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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Formação e saberes das professoras do Assentamento Rural Vila Isabel, Bahia, Brasil: Tecendo teias, desvelando identidades
metadata.dc.creator: Mateus, Kergilêda Ambrosio de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Marquez, Damáris Naim
metadata.dc.contributor.referee1: Rios, Gilma Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Guimarães, Selva
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação tem como objeto de estudo a formação e os saberes de professoras que atuam no Assentamento Rural Vila Isabel, situado na região Sul do Estado da Bahia. Os objetivos da pesquisa foram: Identificar os saberes e as experiências das docentes; mostrar as suas singularidades e delinear, por meio dos conhecimentos que mobilizam na sala de aula e das suas semelhanças e diferenças, as identidades desses profissionais. Para a realização dessa investigação, empregou-se uma abordagem qualitativa, visto possibilitar uma melhor análise da formação profissional das docentes, levando em consideração o seu contexto social, sua história de vida e seu modo de compreender e atuar no mundo. Foi utilizada a história oral temática como metodologia que viabiliza o estudo da experiência das pessoas, buscando apreender, a partir das narrativas das participantes, elementos que possibilitam desvelar a identidade das professoras. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais semi-estruturadas e aplicação de questionário, realizados com um grupo de seis professoras, registrados por áudio e transcritos na íntegra. Por meio dos relatos das educadoras foi-nos revelada a importância dos saberes da experiência para a prática educativa, bem como a influência do contexto social na ação docente. Entretanto as colaboradoras salientam que os fundamentos teóricos são imprescindíveis e estão presentes nas suas atividades educativas. Ficou evidenciado, também, que a formação docente é multifacetada, acontece por meio de descontinuidades e por tempo indeterminado, em que se mesclam as várias tendências pedagógicas e os diversos modelos de atuação, desde a tecnicista até a do professor como intelectual crítico. O Movimento de Luta pela Terra e os seus ideais constituem-se como agentes educativos, tornando-se elementos fundamentais na formação dos sujeitos alunos e professores que atuam naquele contexto social. Com essa investigação, busca-se abrir um caminho de possibilidades, reacendendo o sonho, dando voz e vez a sujeitos históricos e suas reais experiências, marcadas por vitórias, fracassos, sonhos e resistências.
Abstract: This dissertation has as object of study the formation and the knowing of teachers who work in Vila Isabel Rural Settlement, situated in the South region of Bahia State. The purposes of the research were: Identifying the teachers knowing and experiences; showing their singularities; and sketching the identities of those professionals by the knowledge they mobilize in classroom and their similarities and differences. In charge of achieving this investigation, a qualitative approach was used, with the aim for enabling a better analysis of the teachers professional formation, considering their social context, their life histories and their ways of comprehending and acting in the world. The thematic oral history was used as a metodology that makes possible the study of people s experience, searching for the grasp of facts that might reveal the identity of the teachers from the narrative of the participants. The information was collected by half-structuralized individual interviews and the application of a questionnaire, which were realized with a group of six teachers, registered in audio and whole written. Through what was reported by the educators, we were disclosed the importance of the knowing that comes from the experience for the educational practice, and even the influence of the social context on the teacher s action. However, the collaborators point out that the theoretical fundamentals are indispensable and they are present in their educational activities. It also became evident that the teacher s formation happens through discontinuities and for a not determined period, where the several pedagogical trends and models of performance get mixed, since the technicist one up to the teacher as a critic intellectual. The Movement of Fight for the Land and its ideals are constituted as educational agents, becoming basic elements in the formation of the individuals students and teachers who perform in that social context. With this investigation, we try to open a way of possibilities, reviving a dream, giving a voice to historical individuals and their real experiences that were marked by victories, failures and resistance.
Keywords: Formação e saberes docentes
Educação do campo
Movimentos sociais do campo
Movimento de luta pela terra - MLT
Professores - formação
Trabalhadores rurais - Educação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: MATEUS, Kergilêda Ambrosio de Oliveira. Formação e saberes das professoras do Assentamento Rural Vila Isabel, Bahia, Brasil: Tecendo teias, desvelando identidades. 2007. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14066
Issue Date: 30-Aug-2007
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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