Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14060
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Marta de Oliveira
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:51Z-
dc.date.available2007-11-09
dc.date.available2016-06-22T18:36:51Z-
dc.date.issued2007-07-05
dc.identifier.citationSILVA, Marta de Oliveira. No desvelar de polêmicas contemporâneas, o desafio do ensino de biologia. 2007. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14060-
dc.description.abstractThis research of qualitative nature aims to verify the contribution of the approach of polemic themes of Contemporary Biology in the building of values, attitude and their implications to the process of learning. The investigation was made by the application of a pedagogic project. The focus is the study of cloning and stem-cell because they are present themes, and students may be interested in them. Besides, these subjects present controversy. We look for understanding about the phenomenons, according to the education theory. To develop this project, we use as resource, texts of cientific release and some illustration about it. Data were collected by direct observation of classroom during the developing of the pedagogic project and coletive interview with students. The classes were recorded and the interviews were recorded by tape. We observe that polemic questions in classrooms can be possibilities and challenge to the didatic pedagogic plane. The controversies were the element that enables questionary and explanations. The result of it is some critical reflexions about various aspects. The research shows that cientific knowledge is changed in school context and the building of competences goes over to conceptual concepts and it emproves the intelectual autonomy of critical sense and respect of values such as solidarity, justice and human dignity. The focus of this kind of polemic questions in contemporany biology opens the possibility to form subjects with ethical, reflexive and critical values. The polemics and controversies facilitate students to present better interesting and participation in classes.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.formatapplication/zippor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectQuestões polêmicaspor
dc.subjectClonagempor
dc.subjectCélulas-troncopor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectEnsino de Biologiapor
dc.subjectPolemic questionseng
dc.subjectCloningeng
dc.subjectStem-celleng
dc.subjectPedagogical practiceeng
dc.subjectBiology learningeng
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopor
dc.titleNo desvelar de polêmicas contemporâneas, o desafio do ensino de biologiapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Cicillini, Graça Aparecida
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790897P4por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoEste estudo, de natureza qualitativa, tem como objetivo verificar a contribuição da abordagem de temas polêmicos da Biologia Contemporânea na construção de valores, posturas e suas respectivas implicações ao processo ensino-aprendizagem. A investigação foi feita mediante a aplicação de um projeto pedagógico voltado para esse fim. Apresenta como foco o estudo da clonagem e células-tronco, por serem temas atuais e despertarem grande interesse nos alunos. Além disso, geram inúmeras controvérsias. Buscamos compreender os fenômenos à luz da teoria da educação progressista. Para desenvolver o projeto, utilizamos como recursos textos de divulgação científica e algumas ilustrações referentes ao assunto pesquisado. A coleta de dados se deu por meio da observação direta na sala de aula durante o desenvolvimento do projeto pedagógico e entrevista coletiva com os alunos. As aulas foram gravadas em vídeo e a entrevista por meio de gravação em fitas cassete. Observamos que a abordagem de questões polêmicas na sala de aula apresenta diferentes possibilidades e desafios para o plano didático pedagógico. As controvérsias funcionaram como elemento disparador, ajudando a motivar perguntas e organizar explicações, desencadeando a reflexão crítica sobre vários aspectos. O estudo aponta que o conhecimento científico é transformado no contexto escolar e que a construção de competências, por sua vez, vai além dos saberes conceituais, envolve a promoção da autonomia intelectual, do senso crítico e do respeito a valores como a solidariedade, a justiça e a dignidade humana. O enfoque de questões polêmicas da Biologia Contemporânea abre a possibilidade de formar sujeitos com valores éticos, com capacidade reflexiva e crítica. Os alunos demonstraram maior grau de interesse e participação na aula, com apresentação de problemáticas cotidianas geradas ou potencializadas pelas polêmicas.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753748-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MOSilvaDIS01PRT.pdf1.14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
MOSilvaDIS0203PRT.zip1.02 MBUnknownView/Open
MOSilvaDIS0405PRT.zip1.01 MBUnknownView/Open
MOSilvaDIS06PRT.zip168.74 kBUnknownView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.