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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: A organização do trabalho escolar na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia no período de 1997 a 2003: dilemas, contradições e possibilidades
metadata.dc.creator: Rezende, Leandro
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Marcelo Soares Pereira da
metadata.dc.contributor.referee1: Palafox, Gabriel Humberto Muñoz
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Maria Abadia da
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho se insere na linha de pesquisa de Políticas e Gestão em Educação do Programa de Pós-Graduação/Mestrado em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, tendo como foco de investigação a organização e gestão do trabalho escolar. Analisou-se a experiência da organização do trabalho escolar na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia, no período de 1997 a 2003, frente às políticas educacionais no contexto do neoliberalismo e frente aos modelos de gestão da educação. Nesse percurso, realizamos uma investigação bibliográfica e documental para, primeiramente, a partir das diretrizes produzidas no campo sócio-político-econômico neoliberal, perpassando pela redefinição deste Estado e pela consolidação das políticas públicas no mundo e no Brasil, contextualizar as mudanças do mundo do trabalho e suas interferências na gestão dos processos de trabalho. Em seguida, ao focalizar como as políticas educacionais nacionais se constituíram, identificando quais formas de relação se estabeleceram entre Estado e sociedade, analisou-se os diferentes enfoques no campo da gestão escolar e como essa gestão se configurou nas principais propostas de organização do trabalho escolar implementadas pela Escola Cidadã, Escola Plural, Escola Candanga e Escola Sagarana. Por último, ao reconstruir os movimentos iniciais de organização do trabalho escolar da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia, conforme a perspectiva dos documentos produzidos pelos seus autores, analisou-se o processo de discussão desenvolvido durante a implantação dos Ciclos de Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Ao final deste estudo sobre a experiência vivenciada pela ESEBA/UFU, foi possível concluir que, apesar das contradições presentes em seu interior, das dificuldades encontradas durante a vivência do processo de implantação dos ciclos, esta escola conseguiu explicitar uma visão mais ampliada dos eixos investigados organização do trabalho escolar, processo de ensino aprendizagem, concepção de professor e aluno, avaliação e concepção de educação apresentando aproximações e distanciamentos com o enfoque democrático de gestão do trabalho escolar.
Abstract: This work belongs to the research topic named Politics and Management in Education of the Graduate and Master Programs of the Universidade Federal de Uberlândia, Brazil, and it is focused on the investigation of the school labor management and organization. The purpose is, then, to analyse the school labor organization experience in the Escola de Educação Básica of the Universidade Federal de Uberlândia, in the period of 1997 and 2003, according to the educational politics in the neoliberalism context and also to the education management models. Firstly, a bibliographic and documental investigation was conducted in order to, from the guidelines produced in the neoliberal social-political-economic field, coming across the redefinition of the State and the consolidation of the public politics in the world and in Brazil, contextualize the changes in the labor s world and their interference in the labor s process management. After that, by understanding how the national education politics has been constituted and by identifying which genres of relation have been established between the State and the society, the different approaches in the school management field are analysed, as well as how this management has been configured in the main proposals of the school labor organization implemented by educational projects like Escola Cidadã, Escola Plural, Escola Candanga e Escola Sagarana. Finally, by rebuilding the first school labor organization movements of the Escola de Educação Básica of the Universidade Federal de Uberlândia, according to the perspectives of the documents produced by its authors, the process of discussion developed during the implementation of the Learning Cycles and Human Development (Ciclos de Aprendizagem e Desenvolvimento Humano) is analysed. In the end of this study about the ESEBA-UFU experience, it is possible to conclude that, despite the contradictions found in its interior and the difficulties found during the process of implementation of the learning cycles, this institution had a large perception of the investigated shafts school labor organization, learning and teaching process, conception about the student and the teacher, evaluation and conception of education , sometimes close to and sometimes far from the democratic approach of school labor management.
Keywords: Políticas educacionais
Organização do trabalho escolar
Ensino fundamental
Educational politics
School labor organization
Elementary education
Política e educação
Escolas - Organização e administração
Escola de Educação Básica (ESEBA)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: REZENDE, Leandro. A organização do trabalho escolar na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia no período de 1997 a 2003: dilemas, contradições e possibilidades. 2007. 246 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14056
Issue Date: 30-Aug-2007
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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