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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Implementação dos programas de fortalecimento dos Conselhos escolares na Rede Pública de Ensino de Uberlândia - 2014/2015
Autor(es): Sousa, Enise Cristina Barbaresco de
Primeiro orientador: Silva, Sarita Medina da
Primeiro membro da banca: Nunes, Silma Carmo
Segundo membro da banca: Lima, Antonio Bosco de
Resumo: Este trabalho é parte de um processo de investigação empreendido junto ao Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) na Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão da Educação. O objetivo central é analisar as diretrizes e os programas de fortalecimento dos Conselhos Escolares no que se refere às metas propostas, bem como seus desdobramentos quanto a sua implementação na rede pública de ensino da cidade de Uberlândia-MG, enquanto mecanismos de democratização mediante a constituição e a efetivação a partir das categorias participação, gestão democrática e cidadania. A pesquisa parte de uma problematização dos programas educacionais de constituição e fortalecimento dos Conselhos Escolares que orientam a prática a ser vivenciada nas instituições de ensino e a viabilidade de condições para a efetivação de tais propostas. A abordagem metodológica recupera o processo de origem e implementação dos Conselhos Escolares para a redemocratização da gestão escolar e se apoia em diversas produções teóricas já feitas sobre este objeto. Inserimos no contexto de análise a implementação dos Conselhos Escolares em seis instituições de ensino da cidade de Uberlândia nos anos de 2014 e 2015, numa abordagem qualitativa, empregando o uso da pesquisa documental nos dispositivos nacional, estadual e local. O estudo revela que da maneira com o sistema educacional está organizado, nas condições que são oferecidas aos profissionais, na cultura vivenciada no Brasil, entre outros fatores, a atuação dos Conselhos Escolares não consegue, em possibilidades práticas, atender a todas as suas atribuições dentro do contexto normativo que os envolvem. A conclusão do trabalho, em termos de continuidade, evidencia que os Conselhos Escolares contribuem para a democratização da gestão e para o exercício da cidadania, mas não garantem efetivamente essa prática, pois dependem da postura assumida pela direção, de outros mecanismos de participação e do interesse de todos os segmentos envolvidos.
Abstract: This work is part of a process of investigation made with the Post-Graduation Education Program of UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA, in the research line of State, Politician and Education Management. The main purpose is analyze the guidelines and make the School Boards stronger, with good proposals , and study your implementation in public schools in the city of Uberlandia while democratization mechanisms through the creation and execution from the categories participation, democratic governance and citizenship. The research starts questioning educational problems of creation and fortification School Boards, this Counsel guide the practice and analyze the viability to effect these proposals. The methodological approach of this work traces back the process of elaboration and implementation of Counsel of School for the democratization of school management that supports in theoretical productions already made about the object. We analyze the implementation of Counsel of School in six schools of city Uberlandia in 2014 and 2015, we done a qualitative approach employing the use of documentary research, in the national, state and local sphere. The research shows the way of how the educational system is organized, the conditions of work that are offered to professionals in Brazil culture, among other factors, the acting of School Boards cannot accomplish all the responsibilities that the regulatory context predict. The conclusion of this work shows that School Boards contribute to the democratization management and for exercise citizenship, but there is no warranty of this practice, because everything depends of other mechanisms of participation and the interests of all involved sectors.
Palavras-chave: Conselho escolar
Gestão da escola pública
Democratização
Counsel of school
Public school management
Democratization
Escolas - Organização e administração
Conselhos de educação
Escolas públicas - Uberlandia (MG)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: SOUSA, Enise Cristina Barbaresco de. Implementação dos programas de fortalecimento dos Conselhos escolares na Rede Pública de Ensino de Uberlândia - 2014/2015. 2016. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.289
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.289
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14048
Data de defesa: 31-Mar-2016
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