng
dc.subjectEnvironmental managementeng
dc.subjectEnvironmental certificationeng
dc.subjectGestão ambientalpor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.titleDiagnóstico ambiental no universo escolar voltado para a certificação ISO 14001por
dc.title.alternativeEnvironmental diagnosis in school for ISO 14001 certificationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor-co1Fehr, Manfred
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788645Y7por
dc.contributor.advisor1Alamy Filho, José Eduardo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703201Y9por
dc.contributor.referee1Maragno, Ana Luiza Ferreira Campos
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786650E4por
dc.contributor.referee2Grossi, Suely Regina Del
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703669P9por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4162690Z7por
dc.description.degreenameMestre em Engenharia Civilpor
dc.description.resumoNeste trabalho, foi realizada uma pesquisa qualitativa-quantitativa que se caracterizou como um estudo de caso feito em uma instituição de Educação Básica, a Escola Estadual Professor José Ignácio de Sousa (EEPJIS), localizada no município de Uberlândia MG. Enquanto espaço de relações sociais, culturais, pessoais e ambientais, a instituição escolar é o local ideal para se obter, através de exemplos, as mudanças de comportamento tão almejadas pela nossa sociedade. Há pretensão de se estabelecer um precedente a partir desta proposta de trabalho, com a realização do diagnóstico do ambiente escolar e de sua preparação para a obtenção da certificação ISO 14001, pois não há conhecimento de nenhum credenciamento por esta norma, no âmbito de instituições escolares de Educação Básica. Outra pretensão desta pesquisa é a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) que visa a uma política ambiental e o estabelecimento de objetivos e metas para um futuro aperfeiçoamento, melhorando, dessa forma, o desempenho ambiental geral. Os diagnósticos realizados na EEPJIS consideraram o consumo de água, o consumo de energia, os alimentos consumidos, os resíduos sólidos produzidos, as quantidades dos mesmos, o destino final desses resíduos, as áreas arborizadas ou não e as áreas impermeáveis e permeáveis. Vários programas foram apresentados, os quais, ao serem utilizados, irão otimizar o uso dos recursos naturais na escola. Com a proposição de um SGA, uma Política Ambiental com metas físicas e temporais apresentará atribuições de ações e fiscalização a serem realizadas pelos próprios integrantes da comunidade escolar.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Civilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81754315-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Regina.pdf2.63 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.