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dc.creatorPalhares, Camilla Resende Castro
dc.date.accessioned2016-06-22T18:37:06Z-
dc.date.available2008-07-18
dc.date.available2016-06-22T18:37:06Z-
dc.date.issued2008-05-23
dc.identifier.citationPALHARES, Camilla Resende Castro. Development of Multicentres as a form of Transportation and Urban Planning in Medium Sized Cities. 2008. 113 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14112-
dc.description.abstractIn general, the Brazilian medium sized cities are centralized and the central area has great power of attraction of trips because it has most of the urban and social activities. The degree of saturation of the flows in the network and the gradual deterioration that area has been living are reflected in loss of the life quality. This work treats the urban development with the creation of multicentres to make a more balanced distribution of the trips present in the network. The multicentres should be considered in places strategically selected and their respective influence areas considered, for this study, with radiums varying from 1 to 3 km of distance and urban decentralization rate varying from 35 to 65%. With the decentralization process, part of the trips with destination in central area would be contained in the respective multicentre areas of influence that should be stimulated economically to have larger autonomy than the existent situation. It is a long term measure whose effects can be in the attempt of guaranteeing better life quality in the future scenery and, above all, better use of the urban network. The software TransCAD (GIS-T) was used to configure the network and to do analyses of the current and future sceneries. Some tools were used to the conventional 4 steps transportation model and also for the optimization processes in the phase of traffic assignment. Thus, the flow of vehicles will be reduced in the main corridors that access to the central area and it will increase in the areas of influence of the multicentres, which generates smaller level of noise and air pollution, the urban displacements and time of trips will also be smaller generating economical benefits.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPlanejamento urbanopor
dc.subjectTransportespor
dc.subjectSubcentrospor
dc.subjectOtimizaçãopor
dc.subjectTransportation and urban planningeng
dc.subjectMulticentreseng
dc.subjectOptimizationeng
dc.subjectTransCADeng
dc.subjectTransporte urbanopor
dc.titleDesenvolvimento de subcentros como forma de planejamento urbano e de transportes em cidades de porte médiopor
dc.title.alternativeDevelopment of Multicentres as a form of Transportation and Urban Planning in Medium Sized Citieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Faria, Carlos Alberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785412J3por
dc.contributor.referee1Ferreira, William Rodrigues
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728603T6por
dc.contributor.referee2Silva, Antônio Nelson Rodrigues da
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727096U8por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4593170Y9por
dc.description.degreenameMestre em Engenharia Civilpor
dc.description.resumoEm geral, as cidades brasileiras de porte médio são centralizadas e a área central tem grande poder de atração de viagens porque detém grande parte das atividades urbanas e sociais. O nível de saturação dos fluxos no sistema viário e a deterioração gradativa que essa área tem vivenciado são refletidos em perda da qualidade de vida. Este trabalho trata do desenvolvimento urbano com a criação de subcentros para distribuir mais equilibradamente as viagens do cotidiano na rede viária urbana. Os subcentros devem ser considerados em locais estrategicamente selecionados, e suas respectivas áreas de influência consideradas, para efeito deste estudo, com raios variando de 1 a 3 km de distância e nível de descentralização urbana variando de 35 a 65 %. Com isso, parte das viagens com destino na área central ficaria contida nas respectivas áreas de influência dos subcentros que devem ser estimulados economicamente para ter maior autonomia em relação à situação existente. É uma medida cujos efeitos são de longo prazo e pode ser implantada na tentativa de garantir melhor qualidade de vida no cenário futuro e, sobretudo, melhor aproveitamento do sistema viário urbano. O software TransCAD (SIG-T) foi usado para configurar a rede viária e fazer análises dos cenários atual e futuro. Foram utilizadas algumas ferramentas aplicadas ao modelo convencional de transportes de 4 etapas e aos processos de otimização na fase de atribuição do tráfego. Assim, o fluxo de veículos será reduzido nos principais corredores que acessam a área central e aumentará nas áreas de influência dos subcentros, o que gera menor nível de poluição sonora e do ar, os deslocamentos urbanos também serão em menores distâncias, o que ocasiona benefícios econômicos e nos tempos de viagens.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Civilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81754285-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Civil

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