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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14122
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Gomes, Viviani Antunes | |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:37:08Z | - |
dc.date.available | 2009-01-23 | |
dc.date.available | 2016-06-22T18:37:08Z | - |
dc.date.issued | 2008-09-12 | |
dc.identifier.citation | GOMES, Viviani Antunes. Model evaluation of the air pollution due to the flow of vehicles in cities of small porte. 2008. 174 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14122 | - |
dc.description.abstract | This work is aimed at finding a model that allows to forecast rates of air pollution in cities to small because the flow of vehicles based on the generation of scenarios and in comparison with the current situation. Initially, it was diagnosing the current situation of the study area (year 2007), based on a count of vehicles classified volume, operating conditions and traffic information in the public transport system in the area under study. The data collected were released in the Traffic Simulation Software Integrated System (TSIS), the animation and dynamic set, therefore, the current scenario in the study area. Then, three other scenarios were generated containing proposals with changes in search of better operating performance and emission levels of air pollutants minimized. The program TSIS shown to be of great value in the composition of the scenarios in this work to enable the simulation and analysis of likely future scenarios. The results showed that more possible reduction of around 6.7% on fuel consumption and expected 6.5% in average. In addition, the reorganization implemented in public transport moving part of the bus lines to another avenue with good characteristics of operation, we obtained a reduction of 5.3% in vehicles moving in the area. Thus, to allow the simulation of likely future scenarios, resulting from implementation of such solutions, or that traffic and its control, the TSIS provide subsidies for planning the movement of the vehicle fleet in small-sized cities, where the impossibility of allocating more substantial investment by governmental agencies would be offset by a rational use of the instrumentality of the program. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Poluição atmosférica | por |
dc.subject | Veículos | por |
dc.subject | Planejamento urbano | por |
dc.subject | Cidades de pequeno porte | por |
dc.subject | Atmospheric pollution | eng |
dc.subject | Vehicles | eng |
dc.subject | Urban planning | eng |
dc.subject | Cities of small porte | eng |
dc.subject | Ar - Poluição | por |
dc.title | Modelo de avaliação da poluição atmosférica devido ao fluxo de veículos em cidades de pequeno porte | por |
dc.title.alternative | Model evaluation of the air pollution due to the flow of vehicles in cities of small porte | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Faria, Carlos Alberto | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785412J3 | por |
dc.contributor.referee1 | Sorratini, José Aparecido | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799794Y5 | por |
dc.contributor.referee2 | Aguiar, Edson Martins de | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780789Z2 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4227007H6 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Engenharia Civil | por |
dc.description.resumo | Este trabalho visa definir um modelo que possibilite fazer previsão dos índices de poluição atmosférica em cidades de pequeno porte devido ao fluxo de veículos com base na geração de cenários e em análise comparativa com a situação atual. Inicialmente, fez-se o diagnóstico da situação atual da área de estudo (ano de 2007), tendo como base a contagem volumétrica classificada de veículos, condições operacionais no trânsito e informações do sistema de transporte público na área em estudo. Os dados coletados foram lançados no programa de simulação Traffic Software Integrated System (TSIS), de animação dinâmica e definido, portanto, o cenário atual na área de estudo. Em seguida, foram gerados outros três cenários contendo propostas com alterações na busca de melhor desempenho operacional e com níveis de emissão de poluentes do ar minimizados. O programa TSIS mostrou-se de grande valor na composição dos cenários nesse trabalho ao possibilitar a simulação e análises de cenários futuros prováveis. Os resultados mostraram ser possíveis obter redução da ordem de 6,7 % no consumo de combustível e 6,5 % na espera média. Além disso, com a reorganização implementada no transporte público deslocando parte das linhas de ônibus para outra avenida com boas características de operação obteve-se redução de 5,3 % nos veículos movimentando na área de estudo. Dessa forma, ao possibilitar a simulação de prováveis cenários futuros, advindos da implementação de tais ou quais soluções de tráfego e seu controle, o TSIS forneceria subsídios para o planejamento da circulação da frota de veículos em cidades de pequeno porte, onde a impossibilidade de alocação de investimentos mais vultuosos pelo Poder Público seria compensada por um uso racional da instrumentalidade do programa. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | por |
dc.publisher.department | Engenharias | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.orcid.putcode | 81754273 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Civil |
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