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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14085
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Ensino da arte na educação municipal de Uberlândia: potencialidades e silenciamentos no campo do multiculturalismo |
Author: | Sá, Raquel Mello Salimeno de |
First Advisor: | Marques, Mara Rúbia Alves |
First member of the Committee: | Mota, Maria Veranilda Soares |
Second member of the Committee: | Guimarães, Leda Maria de Barros |
Summary: | Este trabalho recompõe a trajetória do ensino de arte na educação municipal de Uberlândia entre 1990 e 2006 para detectar potencialidades e silenciamentos no campo do multiculturalismo. Destaca como as políticas públicas têm tratado as questões culturais na arte-educação, como se materializam nos espaços institucionais de formação continuada de professores e o que tais espaços propõem por intermédio de seus gestores. Enfoca os aspectos históricos, epistemológicos e pedagógicos, articulando experiência social e profissional com ensino de arte e promovendo um diálogo com diferentes autores que tratam da teorização estética e social e de suas relações com o ensino da arte na modernidade e na pósmodernidade. Aprofunda pressupostos conceituais relativos às relações de poder com a educação e suas conexões com o multiculturalismo no ensino de arte, aproximando-nos de campos como sociologia, antropologia e enfocando a crise de paradigmas e suas relações com as culturas, os poderes e as identidades. Faz um breve histórico da arte-educação contemporânea desde o princípio até seus marcos mais significativos , detectando a ação das políticas públicas nas diferentes fases do capitalismo desde a institucionalização do ensino de arte até a atualidade para sustentar a identificação de avanços e limitações em tais políticas na arte-educação nacional e local, tendo em vista que a teia das relações interinstitucionais define avanços e limitações relativos às formas de multiculturalismo geradas, que se constroem com base nos conceitos de arte, educação e cultura. O foco da investigação são os principais centros de formação continuada de professores ligados à Universidade Federal de Uberlândia e à prefeitura dessa cidade. Do ponto de vista operacional, a investigação se orientou pelo diálogo entre diferentes abordagens metodológicas, adotando a pesquisa qualitativa e partindo da análise de registros/fontes e da história oral temática por meio de entrevistas. O método da autobiografia aplicado à minha pessoa e o da história oral aplicado aos colaboradores da pesquisa dialogaram e se desenvolveram na perspectiva de narrativas sociais. Assim, buscou-se cumprir os objetivos propostos no início e apresentar uma síntese final reflexiva sobre o trabalho todo. |
Abstract: | This work retakes the development of art teaching in the education net of Uberlândia, state of Minas Gerais, between 1990 and 2006, aiming to identify potentialities and omissions in the multiculturalism field. It highlights how public policies have dealt with cultural matters in art education, how they are being put into practice in institutions that offer continuing teacher education programs and what they propose. It focuses on history, epistemology, and pedagogy in an attempt of articulating social, professional experience with art teaching and fostering a dialogue with different authors who deal with social, aesthetic theories and their relationship with art teaching in modernity and post modernity. It deals more deeply with conceptual assumptions related to the power relationships in education and their links with multiculturalism in art teaching. In so doing, it converges to sociology, anthropology and touches the paradigm crisis and their relationships with cultures, powers, and identities. It also makes some historical appointments on art education from its beginnings to its more relevant marks and points out the public policies action during different stages of capitalism from the institutionalization of art teaching to the current days to support the identification of advances and limitations in such policies in local and national art education; it considers that the inter-institutional relationships net defines advances and limitations related to the multiculturalism forms generated so far and which build themselves based on the notions of art, education, and culture. The investigation focus is the main centers of continuing education places aimed at teachers linked to the Universidade Federal de Uberlândia and to the Uberlândia city hall. It is guided by a dialogue between different methodological approaches combined with qualitative research procedures, with analysis of sources and records and with thematic oral history through interviews. The autobiographical method applied to me as a researcher and the oral history method applied to the research subjects were developed in the perspective of socials narratives. Therefore, one has searched to achieve the research aims and present a final, reflexive synthesis of the whole work. |
Keywords: | Ensino de arte Cultura Poder Art teaching Culture Power Arte na educação Uberlândia Educação Uberlândia (MG) |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Institution Acronym: | UFU |
Department: | Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | SÁ, Raquel Mello Salimeno de. Ensino da arte na educação municipal de Uberlândia: potencialidades e silenciamentos no campo do multiculturalismo. 2007. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14085 |
Date of defense: | 29-Aug-2007 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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