Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14091
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Trabalho e educação: um estudo sobre as nuances da formação do trabalhador perante a reestruturação produtiva do capital no Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE) |
Autor: | Sampaio, Inayá Maria |
Primer orientador: | França, Robson Luiz de |
Primer miembro de la banca: | Lucena, Carlos Alberto |
Segundo miembro de la banca: | Schulz, Almiro |
Resumen: | O presente estudo tem como objetivo problematizar a formação do trabalhador, seus significados e políticas em um movimento de mundialização do capital, de flexibilização da produção, de exploração intensificada da força produtiva, de reprodução social, de fetichismo da mercadoria e de assunção da sociedade organizada. Buscou-se compreender o impacto que essas transformações exercem sobre a educação e sobre o trabalho, a partir da introdução das tecnologias de informação. Em um contexto de reestruturação do capital, que procura se adaptar às novas exigências mercadológicas, com o aceleramento da produção de mercadorias descartáveis, substituíveis e voláteis, também se aceleram as formas e o tempo de formação dos trabalhadores que irão produzi-las. A pesquisa parte, então, de levantamento bibliográfico com o intuito de reconhecer os estudos baseados no materialismo dialético sobre o mundo do trabalho e suas transformações perante a reestruturação produtiva. Foi feita uma pesquisa documental, buscando discutir o Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego voltado para a formação profissional de jovens e inserção no mercado de trabalho no período de 2003 a 2007. Esse mercado está cada vez mais precarizado e excludente, perante a ofensiva do capital em relação ao trabalho, deixando o público alvo à beira da margem social. Nesse intuito, o estudo tem o objetivo de contribuir socialmente para uma reflexão maior sobre a atual situação da sociedade global, em que os fenômenos sociais são decorrentes de um processo histórico, este marcado pela excessiva exploração do capital sobre o trabalho humano, sobre o qual há escolhas sociais e estratégias políticas de utilização e manutenção. Procurou-se desvelar as nuances e os desdobramentos que estes fenômenos provocam na educação e mais especificamente na formação do trabalhador e o que a educação vem proporcionando a ele na Educação Profissional que se mantém e é reproduzida no sistema capitalista. |
Abstract: | The present study has the objective to reflect on the worker s education, its meanings and policies inserted in a movement of: globalization of the capital; flexible process of the production; intensified exploration of the productive force; social reproduction; merchandise fetishism; and emergence of the organized society. We tried to understand the impact these changes exert on the education and work, since information technologies were introduced. In a context of reorganization of the capital which looks for adapting itself to the new marketing requirements where production is speeded up, the way and worker s periods of education are also changed. A bibliographical survey was done in order to recognize studies based on the dialectic materialism related to the world of work and its changes regarding the productive re-structure. A document research was proceeded in order to analyze the National Program of Stimulation to the First Job which is related to the professional education of young people and their insertion in the work market from 2003 to 2007. This market is very difficult and excluding, facing the offensive of the capital in relation to the work. It leaves the target public at the social edge. In this way, the study has the objective to socially contribute reflecting on the current situation of the global society, where the social phenomena are caused by a historical process, which is marked by the extreme exploration of the capital on the human work, on which there are social choices and political strategies of use and maintenance. We tried to show what these phenomena provoke and, more specifically, what education has brought to the worker on what regards the Professional Education, that is kept and reproduced in the capitalist system. |
Palabras clave: | Reestruturação produtiva Políticas públicas Professional formation Productive reorganization Public politics PNPE Formação profissional |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla de la institución: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Cita: | SAMPAIO, Inayá Maria. Trabalho e educação: um estudo sobre as nuances da formação do trabalhador perante a reestruturação produtiva do capital no Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE). 2007. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14091 |
Fecha de defensa: | 7-feb-2007 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao.pdf | 1.79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.