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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Educação a distância e formação de professores: um olhar sobre a inserção institucional da Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.creator: Vasconcelos, Juliene Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Marques, Mara Rubia Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Rodrigues, Marilúcia de Menezes
metadata.dc.contributor.referee2: Danatoni, Alaíde Rita
metadata.dc.description.resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar a inserção da Universidade Federal de Uberlândia/UFU em programas de capacitação e formação de professores em exercício na modalidade à distância, dentro do quadro das políticas mineiras de reforma educacional implementadas a partir dos anos 1990. Na pesquisa buscamos identificar teoricamente: (1) o sentido da reforma educacional e a relação entre a reforma e reorganização atual do Estado Popkewitz (1997; 1998), Sacristán (1996) e Silva Jr. (2002); (2) as tendências internacionais e nacionais para a educação Lima (2004), Marques (2002), e Tommasi (1998); (3) as mudanças na Educação Superior e a formação de professores no Brasil Georgen (2002), Ristoff (1999), Santos (1994; 2004), e Sobrinho (2004); (4) as características das ações de formação em geral e de formação/capacitação de professores na modalidade à distância no Brasil, a partir da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/LDB (Lei nº 9394/96) Pretto (1999), Saraiva (1996) e Silva Jr. (2003); (5) as características das ações de formação/capacitação de professores na modalidade à distância em Minas Gerais, com destaque para o Programa de Capacitação de Professores PROCAP fase Escola Sagarana, e o projeto VEREDAS - Formação Superior de Professores Marques (2000; 2001) e Mattos & Perez (2001); (6) as percepções dos gestores da Universidade Federal de Uberlândia relacionados a esses programas de capacitação/formação de professores, quanto às políticas, as ações institucionais e as perspectivas da UFU em relação à educação a distância. A análise documental abrangeu documentos legais e dos programas no sentido de verificar as suas diretrizes políticas e sua relação com a instituição universitária. O trabalho de campo foi realizado por meio de entrevistas semi-estruturadas, como metodologia de coleta de dados, com os gestores envolvidos tanto no Programa de Capacitação de Professores PROCAP fase Escola Sagarana, como no curso VEREDAS - Formação Superior de Professores: o Reitor, dois Pró- Reitores de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, uma Diretora de Extensão e três Coordenadores Acadêmicos, todos da UFU. A guisa de conclusão, destacamos três aspectos claramente evidenciados pelos entrevistados: a Universidade vem fazendo esforços para participar dos programas, apesar das críticas de alguns gestores. Discutem sobre o locus institucional da gestão dos programas e sobre a autonomia da universidade em relação a projetos dessa natureza. Assim sendo, entendemos que há na Instituição paradoxos e desafios em relação a EaD na formação de professores, o que sugere ampliação de espaços institucionais para debates, estudos e pesquisas que envolvam todos os segmentos da universidade.
Abstract: This research aims at analyzing the extent of the participation of UFU (Universidade Federal de Uberlândia), within the State policies for the educational reformation being implemented since the 1990s, in Distance Learning programs to graduate and improve teachers. With the research we attempt to theoretically identify: (1) the real sense of such educational reformation and the relationship between the reformation and the current reorganization of the State affairs Popkewitz (1997; 1998), Sacristán (1996) and Silva Jr. (2002); (2) the international and national trends for education Lima (2004), Marques (2002), and Tommasi (1998); (3) the changes in College Education and the graduation of teachers in Brazil Georgen (2002), Ristoff (1999), Santos (1994; 2004), and Sobrinho (2004); (4) the characteristics of actions in general that lead to graduate teachers and those related to the Distance Education Graduation/ Improvement of teachers in Brazil, since the advent of the new law for Policies and Basics in the National Education/LDB nº 9394/96 Pretto (1999), Saraiva (1996) and Silva Jr. (2003); (5) the characteristics of actions of Distance Education Graduation/ Improvement of teachers in the State of Minas Gerais, giving emphasis to the PROCAP (Phase of the Escola Sagarana Policy, whcih stands for Teachers Improvement Program) and the project VEREDAS (College Teachers Graduation) Marques (2000; 2001) and Mattos & Perez (2001); (6) finally, the perceptions of UFU managers related to those Graduation/ Improvement programs for teachers concerning institutional policies and actions, and their expectation over distance education. The analysis of documents comprehended legal documents and programs, and aimed at checking their political policies and their relation with the University. The fieldwork was done with partially-structured interviews as a data-collecting methodology. The interviewed managers involved in the PROCAP and the VEREDAS were: UFU Rector, two UFU Pro-Rectors (Extension, Culture and Students Affairs), a UFU Extension Director, and three UFU Academic Coordinators. To conclude, we detach three aspects clearly emphasized by the interviewees: the University has made an effort to participate in those programs, despite the heavy criticism of some managers. They discuss over the program managing institutional locus and the autonomy of the university in relation to projects of such nature. So, we understand there are paradoxes and challenges within the Institution concerning the Distance Education in the graduation of teachers, which suggest more institutional space for debates, studies and researches involving all segments of the university.
Keywords: Educação a Distância
Formação de Professores
Inserção Institucional
Distance education
Graduation of teachers
Institutional participation
Ensino a distância
Professores - Formação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: VASCONCELOS, Juliene Silva. Educação a distância e formação de professores: um olhar sobre a inserção institucional da Universidade Federal de Uberlândia. 2006. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14087
Issue Date: 14-Jun-2006
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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