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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Políticas de acesso à educação superior : flexibilização e democratização do ingresso na universidade
metadata.dc.creator: Souza, Joiciane Aparecida de
metadata.dc.contributor.advisor1: Rodrigues, Marilúcia de Menezes
metadata.dc.contributor.referee1: Sousa, José Vieira de
metadata.dc.contributor.referee2: Marques, Mara Rubia Alves
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa insere-se no campo das Políticas Públicas em Educação, possuindo como temática central as relações existentes entre as políticas de democratização do acesso, o processo de diversificação e de diferenciação das instituições de Educação Superior e as estratégias para flexibilização dos processos seletivos no Brasil, os quais tiveram início no governo Fernando Henrique Cardoso, seguindo recomendações de organismos internacionais, tendo como objetivo viabilizar o ingresso e o direito à Educação Superior reivindicado pela sociedade. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a possibilidade de democratização do acesso de discentes após essas mudanças nas políticas de acesso à Educação Superior, por meio da análise de dados recentes da Educação Superior brasileira, de entrevistas com os representantes das Comissões que organizam os processos seletivos das Universidades Federais de Minas Gerais e da análise do perfil dos alunos ingressantes à graduação na Universidade Federal de Uberlândia - UFU, no período de 2000 a 2006. Assim sendo, este estudo caracterizou-se como uma pesquisa de campo e documental, de abordagem quantitativa-qualitativa e de caráter analítico-crítico, utilizando-se da análise de conteúdo como técnica de tratamento de dados. Os indicadores educacionais comprovaram que o processo de diversificação e de diferenciação das Instituições de Educação Superior contribuíram com o crescimento desordenado de instituições não universitárias, principalmente do setor privado, encolhendo as ações do Estado para a expansão de universidades públicas. Constatamos que as novas formas de seleção utilizadas pelas Universidades Federais Mineiras não contribuíram para democratizar o ingresso na Educação Superior. Da mesma forma, ocorreu no caso da UFU com a implantação do Programa Alternativo de Ingresso ao Ensino Superior PAIES que, mesmo implicitamente, tinha a expectativa de contribuir com o aumento do ingresso de alunos de escola pública, principalmente aqueles de camada social menos privilegiada que têm menos condições de igualdade na disputa pelas vagas. No entanto, é necessário ressaltar que apesar de não ter ocorrido a democratização do acesso almejada, outras mudanças foram visíveis, como o surgimento de uma cultura escolar , na qual os alunos se esforçam para estudar e se preparam mais cedo para os exames seletivos, passando a valorizar a educação básica, principalmente a de nível Médio, bem como a evolução das técnicas e o aumento de discussões dos processos seletivos. Mas, ainda há a necessidade de ações concretas para a integração entre as universidades e as escolas de ensino básico públicas, as quais necessitam urgentemente de apoio para que possam voltar a oferecer qualidade de ensino, o que em nosso modo de entender possibilitará o aumento de estudantes de classe social menos favorecida na Educação Superior, garantindo a inclusão de membros de todas as classes sociais às universidades públicas e de boa qualidade. A partir da literatura consultada e dos dados analisados concluímos que a Educação Superior brasileira foi criada para atender aos interesses da pequena elite do País e continua privilegiando aqueles que já são privilegiados. Apesar dos avanços em suas políticas de acesso, ainda não foi possível democratizá-la.
Abstract: Esta investigación se profundiza en el campo de las Políticas Públicas en Educación, teniendo como temática las relaciones existentes entre las políticas de democratización del acceso, procesos de diversificación y diferenciación de las instituciones de enseñanza superior y las estrategias para la flexibilización de los procesos selectivos en el Brasil, los cuales tuvieron inicio en el gobierno Fernando Henrique Cardoso, siguiendo recomendaciones de los organismos internacionales, teniendo como objetivo viabilizar el ingreso y el derecho a la enseñanza superior reivindicado por la sociedad. El objetivo general de esta investigación fue de analizar la posibilidad de democratización del acceso de discentes después de los cambios en las políticas de acceso a la enseñanza superior, por medio de análisis de informaciones de la educación superior brasileña, de entrevistas con los representantes de las comisiones que organizan los procesos selectivos de las Universidades Federales de Minas Gerais y análisis del perfil de los alumnos ingresantes a la graduación en la Universidad Federal de Uberlândia - UFU, en el período de 2000 a 2006. Así siendo, este estudio se caracterizó, como una investigación de campo y documental, de abordaje cuantitativacualitativa y de carácter analítico-crítico, utilizando análisis del contenido como técnica de tratamiento de datos. Los indicadores educacionales comprobaron que el proceso de diversificación y de diferenciación de las instituciones de enseñanza superior contribuyeron con el crecimiento desordenado de instituciones no universitarias, principalmente del sector privado, disminuyendo las acciones del Estado para la expansión de las universidades públicas. Constatamos que las nuevas formas de selección utilizadas por las Universidades Federales Mineras no contribuyeron para democratizar el ingreso a la enseñanza superior. De la misma forma, ocurrió en el caso de la UFU con la implantación del Programa Alternativo de Ingresso ao Ensino Superior PAIES, que mismo implícitamente, tenía la expectativa de contribuir con el aumento del ingreso de alumnos de escuela pública, principalmente aquellos de clases social menos privilegiada que tienen menos condiciones de igualdad en la disputa por las vacantes. Todavia, es necesario resaltar que a pesar de no haber ocurrido la democratización del acceso esperado, otras cambios fueron visibles, como el surgimiento de una cultura escolar , en la cual los alumnos se esfuerzan para estudiar y se preparan más temprano para los exámenes selectivos, pasando a valorizar la educación básica, principalmente a del nivel medio, también como la evolución de las técnicas, el aumento en las discusiones y de los procesos selectivos. Pero, todavía hay una necesidad de acciones concretas para la integración entre las universidades y las escuelas públicas, las cuales necesitan urgentemente de apoyo para que puedan volver a ofrecer una enseñanza de calidad y al que a nuestro modo de entender, posibilitaría a un aumento de estudiantes de clase social menos favorecida en la enseñanza superior, garantizando ingreso de todas las clases sociales a las universidades públicas de buena calidad. A partir de la literatura consultada y de las informaciones analizadas concluimos que la enseñaza superior brasileña fue creada para atender los intereses de la pequeña elite del país y continúa privilegiando aquellos que ya son privilegiados. A pesar de los adelantos en sus políticas de acceso, que aún no fue posible democratizarla.
Keywords: Democratização
Flexibilização
Acesso
Educação Superior
Democratización, Flexibilización, Acceso, Enseñanza Superior
Ensino superior - Brasil
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: SOUZA, Joiciane Aparecida de. Políticas de acesso à educação superior : flexibilização e democratização do ingresso na universidade. 2007. 239 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14055
Issue Date: 26-Feb-2007
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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